Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

VW confirma sucessor do Gol e versões GTS de Polo e Virtus

Dos 18 lançamentos adiantados pela fabricante até 2020, apenas um não deverá chegar no Brasil

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 9 jan 2018, 18h25 - Publicado em 5 dez 2017, 11h41
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Apresentação Volkswagen
    Apresentação revela dois anos de lançamentos da Volks para a América do Sul (Ferd/Internet)

    O presidente da Volkswagen para América do Sul e Brasil, Pablo di Si, já havia confirmado uma série de lançamentos para o mercado local até 2020 durante a prévia do novo Virtus.

    Publicidade

    Agora, uma apresentação para algum mercado latino-americano, divulgada pela página Ferd, revelou quais serão estas novidades.

    Publicidade
    sKETCH POLO
    Volkswagen tem planos para um Polo GTS (Divulgação/Volkswagen)

    A imagem foi divulgada na festa de fim de ano da Volkswagen Argentina. Chama atenção a sigla GTS ao lado de Polo e Virtus. Tanto o hatch como o sedã resgatariam a versão que fez sucesso com o Gol  há exatamente 30 anos.

    Continua após a publicidade
    polo gti
    Polo GTS poderia ter design inspirado no GTI europeu (divulgação/Volkswagen)

    Historicamente, os GTS estão imediatamente abaixo dos GTI. Se na Europa o Polo GTI tem motor 2.0 de 200 cv e câmbio DSG de dupla embreagem, é plausível um Polo GTS com motor 1.4 TSI flex de 150 cv (que é fabricado no Brasil) com o mesmo câmbio automático de seis marchas das versões 1.0 TSI.

    Publicidade

    O Virtus receberia o mesmo conjunto mecânico, juntamente com algumas melhorias no acabamento e nos equipamentos de série.

    Projeção de como será a nova Saveiro cabine dupla (Du Oliveira/Quatro Rodas)

    Modelos que aparecem ao lado na apresentação já são conhecidos. As novas versões do Fox já estão à venda no Brasil e Saveiro e T-Cross são, respectivamente, a picape e o SUV compacto derivados da plataforma MQB A0, a mesma de Polo e Virtus.

    Publicidade
    O SUV deve ser o último a estrear, no final do ano, depois do sedã
    O SUV T-Cross será baseado na plataforma do Polo (Du Oliveira/Quatro Rodas)

    Vale dizer que a sigla “NF” vem de Neue Familie, ou nova família em alemão. Ela indica nova geração dos modelos e volta a aparecer no novo Jetta, que será apresentado em meados de janeiro no Salão de Detroit, mas já teve imagens reveladas. Maior, ele será fabricado no México e deve chegar ao Brasil até o final de 2018.

    Nova geração do Jetta será lançada em janeiro (Reprodução/Internet)

    Dois modelos que chegam ao Brasil no início do ano são o Golf PA (reestilizado) e o Tiguan de nova geração. A imagem confirma que o Golf permanecerá com produção nacional, na fábrica de São José dos Pinhais (PR), mas o Tiguan virá do México pela primeira vez – hoje ele é importado da Alemanha.

    Publicidade
    Friso sob a grade agora se liga aos faróis de leds
    O Golf reestilizado estreia no Brasil no início de 2018 (Divulgação/Volkswagen)

    O Tiguan será vendido por aqui apenas com sete lugares e estreia a plataforma modular MQB e o motor 2.0 de 190 cv combinado ao câmbio automático de oito marchas. É o mesmo conjunto mecânico do novo Audi A4. Já o Golf terá alterações cosméticas no design e receberá equipamentos. Sua versão perua (Variant) será reestilizada e continuará vindo do México.

    Tiguan que será vendido nas Américas tem entreeixos mais longo e sete lugares (Divulgação/Volkswagen)

    A lista também revela o “CUV A0”, que seria o SUV compacto que será posicionado abaixo do T-Cross. Este projeto tem origem no Taigun, o SUV que nasceria da plataforma do Up!. O SUV compacto deve chegar ao mercado em 2020 com os conjuntos motor/câmbio com o recém-apresentado Polo: 1.0 MPI com câmbio manual de cinco marchas e 1.0 TSI com caixa automática de seis velocidades. A tração seria dianteira nos dois casos.

    Publicidade
    Volkswagen T-Roc
    Volkswagen T-Roc não vem para o Brasil, mas versão menor está confirmada (Divulgação/Volkswagen)

    Os Gol AQ e Voyage AQ não indicam mudanças no hatch e no sedã. A sigla indica apenas que os dois compactos receberão o câmbio automático AISIN AQ-250-6F, com seis marchas e função Tiptronic. É o mesmo câmbio automático dos demais Volkswagen, e que será opcional nas versões Comfortline. Contudo, manterá o velho motor 1.6 8V de 104 cv.

    Mas a apresentação já sinaliza que a atual geração do Gol não irá muito longe. Seu sucessor é o chamado A00. A sigla indica que a base do novo compacto da Volkswagen será uma variante menor da plataforma MQB A0 do Polo.

    Continua após a publicidade
    O Gol dura mais dois anos do jeito que é hoje e ainda ganhará câmbio automático (Divulgação/Volkswagen)

    Faz sentido: o Polo tem 4,05 m de comprimento quando o Gol tem 3,89 m. A nova geração do Gol poderá crescer sem encostar no Polo, mas ainda assim se valer de todos os avanços técnicos da já validada arquitetura MQB. Ao que tudo indica, o projeto A00 será o último dos lançamentos previstos nesta apresentação.

    Volkswagen Atlas
    Volkswagen Atlas, que não deverá chegar ao Brasil (Divulgação/Volkswagen)

    Completam a lista o Passat reestilizado, o SUV grande Atlas, fabricado nos Estados Unidos e que não deverá ser vendido no Brasil, a Amarok (possivelmente a versão V6, que será lançada este mês) e o Tarek. Este último será um SUV médio de cinco lugares derivado do Skoda Karoq e será posicionado abaixo do Tiguan. Seu lançamento está previsto para 2019.

    O Skoda Karoq serviria de base para o projeto de inédito SUV médio da VW (Skoda/Divulgação)

    Mas há faltas lamentáveis na lista. O belíssimo Arteon, sedã com trejeitos de cupê derivado do Passat, e a nova geração do Touareg (que será apresentada em março) não foram contemplados. Também é possível garantir que a Parati não terá uma nova geração. Não nos próximos dois anos.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.