Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Os Eleitos

Os Eleitos: proprietários elegem os melhores carros do Brasil em 2020

Pesquisa Os Eleitos 2020 revela como os consumidores avaliam as qualidades e os defeitos dos próprios carros

por Paulo Campo Grande Atualizado em 18 dez 2020, 19h05 - Publicado em 18 dez 2020 16h01

20 anos de Os Eleitos

O motorista pode escolher um carro por diferentes motivos: design, desempenho, segurança, preço. Mas é no dia a dia que ele vê se ficou satisfeito com a aquisição. É somente depois de usar o carro que o proprietário percebe características do veículo que nenhum vendedor, amigo entusiasta ou jornalista especializado pode antecipar, até porque cada motorista tem gostos, necessidades e níveis de exigência próprios. 

Foi pensando nisso que QUATRO RODAS criou o prêmio Os Eleitos, que aponta os melhores (e os piores) carros do mercado na opinião dos donos. 

Para isso, convidamos os motoristas a nos contar como eles avaliam seus carros sob diferentes aspectos relacionados ao desempenho, consumo, conforto, segurança, manutenção, custos e confiança na marca. 

A pesquisa é feita pela internet e, para garantir a lisura dos resultados, todo entrevistado deve informar o número do CPF e o código Renavam de seu automóvel. Todos os dados são checados e as respostas são analisadas pela Pesquisa e Inteligência de Mercado da Abril Mídia. 

COMO SE MEDE A SATISFAÇÃO DO DONO

Uma das razões que fazem Os Eleitos ser uma pesquisa diferente é seu critério de pontuação. Ele foi elaborado de modo que se possa comparar modelos de segmentos distintos, analisando sempre o que o proprietário esperava e o que ele obteve depois da compra. Com esse sistema, é possível analisar em igualdade de condições um veículo de segmento inferior contra um superior. Afinal, se um Civic entrega mais que um Ka Sedan, o dono do Honda vai esperar muito mais do seu carro.

Saiba como funciona o critério:
Índice acima de 100: o carro superou as expectativas
Índice em 100: satisfação corresponde exatamente à expectativa que o dono tinha antes da compra
Índice entre 100 e 80: expectativa foi razoavelmente atendida
Índice abaixo de 80: o proprietário está insatisfeito

Esta é a 20a edição do prêmio, que existe desde 2001. Este ano, selecionamos os 50 veículos mais vendidos do Brasil, incluindo automóveis e comerciais leves, para submeter ao crivo dos proprietários, os quais compareceram em peso. Ao todo, tivemos 3.246 entrevistas válidas, contendo respostas de motoristas de diferentes idades, gêneros e regiões do país.

Da amostra inicial de veículos, nem todos obtiveram o número mínimo de respostas considerado necessário pela pesquisa. Assim, reunimos aqui 35 finalistas, apresentados por segmento, por marca e também em um ranking geral do mercado. 

Além de avaliarem os modelos, os entrevistados também responderam perguntas sobre a assistência técnica das fábricas, o que resultou em um ranking de qualidade dos serviços prestados pelas redes autorizadas. Afinal, o atendimento de pós-venda também faz parte da experiência da posse do veículo. Acompanhe a seguir os resultados.

Continua após a publicidade

VW Up! e Polo são os hatches com os donos mais satisfeitos do Brasil

-
Divulgação/Volkswagen

Fora da eleição de 2019 porque não entrou na lista dos mais vendidos, um dos critérios para participar da pesquisa, o Up! retornou à lista como o campeão entre os hatches compactos. Além do desempenho, seus proprietários também elogiaram o espaço interno e o porta-malas. Mas criticaram os preços. 

Polo MSI automático custa quase o mesmo de um Gol
Polo MSI automático custa quase o mesmo de um Gol Divulgação/Volkswagen

Entre os hatches premium, quem levou foi o Volkswagen Polo, campeão de 2018 e terceiro colocado em 2019. O Polo volta a vencer e essa oscilação espelha como os donos se relacionam com ele: adorando alguns aspectos e detestando outros, como o acabamento interno e o nível de ruído.

CLIQUE PARA CONTINUAR LENDO E CONFERIR O RANKING DA CATEGORIA

Continua após a publicidade

Virtus e Civic brilham entre os sedãs

Volkswagen Virtus
Volkswagen Virtus Christian Castanho/Quatro Rodas

Além de mais bem avaliado no conjunto, o Volkswagen Virtus ficou com as médias mais altas dos sedãs compactos em tamanho do porta-malas (107,7), quantidade de concessionárias (106,3) – que são 540 em todo o país – e acesso aos comandos (105,3). O VW conseguiu notas iguais ou acima de 100 em dez dos 23 itens avaliados pela pesquisa. Mas as pesadas críticas dos proprietários não permitiam uma média acima dos 100 pontos. 

Até a versão de entrada LX ganhou equipamentos
Até a versão de entrada LX ganhou equipamentos Divulgação/Honda

O Honda Civic chegou mais perto da nota 100. Destronado do primeiro lugar no ranking geral, onde esteve no ano passado e em mais quatro outras edições de Os Eleitos, o Civic conquistou o tetracampeonato este ano no segmento dos sedãs médios. Seus pontos negativos, de acordo com os proprietários, estão nos itens relacionados ao bolso do proprietário: preço de compra (81,7), custos de peças (88,7) e valor de seguro (92,9).

CLIQUE PARA CONTINUAR LENDO E CONFERIR O RANKING DE TODA A CATEGORIA

Continua após a publicidade

Citroën C4 Cactus é campeão entre os SUVs compactos

,As versões 1.6 aspirada e turbo são quase iguais no visual
,As versões 1.6 aspirada e turbo são quase iguais no visual Christian Castanho/Quatro Rodas

O C4 Cactus teve notas altas em porta-malas (108,7), arranque (106,8) e espaço interno (105,7), que fizeram dele o campeão da categoria. O que mais surpreendeu, porém, foi sua pontuação em preço de compra (98,2), a melhor de toda a pesquisa.

Seus proprietários estão tão satisfeitos que a maioria considera seu preço justo (100 indica que o quesito está dentro das expectativas). Nem mesmo o custo de peças do Citroën foi considerado abusivo, uma vez que recebeu nota (92,8). A pior média que ele recebeu se deve ao tamanho da rede (88,6), com 110 concessionárias.

CLIQUE PARA CONTINUAR LENDO E CONFERIR O RANKING DA CATEGORIA

Continua após a publicidade

Ford Ranger lidera a satisfação entre as picapes médias

Gostou da grade? É inspirada na F-150 vendida nos Estados Unidos
Gostou da grade? É inspirada na F-150 vendida nos Estados Unidos Fernando Pires/Quatro Rodas

Das cinco picapes que ficaram entre os modelos mais vendidos, apenas duas alcançaram o número de respostas mínimo, com relevância estatística para a pesquisa. Isso não quer dizer que o enfrentamento foi apenas entre as duas, Ranger e Toro.

A Ranger pontuou 110,9, no espaço da caçamba; 107,1, no acesso aos comandos; e 105,0, no design. Enquanto suas menores notas foram em preço de compra (87,9) e custo de peças (91,6).

CLIQUE PARA CONTINUAR LENDO

Continua após a publicidade

Ford Ranger tem os proprietários mais satisfeitos do ano!

-
Fernando Pires/Quatro Rodas

Em 20 anos de Os Eleitos, esta é a primeira vez que uma picape se consagra com a maior pontuação. Com média final de 100,5, a Ranger ficou à frente do SUV Citroën C4 Cactus, segundo colocado com nota 100,1, e do sedã médio Honda Civic, em terceiro com nota 99,9, que foi o campeão de 2019.

Não é de hoje que a Ranger vinha ensaiando a melhor campanha. Ano passado, ela terminou em quarto lugar, ficando à frente de sua rival histórica, a Chevrolet S10, que na ocasião chegou em oitavo no ranking geral, e agora ficou de fora por não ter atingido o número mínimo de respostas requerido pela pesquisa.

CLIQUE PARA CONTINUAR LENDO

Continua após a publicidade

Toyota tem o melhor serviço de pós-venda, de acordo com os proprietários

-
Indio San/Quatro Rodas

Mesmo sem satisfazer plenamente as expectativas de seus clientes, a Toyota foi a que mais se aproximou desse objetivo. Ela conseguiu as melhores notas do grupo em cinco dos oito aspectos analisados pela pesquisa. E mesmo nos três restantes, em que não foi a melhor, ela ficou acima da média do mercado.

Ela venceu em pontualidade (99,6), prazo de realização do serviço (98,9), qualidade de atendimento (97,2), transparência no relacionamento (95,6) e qualidade dos trabalhos executados (95,0).

CLIQUE PARA CONTINUAR LENDO E CONFERIR O RANKING COMPLETO 

Continua após a publicidade

Os grandes campeões de Os Eleitos

Ranking dos campeões

  • Honda Civic – 5
  • Honda Fit – 4
  • VW Golf – 2
  • Chevrolet Cruze Sport61
  • Fiat 500 – 1
  • Ford Fiesta – 1
  • Ford Ranger – 1
  • Hyundai i30 – 1
  • Renault Scénic – 1
  • Renault Clio Sedan – 1
  • Renault Clio hatch – 1
  • Toyota Corolla – 1
  • Toyota Etios Sedan – 1
  • VW Virtus – 1

Retrospectiva histórica

2001: Renault Scénic

2002: Renault Clio Sedan

2003: Renault Clio Hatch

2004: Honda Fit

2005: Honda Fit

2006: Honda Fit

2007: Honda Fit

2008: Honda Civic

2009: Toyota Corolla

2010: Honda Civic

2011: Hyundai i30

2012: Fiat 500

2013: Chevrolet Cruze Sport6 e Honda Civic

Continua após a publicidade

2014: Ford Fiesta e VW Golf

2015: Toyota Etios Sedan

2016: VW Golf

2017: Honda Civic

2018: VW Virtus

2019: Honda Civic

Campeonato de marcas

Honda – 9 títulos

Renault –3 títulos

VW3 títulos

Ford2 títulos

Toyota –2 títulos

Chevrolet –1 título

Fiat1 título

Hyundai – 1 título

Continua após a publicidade