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Ford Ranger Super Duty é a picape média que exigirá carta da categoria C

Nova versão da Ranger está sendo desenvolvida na Austrália e promete PBT de 8.000 kg, o que no Brasil exige que os motoristas tenham habilitação C

Por João Vitor Ferreira
22 nov 2024, 10h58
Ford Ranger Super Duty
Imagem divulgada revela muito pouco do visual da Ranger Super Duty (Divulgação/Ford)
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A Ford está preparando algo inédito para a Ranger. A versão Super Duty já se tornou comum em picapes da marca, mas só em modelos grandes, como as F-250, F-350 e F-450. Agora, pela primeira vez, ela chega na picape média, conforme afirma o novo teaser divulgado pela montadora.

A Ranger Super Duty será a versão mais forte da picape e ideal para trabalhos muito pesados. Todo o projeto foi desenvolvido pela matriz australiana da Ford e sua estreia será por lá, mas a produção será na Tailândia. Futuramente, a ideia é expandir para outros mercados ao redor do mundo. Mas isso só deve acontecer em 2026.

“A Ranger Super Duty fortalece ainda mais nosso portfólio de veículos comerciais, com uma oferta para todos os tipos de trabalho. À medida que nos aproximamos do lançamento, continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com frotas e modificadores de veículos em toda a Austrália para garantir que o Ranger Super Duty faça tudo o que eles esperam e muito mais”, enfatizou Andrew Birkic, CEO da Ford Austrália e Nova Zelândia.

E o que vai torná-la tão mais forte ainda é uma surpresa. Até agora, tudo o que a Ford revelou foi um vídeo teaser, onde apenas a dianteira da nova versão aparece. Visualmente, ela tem uma grade com desenho novo e um pouco maior, além de novas linhas no capô para deixá-la mais musculosa.

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Para aguentar um trabalho mais pesado, é bem provável que a Ranger Super Duty tenha os motores mais capazes da Ford. Uma das alternativas é o V6 3.0 biturbo a gasolina da Ranger Raptor, que aqui no Brasil entrega 397 cv e 59,44 kgfm. Mas o V6 3.5 da F-150, de 456 cv e 70,46 kgfm também não está descartado.

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Apesar de não divulgar ainda a motorização, a Ford já disse do que a Super Duty será capaz. A Oval Azul está preparando uma picape que possa rebocar até 4.500 kg, 1.000 kg a mais do que a Ranger padrão. Sua capacidade de reboque é equivalente à sua massa bruta, sendo o máximo permitido para um veículo de passageiros na Austrália. Já o seu peso bruto (PBT) chegará aos 8.000 kg, o que a colocaria bem acima de picapes maiores vendidas no Brasil, como as Ram 2500 e 3500. Ou seja, se a Ranger Super Duty chegar por aqui, você precisará de uma carta do tipo C para dirigi-la.

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Ranger Raptor
V6 da Ranger Raptor está entre os cotados para equipar a nova Super Duty (Divulgação/Ford)

Para chegar a esses números, a Ford está fazendo um trabalho intenso de testes na Austrália, usando como “cobaias” seus principais clientes e frotistas, tudo para adaptar a Ranger para as necessidades dos trabalhadores. Logo, também é provável que ela receba melhorias também em seu chassi. De acordo com a montadora, a Super Duty terá como alvo os operadores de serviços de emergência, agricultores, trabalhadores florestais e de serviços públicos, mineiros e técnicos de infraestrutura e qualquer outro que precise de uma picape robusta.

Como dito, seu lançamento está previsto para 2026 e muita coisa ainda será revelada até lá, incluindo os países em que a Ranger Super Duty será lançada. Até agora, a única certeza é a Austrália e, mesmo que a marca afirme que ela será um modelo global, sua chegada aos Estados Unidos, país onde a Ford e suas picapes são muito fortes, ainda não está confirmada.

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