FCA confirma mini Jeep Renegade e dois SUV da Fiat para o Brasil
Fabricante também prepara um inédito utilitário de sete lugares baseado no Compass e um superesportivo híbrido
Não teve ponte de feriado para os executivos da FCA nesta sexta (01), dia em que a gigante ítalo-americana apresentou os planos até 2022 para seus acionistas.
Prestes a se aposentar, o CEO Sergio Marchionne confirmou uma série de lançamentos para as diferentes divisões da marca, e boa parte deles está prevista para chegar ao Brasil.
Entre as novidades está um novo SUV compacto, que se posicionará abaixo do Jeep Renegade e será vendido tanto com o logotipo da marca americana quanto da Fiat.
A divisão italiana, aliás, também terá um inédito utilitário esportivo médio.
Os SUVs, aliás, serão a espinha dorsal do crescimento da FCA no mundo. Só na América Latina a empresa espera subir suas vendas das atuais 800 mil unidades para 1,3 milhão.
Conheça a seguir os planos da montadora para suas principais marcas a seguir:
Jeep
A divisão que mais vende (e lucra) da FCA terá um crescimento notório nos próximos cinco anos.
As novidades começam com as versões reestilizadas do Renegade e Compass, previstas para chegarem ao Brasil no segundo semestre deste ano e em 2019, respectivamente.
A dupla receberá a companhia de um SUV compacto, na faixa dos 4 metros de comprimento, para ser posicionado abaixo do Renegade (que tem 4,23 m).
Esse modelo disputaria mercado com o sucessor dos Volkswagen CrossFox, Chevrolet Onix Activ e Hyundai HB20X, além de brigar com as versões iniciais do Honda WR-V.
O SUV compacto também terá uma versão híbrida, assim como a nova geração do Renegade.
A eletrificação, aliás, será a aposta da FCA para reduzir gradativamente a oferta de versões diesel em seus modelos.
A Jeep também lançará um novo utilitário esportivo de sete lugares no Brasil.
Há poucos detalhes sobre o modelo, mas é provável que ele use como base o Compass e adote uma terceira fileira compacta, como foi feito com o novo Volkswagen Tiguan.
Fiat
Pela primeira vez no Brasil a fabricante terá um SUV “puro-sangue”. E, neste primeiro momento, dois modelos já estão confirmados para esse segmento.
O menor deles compartilhará plataforma e outros elementos com o mini-Renegade.
Apesar disso, é possível que ele conviva nos mesmos mercados com o Jeep compacto, posicionando-se em uma faixa de preço inferior para disputar mercado com o futuro utilitário derivado do Renault Kwid.
Na outra ponta da tabela ficará um SUV médio, do porte do Compass.
É possível que ele use como base a Toro, mas a maior propabilidade é que o novo Fiat tenha visual e identidade próprios.
Apesar da empresa já ter confirmado as novas gerações do Uno, Argo e Cronos, o único produto nacional mencionado na apresentação da FCA é a nova Strada.
A picape compacta finalmente ganhará uma nova arquitetura e chegará ao mercado nos próximos três anos.
Fora do Brasil a novidade é a manutenção do 500. Apesar do volume pequeno, o modelo será mantido para ser base do novo carro elétrico da Fiat.
RAM
A divisão de picapes voltará a fabricar uma picape média no Brasil.
A sucessora espiritual da Dodge Dakota será fabricada em Goiana (PE) e ficará posicionada, tanto em preço quanto em porte, entre a Toro e a 1500.
A atual picape de entrada da marca, inclusive, pode chegar ao Brasil para disputar clientes das versões topo de linha de Hilux e Amarok, além da futura Mercedes Classe X.
A 1500 também ganhará uma versão esportiva, chamada de TRX.
Esta última, porém, não deve chegar ao mercado brasileiro.
Em outros mercados a van Promaster (derivada do Fiat Doblò europeu) ganhará nova geração.
Dodge, Chrysler e Lancia
A ausência de modelos previstos para o trio indica que as marcas devem deixar de existir nos próximos anos.
Chrysler e Lancia já respiram por aparelhos há alguns anos – somadas, as duas marcas produzem somente três carros: 300, Pacifica e Ypsilon
A Dodge tem um pouco mais de fôlego, sobretudo após o lançamento das versões esportivas do Charger e Challenger.
Mas os dois modelos têm como base uma antiga plataforma da Mercedes, e podem não ganhar novas gerações.
Alfa Romeo
As duas marcas de modelos esportivos da FCA (lembrando que a Ferrari foi desmembrada do grupo em 2016) preparam lançamentos importantes para o próximo quinquênio.
A Alfa desenvolve um inédito cupê de quatro lugares com potência total combinada acima dos 600 cv.
Caberá ao esportivo marcar o retorno do tradicional nome GTV, usado no século passado para batizar esportivos pequenos da marca.
O icônico 8C também terá um sucessor. O próximo superesportivo da Alfa Romeo terá carroceria em CFRP e motor central biturbo auxiliado por outro, elétrico, no eixo dianteiro.
Com a potência combinada estimada para mais de 700 cv, o modelo cumprirá o 0 a 100 km/h em menos de três segundos.
Uma surpresa manutenção do Giulietta, hatch médio que ainda usa uma plataforma derivada do antigo Fiat Bravo e será reestilizado.
O domínio dos utilitários também se faz presente na marca, que terá dois novos SUVs: um acima e outro abaixo do Stelvio – que também será remodelado.
Maserati
Levante, Ghibli e Quattroporte terão novas gerações e reestilizações.
Mas a maior estrela será a versão de produção do Alfieri, cupê grande que substituirá o Gran Turismo e GranCabrio.
O superesportivo de duas portas terá uma versão elétrica capaz de superar os 300 km/h e fazer, segundo a FCA, o 0 a 100 km/h em menos de dois segundos.
Se confirmado, esse índice posicionará o Maserati Alfieri EV como um dos carros mais rápidos do mundo.
E, sem surpresas, a marca também terá mais um SUV, menor e mais barato que o Levante.
- Leia também – Novo SUV da Fiat, Progetto 363 terá motor 1.0 turbo mais potente do Brasil.