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Salão de Pequim 2024: SUV do Dolphin, picape da GWM e elétrico da Xioami

O Salão do Automóvel mais importante do ano teve mais de 100 lançamentos. Confira os detalhes dos que já estão confirmados para o Brasil

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 30 abr 2024, 17h04 - Publicado em 30 abr 2024, 17h00
BYD Yuan Pro
BYD Yuan Pro, o SUV do Dolphin (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
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No último dia 25 de abril teve início o Salão de Pequim 2024. QUATRO RODAS esteve lá e pode acompanhar dois dias desse que é um dos maiores eventos do calendário automotivo mundial.

Um dos motivos que tornam esse Salão ainda mais especial é a forte expansão das marcas chinesas para o resto do mundo. E, como você já deve saber, o Brasil é um dos mercados onde as chinesas estão investindo forte, principalmente a BYD e a GWM.

Entre as novidades da BYD, um dos modelos mais interessantes expostos em Pequim foi o Yuan Up. Ele chega no Brasil ano que vem e nós já o batizamos de “SUV do Dolphin”. Isso porque o modelo será equipado com a mesma mecânica elétrica de 95 cv e 18,4 kgfm.

Suas dimensões são de um SUV compacto com 4,31 metros de comprimento, 1,83 metros de largura, 1,67 metros de altura e um entre-eixos de 2,62 metros. É um tamanho semelhante ao do Hyundai Creta ou Nissan Kicks, por exemplo. A ideia é que o Yuan Plus seja tão bem sucedido quanto o Dolphin, afinal, ele estará competindo no segmento favorito dos brasileiros.

A BYD também trará ao Brasil sua submarca de luxo chamada Yanwang, que estreia por aqui com o SUV U8. Mas no Salão, quem roubou a cena foi o sedã U7, criando uma enorme expectativa para que ele também chegue ao nosso mercado.

BYD U7
BYD U7 (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

O sedã esbanja modernidade com o seu visual, ao mesmo tempo que é agressivo, quebrando o paradigma de que os três volumes são carros de tiozão. Até porque, embora ele não seja um esportivo na comcepção, potência não vai faltar, já que a montadora comentou que o U7 terá mais de 1.000 cv.

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Além disso, o U7 tem o posto de carro mais avançado da BYD. O modelo é equipado com sensor LiDAR (um radar a laser) da RoboSens, além de ter radares ultrassônicos. Embora a montadora não tenha confirmado seus recursos, esses equipamentos indicam que ele pode ter um sistema avançado de condução autônoma.

GWM Tank 300
GWM Tank 300 (Divulgação/GWM)

Outra submarca que já está garantida no Brasil é a Tank, que pertence e funciona como uma divisão de SUVs off-road luxuosos da GWM. Ela chegará já com dois modelos: o Tank 300 e o Tank 400.

Embora o primeiro seja o menor do portfólio da marca, ele mede 4,76 metros de comprimento e chama atenção por seu visual de Jeep. Enquanto o outro é ainda maior, tendo praticamente 5 metros de para-choque a para-choque.

GWM Tank 400
GWM Tank 400 (Divulgação/GWM)

Ambos serão híbridos, com o 300 sendo equipado com motor 2.0 turbo a gasolina de 245 cv e um elétrico de 106 cv (alimentado por uma bateria de 1,75 kWh) que, juntos, entregam até 341 cv e torque de 64,7 kgfm. Já o irmão maior trará o mesmo conjunto mecânico plug-in da picape GWM Poer, com motor 2.0 turbo a gasolina de ciclo Miller e outros dois motores elétricos, totalizando 405 cv e 76,5 kgfm.

Por falar na Poer, essa é outra que chega por aqui em breve e também marcou presença no Salão chinês. Porém, ela não será do jeito que vimos, ganhando um visual especial para o Brasil. Vale ressaltar, que ela será construída na fábrica de Iracemápolis (SP) e promete trazer um inovador motor híbrido flex.

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Estética da nova Poer será bem diferente da atual

Esse não virá ao Brasil, mas com certeza foi um dos principais destaques do Salão de Pequim. O Xiaomi SU7 virou uma verdadeira sensação na China quando foi lançado, poucas semanas antes do início do evento. Então não era a toa toda a expectativa em volta desse modelo.

Logo após a sua estreia, houve filas de espera de até sete meses para comprá-lo, fora os clientes que tiveram que aguardar até às três da manhã para agendar um test drive. Mas isso não é atoa, afinal, além de ter um visual esportivo elegante, o SU7 tem até 673 cv e 85,45 kgfm em sua versão e faz de 0 a 100 km/h em apenas 2,78 s.

Xiaomi SU7
Xiaomi SU7 (Xiaomi/Divulgação)

Fora isso, há muita tecnologia embarcada, com central multimídia com tela 3K, processador Snapdragon 8295 e capacidade de se conectar com até cinco tablets da Xiaomi, que se tornam uma extensão da central.

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Tiveram muitos outros destaques no Salão de Pequim, como o carro voador de verdade — não é um eVTOL! — e o Zeekr X, o esportivo elétrico da Geely que já roda em testes no Brasil. Você pode conferir isso e muito mais em nosso vídeo no canal do Youtube.

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