A Volkswagen já definiu uma data para fazer a revelação mundial – e completa, já que alguns teasers já dão uma boa ideia de como o modelo será – do Nivus.
O SUV cupê derivado do Polo será devidamente apresentado ao público brasileiro no fim da manhã da próxima quinta-feira (28).
Entretanto, a produção em série do modelo, criado no Brasil usando a plataforma modular MQB A0 e boa parte da estrutura do hatchback, só começará em junho.
QUATRO RODAS apurou que a fábrica de São Bernardo do Campo (SP), onde o Nivus será produzido, será reaberta no dia 1º do próximo mês.
É a data mínima estabelecida pelo governo estadual de São Paulo para o reinício das atividades não essenciais no estado.
O reinício será em apenas um turno. Uma semana depois, no dia 8, a linha volta a operar em dois turnos, dando enfim início ao fabrico do SUV cupê em ritmo mais acelerado para abastecer a venda em série.
Assim, o modelo deve efetivamente começar a ser comercializado na segunda quinzena de junho ou no decorrer do mês de julho. Em meio à pandemia do novo coronavírus, a marca apostará em vendas digitais e concessionárias higienizadas para emplacá-lo.
Conforme nossa reportagem vem noticiando desde meados do ano passado, quando descobriu em primeira mão o desenvolvimento do projeto, o Nivus terá carroceria estilo cupê, com balanços dianteiro e traseiro exclusivos.
No entanto, preservará cabine, portas laterais, colunas A e B, teto, para-brisa, caixas de roda e os 2,56 m de entre-eixos do Polo. Capô e para-lamas herdarão alguns dos recortes já vistos no hatchback, mas com formatos próprios.
Também conforme noticiamos com exclusividade, o Nivus será vendido no Brasil inicialmente em duas versões, Comfortline e Highline, com uma futura opção voltada ao público PcD.
Todas as suas variantes serão equipadas com motor 1.0 três-cilindros turbo flex de injeção direta com 128 cv e 20,4 kgfm, além de câmbio automático de seis marchas. Os preços ficarão entre R$ 70.000 e R$ 100.000.
Segundo já divulgado pela VW, o Nivus medirá 4,27 m de comprimento e 1,49 m de altura, contra 4,06 m e 1,47 m do Polo e 4,20 m e 1,57 m do T-Cross, respectivamente. Ou seja: será mais baixo, mas mais comprido que o SUV.
Isso acontece por conta do balanço traseiro bem estendido, em 85,6 cm, ante 73,1 cm do T-Cross. Como consequência, seu porta-malas é de 415 l, 32 l a mais que o oferecido pelo utilitário esportivo convencional.
Já em relação ao Polo, o Nivus ganha 2,75 cm em vão livre do solo, sendo 1 cm extra proporcionado pelas suspensões mais elevadas e outro 1,75 cm por conta dos pneus com o mesmo diâmetro do T-Cross.
Sua largura ainda não foi revelada, mas o uso de molduras nas laterais deve deixá-lo ligeiramente mais largo do que o 1,75 m do Polo, aproximando-se do 1,76 m do T-Cross.
Na lista de equipamentos estarão itens inéditos na gama de nacionais da Volkswagen, como ACC com frenagem autônoma emergencial e alerta de permanência em faixa, faróis full-led e central multimídia de 10,1 polegadas com tela capacitiva, loja de aplicativos e internet.
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