Mercado em janeiro: Polo começa em 4°; Argo é 8° e Ka assume o 2°

Onix segue isolado na liderança; Renault "some" entre os mais vendidos com o Kwid em 21° e HB20 cai para 3° lugar

Argo; Ka; Polo; Compass Os últimos lançamentos do mercado se destacam; Compass segue à frente entre os SUVs e Ford Ka vira vice-líder

Os últimos lançamentos do mercado se destacam; Compass segue à frente entre os SUVs e Ford Ka vira vice-líder (Montagem/Reprodução/Quatro Rodas)

O ano começou e, com ele, uma nova corrida das montadoras pelos primeiros lugares no ranking de vendas. Após o fim de janeiro, os destaques positivos ficam por conta do novo Polo e o Argo, que começam 2018 no top 10; o Onix segue isolado na liderança.

Pelo lado negativo, a ausência de um modelo Renault entre os 20 mais vendidos e a queda dos veículos Hyundai: HB20 e Creta. Todos os dados neste texto são de acordo com o relatório mensal divulgado pela Fenabrave.

Polo já aparece em 4º no ranking e se torna o modelo mais vendido da marca

Polo já aparece em 4º no ranking e se torna o modelo mais vendido da marca (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Quando estreou no mercado nacional, em novembro, o Polo apareceu em 16° no ranking. Três meses depois, o VW sobe para o 4° lugar e já se torna o modelo mais vendido da marca com 6.632 unidades – são 739 a mais que o Gol, irmão menor e 6° colocado.

O Argo mantém a mesma posição de dezembro (8° lugar), mas emplacou menos: são 4.972 no último mês em relação aos 5.590 veículos registrados anteriormente. Junto com o grande rival Polo, os dois modelos lançados em 2017 ameaçam o vice-líder da categoria, o HB20.

Performance e pós-venda são os pontos fortes do hatch da Hyundai Hyundai HB20 perde o segundo lugar e vê Polo e Argo encostarem

Hyundai HB20 perde o segundo lugar e vê Polo e Argo encostarem (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O hatch de origem coreana feito em Piracicaba (SP) fechou o ano passado na vice-liderança do mercado, com 105.539 unidades emplacadas, mas para 2018, o modelo da Hyundai não terá vida fácil.

Além da concorrência direta com Polo e Argo, o HB20 perdeu em janeiro o segundo lugar geral. Com 7.436 emplacamentos no último mês, o hatch foi ultrapassado pelo Ford Ka com 7.656 unidades vendidas. 

Ka Freestyle Ka recebe primeita atualização na atual geração e assume a vice-liderança

Ka recebe primeita atualização na atual geração e assume a vice-liderança (Paulo Campo Grande/Quatro Rodas)

E a expectativa do compacto da Ford para este ano é alta. Apesar de zerar no teste de colisão do Latin NCAP recentemente, o Ka acaba de mostrar a primeira atualização da atual geração com uma nova versão aventureira.

O modelo irá ganhar câmbio automático, central multimídia Sync 3 e um pacote off-road na nova versão Freestyle, para colocar o compacto na briga com o Renault Kwid. 

Kwid traz roda de aço de série Kwid começa 2018 da mesma forma que terminou 2017: abaixo de 3 mil unidades por mês

Kwid começa 2018 da mesma forma que terminou 2017: abaixo de 3 mil unidades por mês (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O Kwid, inclusive, segue cada vez mais longe do desempenho de setembro, quando foi vice-líder com 10.389 unidades emplacadas. Em janeiro foram 2.729 modelos registrados e, apesar do 21° lugar no ranking, o compacto foi o mais vendido da marca.

Logo abaixo, o Sandero (23°) com 2.666 unidades. O hatch começa 2018 com desempenho desastroso em relação aos 67.344 registros de 2017, que resultou no 6° lugar no ranking.

Mais modernos, Cruze e Civic também são mais eficientes Corolla segue liderando entre os sedãs médios

Corolla segue liderando entre os sedãs médios (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O Corolla é o carro mais vendido no mundo, ultrapassando a barreira de um milhão. Por aqui, o sedã fechou 2017 na liderança do segmento e em 7° lugar no geral. Após o primeiro mês, o japonês segue à frente com 4.486 unidades registradas.

A surpresa entre os sedãs médios, porém, está na vice-liderança. O Cruze assume o posto com 1.561 modelos vendidos e joga o Civic para terceiro com 977 emplacamentos.

Compass, no Morro da Capelinha, em Planaltina (DF) Compass começa 2018 da mesma forma que terminou 2017: líder entre os SUVs

Compass começa 2018 da mesma forma que terminou 2017: líder entre os SUVs (Péricles Malheiros/Quatro Rodas)

No segmento mais badalado do país, o Compass começa o ano como terminou 2017: líder nacional entre os SUVs. O Jeep emplacou 4.546 unidades e fechou o top 10.

Em seguida, HR-V (13°) com 3.874 e Kicks (14°) com 3.331 emplacamentos, disputam entre os utilitários compactos. O Hyundai Creta, que registrou em dezembro 5.099 unidades, viu suas vendas recuarem para 2.875 em janeiro.

A Fiat Strada é o carro mais vendido da Fiat no Brasil

A Fiat Strada é o carro mais vendido da Fiat no Brasil (Divulgação/Fiat)

A Strada segue como a picape e o veículo mais vendido da Fiat no Brasil – foram 5.372 unidades em janeiro. Aliás, apesar de não ter nenhum modelo no top 5, a FCA conta com Strada em 7°; Argo em 8°; Mobi em 9° e Compass em 10° lugar – a Toro aparece em 12° lugar com 3.893 emplacamentos.

Destaque para as rodas aro 15 na cor cinza Onix segue como o mais vendido do Brasil

Onix segue como o mais vendido do Brasil (Leo Sposito/Quatro Rodas)

A liderança geral segue inabalável. Se em 2017 o Onix permaneceu na ponta do inicio ao fim, este ano não começou diferente. Com 16.058 unidades registradas (o dobro do segundo colocado), o hatch mantém a média que o levou aos 188.654 carros vendidos no último ano.

Para o restante do ano, o mercado brasileiro ainda contará com as recém-chegadas de Virtus e Cronos, capa da nossa edição de fevereiro que já está nas bancas.

Confira a tabela com os 50 mais vendidos:

1 Chevrolet Onix 16.058
2 Ford Ka 7.656
3 Hyundai HB20 7.436
4 VW Polo 6.632
5 Chevrolet Prisma 5.926
6 VW Gol 5.893
7 Fiat Strada 5.372
8 Fiat Argo 4.972
9 Fiat Mobi 4.679
10 Jeep Compass 4.546
11 Toyota Corolla 4.486
12 Fiat Toro 3.893
13 Honda HR-V 3.874
14 Nissan Kicks 3.331
15 Toyota Etios hatch 3.317
16 VW Saveiro 3.155
17 VW Fox/Cross Fox 3.102
18 Toyota Hilux 2.934
19 Honda Fit 2.882
20 Hyundai Creta 2.875
21 Renault Kwid 2.729
22 Chevrolet S10 2.681
23 Renault Sandero 2.666
24 Hyundai HB20S 2.652
25 VW Voyage 2.598
26 Jeep Renegade 2.514
27 Chevrolet Tracker 2.344
28 Ford Ecosport 2.328
29 Toyota Etios Sedan 2.287
30 VW Up! 2.061
31 Ford Ka Sedan 1.959
32 Honda WR-V 1.957
33 Chevrolet Spin 1.849
34 Nissan Versa 1.684
35 Ford Fiesta 1.663
36 Fiat Siena 1.631
37 Renault Captur 1.608
38 Chevrolet Cruze Sedan 1.561
39 Ford Ranger 1.411
40 Chevrolet Cobalt 1.356
41 Fiat Uno 1.263
42 Renault Duster 1.215
43 VW Amarok 1.109
44 Renault Oroch 1.108
45 Nissan March 1.057
46 Honda Civic 977
47 Chevrolet Montana 976
48 Renault Logan 848
49 Hyundai IX35 810
50 Peugeot 208 749

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Essa posição do polo é tão somente os atrasos da pré venda que estão sendo emplacados. Caiu tudo nesse mês e provavelmente no próximo. A maioria que estamos vendo nas ruas é a versão básica de entrada 1.0 e a 1.6 msi, ambas manual.

  2. Raphael Dias

    Nossas montadoras foram tão gananciosas com os hatchs médios que conseguiram acabar com a categoria, não sobrou nenhum entre os 50 mais vendidos, hoje em dia compensa partir para um SUV compacto.

  3. Do you mind if I quote a couple of your articles as long as I provide credit and sources back
    to your website? My website is in the exact same niche as
    yours and my users would certainly benefit from some of the information you provide here.
    Please let me know if this ok with you. Many thanks!