Clique e assine por apenas 5,90/mês

Vídeo confirma: VW Nivus terá cabine do Polo, só que mais sofisticada

Convite para lançamento feito pelo presidente da marca na América Latina, Pablo Di Si, revelou mais detalhes sobre o SUV cupê que chega em junho

Por Renan Bandeira - Atualizado em 27 abr 2020, 17h11 - Publicado em 27 abr 2020, 14h44
Vídeo também mostra bem como será a dianteira do VW Nivus Reprodução/Volkswagen

Conforme antecipado por QUATRO RODAS desde que teve conhecimento do projeto, o Volkswagen Nivus terá uma relação muito íntima com o irmão de plataforma Polo.

Se por fora já apontávamos o compartilhamento de partes da carroceria, como para-brisa, colunas A e B, teto, portas laterais e recortes dos para-lamas e capô, agora foi a vez de confirmar que parte da cabine também será herdada do hatch.

Os detalhes foram entregues pela própria Volkswagen em um vídeo publicado na última semana, no qual o presidente da empresa na América Latina, Pablo Di Si, faz um convite para a apresentação da nova central multimídia que equipa o modelo. Assista:

https://www.youtube.com/watch?v=wZvWK0ORb6g%5D

A gravação apresenta o interior do veículo com painel, guarnições de porta e console central quase idênticos aos do hatch, diferenciando-se apenas pelo acabamento em preto piano.

Painel é igual ao do Polo, incluindo saídas de ar, mas acabamento em black piano e nova central multimídia são diferenciais Reprodução/Volkswagen

Além disso, a parte interna das portas, bancos e o compartimento de luzes internas do teto também são comprovadamente compartilhados com o Polo.

Nesta imagem congelada temos as maçaneta interna, parte do puxador de porta e do banco do motorista do Nivus: todos herdados do Polo Reprodução/Volkswagen

O painel de instrumento também é o mesmo do hatch.

No entanto, a central multimídia é nova, com tela aparentemente maior (10,1 polegadas seria nossa aposta), Wi-Fi e central de download de aplicativos e compras online.

Continua após a publicidade
Volante é multifuncional, tem base reta e, aparentemente, paddle-shift Reprodução/Volkswagen

Outro diferencial é o volante, que vem do novo Volkswagen Golf e carrega o novo logotipo da empresa. A manopla de câmbio também parece ter vindo de outro modelo, o T-Cross, mas com detalhes exclusivos de acabamento.

Além disso, o console central também muda na região próxima aos comandos de ar-condicionado e terá porta-objetos com sistema de carregamento do celular por indução.

Vídeo também deixa escapar que a manopla do câmbio será baseada na do T-Cross, mas com detalhes exclusivos. Console central é mais aberto que o do Polo, permitindo acesso mais fácil ao carregador de celular por indução Reprodução/Volkswagen

Como já ocorre nas versões mais completas do Polo, o Nivus deve trazer ainda borboletas para trocas sequenciais manuais do câmbio automático de seis marchas.

O parceiro Autos Segredos indica que o modelo poderá ter uma versão R-Line, por conta da assinatura comum que está na lateral (imagem abaixo).

Assinatura ainda está camuflada mas tem formato padrão das versões R-Line Reprodução/Volkswagen

Além disso, o acabamento todo em preto no interior, junto com as rodas e os retrovisores também em preto, reforçam o palpite de que se trata de uma configuração de caráter mais esportivo.

Tela multimídia será grande Reprodução/Volkswagen

O Nivus será equipado com motor batizado 200 TSI – 1.0 três-cilindros turbo flex de 128 cv e 20,4 mkgf -, sempre aliado ao já comentado câmbio automático de seis marchas fornecido pela Aisin.

O modelo ainda terá sistema start-stop, piloto automático adaptativo com aviso sonoro e visual de colisão frontal, além de frenagem autônoma emergencial, alerta de tráfego em ponto cego e assistente de estacionamento para vagas paralelas e perpendiculares.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Fernando Pires/Quatro Rodas
Continua após a publicidade
Publicidade