VW confirma sucessor do Gol e versões GTS de Polo e Virtus

Dos 18 lançamentos adiantados pela fabricante até 2020, apenas um não deverá chegar no Brasil

Apresentação Volkswagen

Apresentação revela dois anos de lançamentos da Volks para a América do Sul (Ferd/Internet)

O presidente da Volkswagen para América do Sul e Brasil, Pablo di Si, já havia confirmado uma série de lançamentos para o mercado local até 2020 durante a prévia do novo Virtus.

Agora, uma apresentação para algum mercado latino-americano, divulgada pela página Ferd, revelou quais serão estas novidades.

sKETCH POLO

Volkswagen tem planos para um Polo GTS (Divulgação/Volkswagen)

A imagem foi divulgada na festa de fim de ano da Volkswagen Argentina. Chama atenção a sigla GTS ao lado de Polo e Virtus. Tanto o hatch como o sedã resgatariam a versão que fez sucesso com o Gol  há exatamente 30 anos.

polo gti

Polo GTS poderia ter design inspirado no GTI europeu (divulgação/Volkswagen)

Historicamente, os GTS estão imediatamente abaixo dos GTI. Se na Europa o Polo GTI tem motor 2.0 de 200 cv e câmbio DSG de dupla embreagem, é plausível um Polo GTS com motor 1.4 TSI flex de 150 cv (que é fabricado no Brasil) com o mesmo câmbio automático de seis marchas das versões 1.0 TSI.

O Virtus receberia o mesmo conjunto mecânico, juntamente com algumas melhorias no acabamento e nos equipamentos de série.

Projeção de como será a nova Saveiro cabine dupla (Reprodução/Quatro Rodas)

Modelos que aparecem ao lado na apresentação já são conhecidos. As novas versões do Fox já estão à venda no Brasil e Saveiro e T-Cross são, respectivamente, a picape e o SUV compacto derivados da plataforma MQB A0, a mesma de Polo e Virtus.

O SUV deve ser o último a estrear, no final do ano, depois do sedã

O SUV T-Cross será baseado na plataforma do Polo (Du Oliveira/Quatro Rodas)

Vale dizer que a sigla “NF” vem de Neue Familie, ou nova família em alemão. Ela indica nova geração dos modelos e volta a aparecer no novo Jetta, que será apresentado em meados de janeiro no Salão de Detroit, mas já teve imagens reveladas. Maior, ele será fabricado no México e deve chegar ao Brasil até o final de 2018.

Nova geração do Jetta será lançada em janeiro (Reprodução/Internet)

Dois modelos que chegam ao Brasil no início do ano são o Golf PA (reestilizado) e o Tiguan de nova geração. A imagem confirma que o Golf permanecerá com produção nacional, na fábrica de São José dos Pinhais (PR), mas o Tiguan virá do México pela primeira vez – hoje ele é importado da Alemanha.

Friso sob a grade agora se liga aos faróis de leds

O Golf reestilizado estreia no Brasil no início de 2018 (Divulgação/Volkswagen)

O Tiguan será vendido por aqui apenas com sete lugares e estreia a plataforma modular MQB e o motor 2.0 de 190 cv combinado ao câmbio automático de oito marchas. É o mesmo conjunto mecânico do novo Audi A4. Já o Golf terá alterações cosméticas no design e receberá equipamentos. Sua versão perua (Variant) será reestilizada e continuará vindo do México.

Tiguan que será vendido nas Américas tem entreeixos mais longo e sete lugares (Divulgação/Volkswagen)

A lista também revela o “CUV A0”, que seria o SUV compacto que será posicionado abaixo do T-Cross. Este projeto tem origem no Taigun, o SUV que nasceria da plataforma do Up!. O SUV compacto deve chegar ao mercado em 2020 com os conjuntos motor/câmbio com o recém-apresentado Polo: 1.0 MPI com câmbio manual de cinco marchas e 1.0 TSI com caixa automática de seis velocidades. A tração seria dianteira nos dois casos.

Volkswagen T-Roc

Volkswagen T-Roc não vem para o Brasil, mas versão menor está confirmada (Divulgação/Volkswagen)

Os Gol AQ e Voyage AQ não indicam mudanças no hatch e no sedã. A sigla indica apenas que os dois compactos receberão o câmbio automático AISIN AQ-250-6F, com seis marchas e função Tiptronic. É o mesmo câmbio automático dos demais Volkswagen, e que será opcional nas versões Comfortline. Contudo, manterá o velho motor 1.6 8V de 104 cv.

Mas a apresentação já sinaliza que a atual geração do Gol não irá muito longe. Seu sucessor é o chamado A00. A sigla indica que a base do novo compacto da Volkswagen será uma variante menor da plataforma MQB A0 do Polo.

O Gol dura mais dois anos do jeito que é hoje e ainda ganhará câmbio automático (Divulgação/Volkswagen)

Faz sentido: o Polo tem 4,05 m de comprimento quando o Gol tem 3,89 m. A nova geração do Gol poderá crescer sem encostar no Polo, mas ainda assim se valer de todos os avanços técnicos da já validada arquitetura MQB. Ao que tudo indica, o projeto A00 será o último dos lançamentos previstos nesta apresentação.

Volkswagen Atlas

Volkswagen Atlas, que não deverá chegar ao Brasil (Divulgação/Volkswagen)

Completam a lista o Passat reestilizado, o SUV grande Atlas, fabricado nos Estados Unidos e que não deverá ser vendido no Brasil, a Amarok (possivelmente a versão V6, que será lançada este mês) e o Tarek. Este último será um SUV médio de cinco lugares derivado do Skoda Karoq e será posicionado abaixo do Tiguan. Seu lançamento está previsto para 2019.

O Skoda Karoq serviria de base para o projeto de inédito SUV médio da VW (Skoda//VW confirma sucessor do Gol e versões GTS de Polo e Virtus/Divulgação)

Mas há faltas lamentáveis na lista. O belíssimo Arteon, sedã com trejeitos de cupê derivado do Passat, e a nova geração do Touareg (que será apresentada em março) não foram contemplados. Também é possível garantir que a Parati não terá uma nova geração. Não nos próximos dois anos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Diego Ferreira De Souza

    Parati??? Nesse mundo infestado (infelizmente) por SUV’s a peruas não tem vez. Eu amo stations…pena que estão quase extintas.