Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

À espera do Virtus, Volkswagen declara a morte do Jetta Trendline 

Versão de entrada do sedã sai de linha, decretando o fim da oferta de sedãs médios com motor turbo e câmbio manual no Brasil

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 22 nov 2017, 18h33 - Publicado em 22 nov 2017, 18h29
Volkswagen Novo Jetta
Versão de entrada não tinha faróis de neblina, mas motor turbo era padrão (divulgação)

Durante a apresentação do Virtus, na última semana, a Volkswagen não teve pudor de dizer que seu novo sedã compacto tem quase as mesmas dimensões do Jetta, seu sedã médio.

São 4,66 m de comprimento no Jetta, contra 4,48 m no Virtus. Mas o sedã derivado do Polo tem os mesmos 2,65 m de entre-eixos e é apenas 2 cm mais estreito, com 1,75 m de largura. Também é 1 cm mais baixo, com 1,46 m. No porta-malas, são 521 l do Virtus contra 510 l do Jetta.

VW Jetta
Volante do Jetta Trendline era compartilhado com compactos de entrada da VW (Marco de Bari)

Prevendo alguma canibalização, a Volkswagen já tirou de cena o Jetta Trendline, versão de entrada. Por R$ 88.225, vinha com câmbio manual. Ou R$ 93.915 com câmbio automático Tiptronic.

Desta forma, o Jetta Comfortline, de R$ 94.190, passa a ser a opção mais em conta da linha. Combina o motor 1.4 TSI a gasolina com o câmbio automático Tiptronic. Não há opção de câmbio manual.

Quer um sedã médio com motor turbo e câmbio manual? Agora, só comprando um usado (Divulgação/Volkswagen)

Um minuto de silêncio, por favor: os sedãs médios com motor turbo e câmbio manual estão oficialmente mortos. Com motor aspirado resta apenas um, o Honda Civic Sport.

O Jetta Highline, com motor 2.0 TSI de 211 cv e câmbio DSG de seis marchas continua à venda. Custa a partir de R$ 108.600.

Virtus será mais barato

O motor 1.4 TSI de 150cv e torque máximo de 25,5 mkgf era o principal argumento do Jetta. Por outro lado, a versão Trendline carecia de mimos: tinha rodas de liga leve aro 16″, direção elétrica, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, volante com ajustes de altura e distância e freios ABS com EBD, quatro airbags e controles eletrônicos de tração e estabilidade. 

Continua após a publicidade
Volkswagen Virtus Highline 200 TSI
Virtus tem frente do Polo e dimensões do Jetta (Divulgação/Volkswagen)

É o Jetta Comfortline que tem volante multifuncional revestido de couro e com borboletas para troca de marcha, bancos de couro sintético e controle automático de velocidade de cruzeiro. 

Por aproximadamente R$ 75 mil, o Virtus Highline (topo de linha) terá tudo isso e um pouco mais.

Continua após a publicidade

Se seguir a lista de equipamentos de série do Polo, o sedã terá ainda partida sem chave, ar-condicionado automático, luzes diurnas de leds e central multimídia.

Volkswagen Virtus Highline 200 TSI
Porta-malas do Virtus tem capacidade de 521 l, 11l a mais que o Jetta (Divulgação/Volkswagen)

Por outro lado, bancos de couro sintético e sensores de estacionamento dianteiros são vendidos como opcionais com itens que o Jetta não tem, como quadro de instrumentos digital, câmera de ré, detector de fadiga e sensores de luz e de chuva. 

Continua após a publicidade

O Virtus só não será capaz de se igualar ao Jetta em desempenho.

Volkswagen Virtus Highline 200 TSI
Virtus tem painel de plástico duro: no Jetta toda a superfície do painel é emborrachada (Divulgação/Volkswagen)

A Volkswagen divulgava 0 a 100 km/h de 8,6 segundos para o Jetta 1.4 TSI com gasolina, independente da transmissão. O Virtus 1.6 manual, com 117 cv, faz o mesmo em 10,2 s. Já o 1.0 TSI com 128 cv e câmbio automático precisa de 10,4 s para alcançar os 1oo km/h. 

Continua após a publicidade

O Jetta também tem suspensão traseira independente do tipo multilink. Em situações de maior estresse, como relevos em curvas, ela se comporta melhor do que o conjunto de eixo de torção empregado no Polo – e também no Golf nacional.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.