Fiat voltará a fabricar o Uno Turbo
Segundo o site Autos Segredos, o retorno da versão sobrealimentada ocorrerá na troca de geração do hatch
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/02/imagem-e1517935990554.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Fãs dos modelos clássicos da Fiat ganharam uma boa notícia nesta terça (06). Segundo o site Autos Segredos, o Fiat Uno voltará a ter uma versão turbo no catálogo.
O motor que alimentará o esportivo modelo será a versão sobrealimentada do 1.0 três-cilindros da família Firefly. O conjunto irá estrear na terceira geração do hatch, que terá a mesma arquitetura usada no Argo. Seu lançamento está previsto para 2020.
![Motor 1.0 Firefly rende 77 cv e 10,9 mkgf](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/05/qr-695-car-mobi-gsr-6321.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Além do turbo, o motor terá um novo cabeçote com quatro válvulas por cilindro com variação de fase e injeção direta. Atualmente o 1.0 tricilíndrico da FCA é o único do mercado a ter somente seis válvulas.
O foco da marca não será tanto no desempenho, e sim, na eficiência energética. A expectativa, no entanto, é que o conjunto, dependendo do modelo em que for aplicado, possa superar os 120 cv com etanol – tal qual ocorre com o Polo e Golf 1.0 TSI.
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/07/imagem-4.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
De acordo com o jornalista Marlos Ney Vidal, o novo Uno será o primeiro da próxima onda de lançamentos que a Fiat promoverá nos próximos anos. Logo após o hatch virão as novas gerações da Strada, Fiorino, Argo, Cronos e Mobi.
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/01/imagem-1-e1516211261896.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A picape outrora derivada do Palio ainda passará por uma reestilização. A segunda geração da Strada só irá substituir o modelo atual (cuja base data de 1996) em 2021. Suas especificações técnicas ainda são um mistério, mas é certa a adoção dos motores Firefly.
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/02/imagem-84.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Em seguida virá outro utilitário, a Fiorino. O furgão chega em 2023 e deve manter o compartilhamento de peças com o Uno, que a esta altura já estará em sua nova geração.
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/12/n-fiat-argo.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O novo Argo – ou seu sucessor, já que não é certa a manutenção do nome – chega em 2023. Antes disso, porém, o hatch passará a usar os motores Firefly Turbo, que irão equipar o modelo em sua primeira reestilização, estimada para 2020.
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/11/fiat_mobi_drive_11.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O pacote de atualizações atual se encerra em 2024, com as novas gerações de Cronos e Mobi. O sedã que sequer foi lançado no Brasil acompanhará as mudanças visuais e mecânicas do Argo. Já o subcompacto, que será reestilizado em 2020, também poderá mudar de nome.
Os mesmos fãs da Fiat devem ter notado a ausência da Doblò, Weekend e Grand Siena desse pacote de novidades. Sem sucessor no horizonte, tanto o monovolume quanto a perua não terão continuidade e vão sair de linha. Já o sedã compacto ainda pode ganhar uma sobrevida até 2020 caso continue bem nas vendas.