Volkswagen Virtus: sedã do Novo Polo chega em janeiro

Mais espaçoso, modelo tem entre-eixos 8,6 cm maior que o hatch e porta-malas enorme

Volkswagen Virtus Highline 200 TSI Virtus é idêntico ao Polo até o fim das portas dianteiras

Virtus é idêntico ao Polo até o fim das portas dianteiras (Divulgação/Volkswagen)

A Volkswagen está revelando oficialmente o Virtus, a versão sedã do novo Polo. Nem adianta fixar os olhos na foto de dianteira, pois você não encontrará mudanças. Desça mais um pouco e veja a parte de trás, esta sim inédita.

Volkswagen Virtus Highline 200 TSI Spoiler está integrado ao desenho da traseira

Spoiler está integrado ao desenho da traseira (Divulgação/Volkswagen)

Reparou? Não dá para comparar esta traseira com a de nenhum outro sedã da Volkswagen. O mais próximo é o Jetta, que também tem a placa instalada na tampa.

Mas o Virtus tem lanternas que avançam mais sobre as laterais e dão continuidade aos fortes vincos que começam nos para-lamas dianteiros. O para-choque também é mais elaborado, com barra cromada que o atravessa de ponta a ponta. Só ficaram faltando os refletores.

Volkswagen Virtus Highline 200 TSI O Virtus é 42,5 centímetros mais comprido do que o Polo

O Virtus é 42,5 centímetros mais comprido do que o Polo (Divulgação/Volkswagen)

O Polo tem 2,56 m de entre-eixos. O Virtus tem 2,65 m, ou 8,6 cm a mais. Por isso as portas traseiras são maiores e têm uma divisão no vidro lateral, além da janela espia ascendente que ajuda a deixar o caimento do teto proporcional.

No fim, o terceiro volume deixou o Volkswagen Virtus 42,5 cm mais longo que o Polo. São 4,48 m de comprimento, fáceis de justificar: o porta-malas tem capacidade de 521 litros.

Volkswagen Virtus Highline 200 TSI Pode medir: está é a lanterna traseira mais estreita dos sedãs da VW

Pode medir: está é a lanterna traseira mais estreita dos sedãs da VW (Divulgação/Volkswagen)

No Voyage são 480 l, no Jetta 470 l e no Passat, 506 l. Supera ainda o Renault Logan (510 l) e empata com o Fiat Grand Siena (520 l), mas não alcança o Chevrolet Cobalt (563 l).

A altura do Virtus é de 1,46 m, 4 mm a mais do que a do Polo, e a largura é a mesma: 1,75 m. Em outras palavras, tem o mesmo entre-eixos do Jetta, mas é 2,7 cm mais estreito e 1 cm mais baixo. Tem explicação: a nova geração do Jetta será apresentada em janeiro no Salão de Detroit e chega no ano que vem.  Os sedãs médios mais recentes têm entre-eixos na casa dos 2,70 m.

Volkswagen Virtus Highline 200 TSI Mesmo com a frente do Polo, o Virtus parece harmônico

Mesmo com a frente do Polo, o Virtus parece harmônico (Divulgação/Volkswagen)

Observando melhor o Virtus de frente, a impressão que passa é que a parte preta do para-choque frontal e os fortes vincos que definem a linha de cintura fazem mais sentido no sedã do que no hatch. Discorda?

De resto, o Virtus é a reprise de uma grande novidade. O interior é exatamente igual ao do Polo, com os mesmos equipamentos, inclusive. A versão das fotos é a topo de linha Highline, que também terá o quadro de instrumentos digital Active Info Display, com tela de 10,25 polegadas e a central multimídia Discover Media de 8 pol como opcionais.

Volkswagen Virtus Highline 200 TSI No interior muda apenas a padronagem do acabamento dos bancos

No interior muda apenas a padronagem do acabamento dos bancos (Divulgação/Volkswagen)

Luzes diurnas de leds, ar-condicionado automático de uma zona e acesso, partida sem chave, detector de fadiga e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros são outros dos equipamentos que também estarão disponíveis no Virtus.

Mas o sedã não terá o motor 1.0 aspirado de 84 cv. Começará pelo 1.6 MSI de 120 cv e 16,8 mkgf combinado ao câmbio manual de cinco marchas. Mas deve seguir o Polo à risca e segunda opção será o motor 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 mkgf de torque, sempre combinado ao câmbio automático de seis marchas.

Volkswagen Virtus Highline 200 TSI O quadro de instrumentos digital será oferecido como opcional

O quadro de instrumentos digital será oferecido como opcional (Divulgação/Volkswagen)

O problema de ter versões iguais às do Polo é que a versão de entrada não terá ajuste elétrico dos retrovisores, faróis de neblina ou ajuste de altura para o volante. Volks, ainda há tempo de evitar essa mancada no Virtus…

Mas a empresa já adiantou que controles de estabilidade e tração serão equipamentos de série apenas para a versão TSI. No 1.6, serão oferecidos entre os itens opcionais.

Volkswagen Virtus Highline 200 TSI

Volkswagen Virtus Highline 200 TSI Rodas aro 17 serão vendidas em pacotes opcionais

Rodas aro 17 serão vendidas em pacotes opcionais (Divulgação/Volkswagen)

Com o Polo 1.6 partindo dos R$ 54.990, é de se esperar que o Virtus tenha preço inicial na casa dos R$ 58 mil, chegando perto dos R$ 75 na versão mais completa – que poderá passar dos 80 mil com todos os opcionais. O lançamento está previsto para janeiro.

Investimento no país

Em visita ao Brasil, o CEO da Volkswagen, Hebert Diess, confirmou o investimento de R$ 7 bilhões no país. O recurso será destinado ao lançamento de 20 novos modelos até 2020, dos quais 13 serão produzidos no Brasil.

O primeiro lançamento da marca foi o Novo Polo. O próximo será o sedã Virtus. Os demais são uma picape e o SUV compacto T-Cross, também derivados da plataforma MQB A0. Outro nacional será o Golf reestilizado, cujo lançamento está programado para o primeiro trimestre de 2018.

O SUV deve ser o último a estrear, no final do ano, depois do sedã O SUV T-Cross será baseado na plataforma do Polo e do Virtus

O SUV T-Cross será baseado na plataforma do Polo e do Virtus (Du Oliveira/Quatro Rodas)

Dos importados, já é possível adiantar os mexicanos Tiguan e Jetta de nova geração, a Amarok V6 e o Tharu, um SUV que preencherá a lacuna entre o T-Cross e o Tiguan. Ele será fabricado na Argentina sob um investimento de US$ 650 milhões e será vendido em toda a América do Sul.

Comentários
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  1. Ricardo Diniz

    Troco meu Etios XLS por esse aí fácil fácil…

  2. Jefferson Barra

    Ficou show

  3. joznildo cipriano

    Tem tudo pra dar certo.

  4. Jorge Franco

    Quem já teve Polo e foram poucos no Brasil, comparados a outros VW, reconhece a identidade e vê á evolução desse ótimo carro, mas outros novos consumidores talvez não gostem do acabamento interno com uma configuração menos luxuosa, é uma pena, isso não compensa, poís passamos mais tempo dentro do carro.

  5. Zigfrietz Tazogh

    Comparativo:

    Consumo com gasolina comum, segundo a metodologia da revista Quatro Rodas:
    Polo 1.0 TSI – 12,1 km/l na cidade e 16,0 km/l na estrada.
    Polo 1.6 MSI – 12,8 km/l na cidade e 17,2 km/l na estrada.
    Argo Drive 1.3 GSR – 14,7 km/l na cidade e 16,5 km/l na estrada.
    Argo Drive 1.3 manual – 14,5 km/l na cidade e 16,8 km/l na estrada.

  6. José Humberto Martins Borges

    Parabéns ao time de desenho do Brasil que emplacou os desenhos do Gol e Voyage em modelos da VW no mundo.

  7. Priscila Maria Pereira

    Deveria ser mais bonito. Achei muito simples de aparência.

  8. Misael Traversim

    VOU ANTECIPAR O COMERCIAL DO VIRTUS: CHEGOU O NOVO VIRTUS, MAS PODE CHAMAR DE “JETTINHA”!!

  9. Mauricio Comar

    O manual do Jetta, assim como a reportagem veiculada no site da quatro rodas em 16/12/15 afirmam que o porta malas do Jetta tem 510 litros, mas a reportagem acima indica que são 470 litros.
    Qual reportagem está errada?

  10. Antonio Ribeiro

    Ai está um verdadeiro veículo pra motorista UBER, sedan Virtus com esse gancho no painel que a VW dá nome de suporte pra celular.