Clique e assine por apenas 6,90/mês

Segredo: VW Taigun, SUV derivado do Up!, será lançado em 2020

Utilitário compacto será derivado do menor hatch da linha. Volta a cena como T-Track e com design seguindo a nova identidade visual da marca

Por Paulo Campo Grande - 11 out 2017, 15h55
Nascido como Taigun, o utilitário esportivo T-Track terá só tração 4×2 Du Oliveira/Quatro Rodas

O Volkswagen Taigun fez sua pré-estreia mundial no Salão do Automóvel de São Paulo de 2012. Derivado do Up!, o SUV compacto estava previsto para chegar ao mercado em 2016. Até preço ele já tinha: se na Europa ele custaria 16 mil euros, no Brasil o carro seria posicionado abaixo do Ford EcoSport.

A marca repaginou o utilitário esportivo no Salão de Nova Déli de 2014, acrescentando o suporte externo de estepe na tampa traseira.

Dois anos depois, porém, surgiu a notícia de que a VW havia desistido do projeto. A justificativa seria uma possível fragilidade da plataforma NSF (New Small Family), empregada no subcompacto Up!. Outro motivo seria o tamanho, já que os alemães teriam considerado o SUV pequeno demais.

Design foi atualizado seguindo as últimas tendências de estilo do Taigun Du Oliveira/Quatro Rodas

Logo apareceu outra versão para a morte do Taigun: a reprovação da plataforma não seria por problemas de qualidade, mas de custos.

Continua após a publicidade

Sua produção também teria sido barrada pela necessidade de fabricar uma grande quantidade de peças próprias em relação ao Up!. Isso encareceria demais o projeto, algo que não ocorreu com os novos T-Cross (derivado do Polo) e do T-Roc (derivado do Golf).

Projeto original de 2012 tinha janelas traseiras basculantes – como no Up! europeu Volkswagen/Divulgação

O tempo passou mais um pouco e agora, ao que tudo indica, a VW conseguiu viabilizar o projeto do Taigun. O SUV compacto deve chegar ao mercado em 2020 compartilhando a plataforma com o Up! e os conjuntos motor/câmbio com o recém-apresentado Polo: 1.0 MPI com câmbio manual de cinco marchas e 1.0 TSI com caixa automática de seis velocidades. A tração seria dianteira nos dois casos.

Versão exibida em 2014 ganhou um suporte de estepe na tampa do porta-malas Volkswagen/Divulgação

A principal novidade, entretanto, estará no nome. Em vez de Taigun, a nova identificação deverá ser T-Track, de acordo com a publicação alemã Auto Bild.

Detalhes do T-Track:

Porte:

Continua após a publicidade

Terá cerca de quatro metros de comprimento, 1,70 metro de largura e 1,80 metro de altura.

Design:

Projeções se baseiam no estilo dos lançamentos recentes da VW.

Motorização:

Continua após a publicidade

Vai compartilhar motores 1.0 (MPI e TSI) e câmbios (manual e automático) com o Polo.

 

Publicidade