PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Chevrolet aumenta garantia da correia dentada de Onix, Tracker e Montana

A famigerada correia banhada a óleo passa a ter garantia de 240.000 km, sem limite de tempo - desde que os veículos tenham seguido a manutenção correta

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 22 nov 2024, 14h11 - Publicado em 22 nov 2024, 12h18
Onix
Chevrolet Onix (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

O uso de correia dentada banhada a óleo pelos motores de três cilindros da Chevrolet, como em Onix, Onix Plus, Tracker e Montana, é polêmico. Embora tenha sido criado para ser mais durável e seguro, o conjunto tem causado dor de cabeça aos proprietários – mas não por culpa da marca. Por isso, a GM estendeu o período de garantia do componente por toda a sua vida útil.

A partir de agora, a correia de sincronismo do motor (ou correia dentada) passa a ter garantia de 240.000 km – mesma quilometragem prevista para a troca do componente, segundo manual dos veículo.

As informações foram obtidas por QUATRO RODAS e confirmadas com a General Motors.

O novo período de garantia para a correia banhada a óleo é retroativo, vale para todos os Onix, Onix Plus, Tracker e Montana fabricados desde 2020, equipados com os motores 1.0 aspirado e turbo e 1.2 turbo. Além de independer da idade do veículo, é extensível no caso de venda do carro. Até então, o componente seguia a garantia do motor do veículo, que é de três anos (sem limite de quilometragem para pessoa física e 100.000 km para pessoa jurídica ou uso comercial). Mas há um porém.

Correia dentada banhada a óleo
Lubrificantes e componentes devem seguir especificações (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

A nova garantia só terá validade, porém, se o veículo Chevrolet estiver com seu plano de manutenção em dia, com todas as revisões realizadas apenas em concessionárias autorizadas da Chevrolet. A GM também reforça que é indispensável a utilização do óleo lubrificante correto para que a correia seja preservada em seus aspectos de fábrica. Trata-se do ACDelco Dexos 1GEN3.

A marca aponta que o adicional de garantia foi estabelecido para reiterar a confiança na tecnologia adotada em seus veículos.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Qual é o problema das correias banhadas a óleo?

As correias banhadas a óleo foram feitas com a promessa de maior durabilidade e robustez em comparação com outros sistemas. As correias a seco preveem troca entre 60.000 e 100.000 km e, as correntes, duram mais de 200.000 km, mas são mais pesadas e ruidosas. As banhadas a óleo podem chegar aos 240.000 km (como no caso dos GM) e são mais leves e silenciosas.

Chevrolet Montana Premier
Chevrolet Montana Premier (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Porém, erros na manutenção do componente têm causado grandes danos ao motor. No caso de motores com correias banhadas a óleo, é imprescindível seguir à risca as especificações de óleo e dos seus aditivos, conforme apontadas pelos fabricantes.

Continua após a publicidade

Isso nem sempre acontece, já que proprietários e empresas, como frotistas e locadoras, optam por trocar o óleo lubrificante por viscosidades diferentes e/ou por preços menores. Mas isso pode custar caro.

Chevrolet Tracker Premier 1.0 2023 frente
Chevrolet Tracker Premier (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O uso de lubrificantes errados e sem propriedades protetoras para as correias pode fazer com que elas inchem, esfarelem ou até desfiem, enviando pedaços para partes como os dutos de óleo. Com eles entupidos, são grandes as chances de que o motor acabe fundindo. Entenda com ainda mais detalhes aqui.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.