Revelado na Europa, novo VW Polo não irá aposentar o Fox

Hatch chega ao Brasil até o fim de 2017 e dará origem a outros três modelos

Sexta geração cresceu 7 cm no comprimento

Sexta geração cresceu 7 cm no comprimento (divulgação/Volkswagen)

O nome Polo não traz boas lembranças à Volkswagen no Brasil. Antes associado ao sedã importado da Argentina entre 1996 e 2002 com o sobrenome Classic, o carro renasceu em 2002 com a proposta de ser um compacto premium de nível mundial, muito antes deste segmento se popularizar por aqui.

Apesar de moderno e refinado, o Polo foi considerado caro demais para um veículo de porte semelhante ao Gol. Ganhou fãs fiéis pela qualidade de construção e dirigibilidade, mas nunca virou um sucesso de vendas, amargando o papel de coadjuvante de pouco brilho até sair de cena em 2014.

Preço inicial do Polo na Europa será de 12.975 euros

Preço inicial do Polo na Europa será de 12.975 euros (divulgação/Volkswagen)

A nova geração do Polo, finalmente apresentada em Berlim, deve começar a ser vendido no Brasil até o final do ano, e tem ambições maiores por aqui: ela vai servir de base para um novo sedã (o Virtus, cuja produção começa ainda em 2017), um SUV compacto (baseado no conceito T-Cross) e um quarto produto não revelado pela montadora – .possivelmente uma picape de porte intermediário para concorrer com a Fiat Toro.

Diversas tecnologias serão adotadas pela primeira vez na sexta geração do Polo, como assistência de estacionamento (park assist), piloto automático adaptativo, frenagem de emergência, alerta de pontos cegos e alerta de permanência em faixa, entre outros itens.

Até o painel digital dos Audi e VW mais sofisticados está na lista de equipamentos de série das versões mais caras – e ele também deve ser oferecido no Brasil. A tela da nova central multimídia tem oito polegadas, uma das maiores da categoria.

Painel de instrumentos digital e uma nova central multimídia nas versões mais completas

Painel de instrumentos digital e uma nova central multimídia nas versões mais completas (divulgação/Volkswagen)

Maior por todos os lados, o Polo tem 4,05 m de comprimento (7 cm maior do que a geração anterior) 1,75 m de largura (7 cm a mais), 1,44 m de altura e distância entre-eixos de 2,56 cm (9 cm maior). O design foi inspirado nos últimos lançamentos da marca, como o sedã Arteon, com a grade frontal emulando uma pequena extensão do capô.

Filete da grade na cor da carroceria cria efeito de extensão do capô

Filete da grade na cor da carroceria cria efeito de extensão do capô (divulgação/Volkswagen)

Carro laranja mostra os acessórios esportivos da linha R Line

Carro laranja mostra os acessórios esportivos da linha R Line (divulgação/Volkswagen)

Serão oferecidas três opções de motorização a gasolina no mercado europeu, todas com injeção direta de combustível e turbocompressor: 1.0 TSI (120 cv na Europa), 1.5 TSI (150 cv) e 2.0 TSI (200 cv), esta última disponível apenas na versão esportiva GTI – também apresentada no evento realizado na Alemanha.

No Brasil, é provável que o modelo seja oferecido em configurações mais simples, incluindo o motor 1.6 MSI (120 cv) e o 1.4 TSI (150 cv).

Até agora sabe-se apenas que o Polo será produzido na planta de São Bernardo do Campo, que foi amplamente modernizada e adaptada para receber a nova linha de montagem. Questionada por algumas publicações brasileiras, a VW Brasil limitou-se a dizer que o Polo terá várias tecnologias presentes no modelo europeu.

Novo Polo GTI traz um 2.0 TSI de 200 cavalos, com câmbio manual de 6 marchas ou DSG de 7

Novo Polo GTI traz um 2.0 TSI de 200 cavalos, com câmbio manual de 6 marchas ou DSG de 7 (divulgação/Volkswagen)

GTI deve acelerar de 0 a 100 km/h abaixo dos sete segundos

GTI deve acelerar de 0 a 100 km/h abaixo dos sete segundos (divulgação/Volkswagen)

A assessoria de imprensa também afirmou que nenhum modelo será descontinuado com a chegada do Polo ao país. Isso significa que a marca deve realizar um inevitável sobreposicionamento de faixa de preços de seus cinco hatches.

A distribuição pode ficar assim: o Gol atual se firma como carro de entrada da Volkswagen, abaixo do Up! (recém-reestilizado e mais bem equipado). Na faixa mais intermediária surge o Fox, até então o modelo mais cotado para ser aposentado devido à idade avançada do projeto lançado em 2003. Aí surge o novo Polo, que ficaria abaixo apenas do Golf.

Clássico estofamento xadrez e volante com a inscrição GTI

Clássico estofamento xadrez e volante com a inscrição GTI (divulgação/Volkswagen)

Considerando este cenário, a VW acredita que o Polo ocupará o segmento atualmente denominado de compactos premium. Nele estão tanto as versões mais caras de Hyundai HB20, Chevrolet Onix e Fiat Argo como Citroën C3 e Ford New Fiesta, modelos originalmente enquadrados neste grupo desde seus lançamentos – além do Honda Fit, um monovolume que também acaba concorrendo numa faixa de preço um pouco superior.

A marca não divulgou estimativas de preços, mas sugeriu que o Polo seguirá a faixa de valores praticada pelos rivais citados anteriormente – ou seja, podemos esperar algo em torno de R$ 50 mil a R$ 80 mil.

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  1. Jorge Franco

    Belo carro, na europa é um dos preferidos por consumidores que optam em trocar de marca, exprime segurança, potência e muita qualidade na sua construção.
    Compro com prazer.

  2. Carlos Henrique

    Olho para os carros da VW e náo enxergo diferenças: se olho o carro de frente vejo que Gol, Polo, Golf, Passat, Jetta e Voyage sáo o mesmo carro. Olhando por trás Gol, Polo e Golf são o mesmo carro, já Jetta, Passat e Voyage também são iguais entre si. Ou seja, por fora tanto faz comprar o mais caro ou mãos barato o carro será o mesmo. Cadê a criatividade da VW, vamos acabar com esse negócio de identidade visual de uma montadora, pois acaba com o diferencial entre os modelos.

  3. Antonio Fernandes

    Meu Deus, esse povo brazuka é mais idiota do que eu pensava, chamam um carro como Polo de Golzão, como se o hatch brasileiro servisse de inspiração para a VW criar seus carros e não o contrário. Volta Lula e dá a esse povo o que ele merece, eles se orgulham da imbecilidade deles.

  4. Ricardo Soares

    Briga boa com o novo fiesta lá na Europa. Eu achei o fiesta mais bonito, porém prefereria a tela embutida do polo.

  5. joznildo cipriano

    Se for verdade tudo isso mostrado na matéria, o gol manterá o mesmo desenho? pelo menos o fox por enquanto se manterá em linha é um carro muito bom.

  6. joznildo cipriano

    O gol ficará abaixo do up?

  7. Bruno Macedo

    o site tá uma mer**** limitando o acesso do usuario lamentavel…..

  8. Igor Pricandi

    Pessoalmente não creio que ele fica entre 50 e 80k. Será sem dúvida mais caro. E se adotar o mesmo sistema para opcionais usado nos demais vw, ficará mais caro ainda. Vide Golf GTI, que completão chega a absurdos 180k. Mais caro do que paguei no passat.

  9. A VW tem versões do UP! que passam de 50.000, como é que um carro desse, que teoricamente ocupará espaço entre o Fox e o Golf vai partir de 50.000? Esse Polo ai vai custar 65.000 no mínimo, que é o mesmo preço do Fox Highline.