Clique e assine com até 75% de desconto

VW Nivus: central (opcional) de 10 polegadas usa internet do celular

SUV cupê estreia sistema VW Play, que terá também loja de apps e integração de celulares sem fio (só iPhone), mas ele não deve vir de série

Por Leonardo Felix Atualizado em 29 abr 2020, 12h32 - Publicado em 29 abr 2020, 12h24
Central terá 10,1 polegadas e virá integrada ao cockpit virtual de 10,25 polegadas. Painel, console central e manopla de câmbio são os mesmos do Polo Reprodução/Volkswagen

A Volkswagen revelou nesta quarta-feira (29) as principais funcionalidades do VW Play, central multimídia desenvolvida no Brasil que estreará em junho com o SUV cupê Nivus.

Ela terá tela IPS de alta resolução e 10,1 polegadas com acesso à internet, integração de celulares via Apple CarPlay e Android Auto (mas sem fio apenas para iPhones) e loja de aplicativos, entre outras funções.

Nivus será lançado em junho e terá pacote esportivo R-Line como opcional Divulgação/Volkswagen

Mas não se anime tanto: pelas apurações de QUATRO RODAS, ele deve ser oferecido apenas como opcional em toda a gama do SUV cupê, cujo lançamento está previsto para junho.

Sobre a internet a bordo, o serviço será bem diferente do que é oferecido pela GM nos novos Chevrolet Onix e Tracker.

Sistema terá divisões moduláveis de tela para acesso mais rápido às funções Reprodução/Volkswagen

“O consumidor não quer pagar duas vezes por um mesmo serviço. E os pacotes de dados oferecidos hoje pelas operadoras de celular já são bem robustos”, justificou (com leve alfinetada) Fabio Rabelo, chefe de digitalização da companhia no Brasil.

VW Play oferecerá integração sem fio, mas só para iPhone e sem carregamento da bateria por indução Reprodução/Volkswagen

Em vez de um ponto de conexão nativo, com plano de serviços pago à parte, é o VW Play que faz a conexão em uma rede Wi-Fi, que pode ser roteada do smartphone do motorista, por exemplo e 2,4 ou 5 GHz. Mas a marca não descarta oferecer um plano de dados próprio no futuro.

Central oferecerá internet a bordo (mas é ela quem se conectará ao Wi-Fi roteado do seu celular e não o contrário, como nos GM) Divulgação/Volkswagen

Com a central conectada, os usuários poderão baixar aplicativos para uso direto na central, através de uma loja chamada VW Play Apps.

O fabricante já firmou parcerias com as empresas Waze (navegação), iFood (delivery de refeições), Porto Seguro, Deezer (streaming de música), Estapar (estacionamentos) e Ubook (livros por áudio).

VW Play Apps permitirá baixar aplicativos Reprodução/Volkswagen

A parceria com o Waze deixa implícito que não há navegador GPS embarcado. Para navegação, será preciso baixar o aplicativo referido (que usará o sinal de GPS obtido pela própria central) ou, caso o conduto prefira, usar o Google Maps via Android Auto.

Navegador GPS não vem embarcado: o dono do Nivus precisará baixar o Waze na loja de apps Reprodução/Volkswagen

Também é possível armazenar vídeos no sistema (desde que o veículo não esteja em movimento). Sua memória de armazenamento é de 10 Gb e a de processamento, de 2 Gb.

Continua após a publicidade

Outra novidade é a possibilidade de criar até cinco perfis de usuário, deixando salvas suas configurações de preferência.

Entretanto, diferentemente do novo Renault Duster, a única forma possível de diferenciar um perfil do outro é mudando a cor do avatar. Não dá para personalizá-lo com uma foto pessoal do usuário.

Sistema permite a gravação de até cinco perfis de usuário Reprodução/Volkswagen

Além disso, o VW Play oferecerá o “modo valet”, que bloqueia o sistema na hora de deixar o carro num estacionamento com manobrista, e uma opção de busca rápida de funções através da aba de configurações. Também evita que, por exemplo, possam pedir comida por meio do seu usuário do iFood.

Demais funções já são conhecidas de outros modelos e centrais da marca, como o comando de voz.

Sistema terá função de busca rápida por texto ou voz Reprodução/Volkswagen

É possível, ainda, consultar diversas configurações do veículo diretamente na centra ou, pelo aplicativo Meu VW, solicitar assistência.

App Meu VW dá acesso ao manual cognitivo e a serviços de assistência e revisão Reprodução/Volkswagen

Segundo Pablo di Si, presidente da Volkswagen na América Latina e Caribe, o VW Play será disponibilizado não apenas no Nivus, mas em vários dos próximos produtos da marca fabricados e vendidos na região.

Central também mostrará configurações diversas do carro Reprodução/Volkswagen

Na apresentação da central do Nivus, duas funções que apareciam no primeiro teaser do sistema revelado pela Volkswagen, carregador de celular sem fio e assistente de estacionamento, desapareceram.

Os itens 2 e 5 desta primeira, o primeiro teaser do VW Play, “desapareceram” no Nivus. Isso significa que ele não terá nem carregador de celular sem fio nem assistente de estacionamento Arte/Quatro Rodas

Isso porque eles não estarão na gama do SUV cupê. Essa versão mais completa do VW Play deve aparecer somente no fim do ano, com a chegada do utilitário compacto-médio Tarek.

  • As imagens divulgadas pela empresa também confirmaram que o painel do Nivus será mesmo derivado do Polo, incluindo o console central e a manopla de câmbio, embora com pequenas diferenças de estilização.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Continua após a publicidade
    Publicidade