Clique e assine por apenas 8,90/mês

Fiat Cronos: rival do VW Virtus terá motores 1.3 e 1.8

Sedã do Argo tem lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2018

Por Henrique Rodriguez - Atualizado em 28 nov 2017, 10h14 - Publicado em 27 nov 2017, 15h17
Fiat Cronos Precision
Sedã é completamente diferente do Argo das portas traseiras para trás Divulgação/Fiat

Não, este não é o Alfa Romeo Giulia. A traseira que você vê acima é do Fiat Cronos, o sedã do Argo e futuro arquirrival do Volkswagen Virtus, que será lançado no primeiro trimestre de 2018.

Versão esportiva Quadrifoglio Verde exibe visual agressivo reforçado por elementos de fibra de carbono aparente e rodas de alumínio escuro
Maior e mais potente, o italiano Alfa Romeo Giulia serviu de inspiração para o Cronos divulgação/Alfa Romeo

Enquanto a Alfa Romeo não volta ao Brasil (não há planos para isso, só mesmo a nossa torcida) teremos que nos contentar com o Cronos.

As lanternas, o spoiler integrado à tampa do porta-malas, a posição da placa e do logotipo da marca e até mesmo as formas do para-choque traseiro remetem ao sedã italiano.

Na frente, contudo, o Fiat Cronos tem identidade própria – da mesma forma que o Grand Siena tem frente diferente do Palio. A grade tem um filete com aplique cromado no meio, o capô tem vincos mais fortes e é mais comprido e o para-choque tem um desenho exclusivo, com luzes de neblina em posição mais alta e externa e com filete cromado na tomada de ar.

Os únicos elementos aproveitados do Argo são os faróis, com máscara negra na versão Precision 1.8 das fotos, mas prateados nas versões Drive. O nome das versões foram aproveitados do hatch e a lista de equipamentos, de acordo com a Fiat, será semelhante.

Fiat Cronos Precision
Frente tem filete cromado e para-choque exclusivo; veículo da foto é um Precision 1.8 Divulgação/Fiat

A Fiat não permitiu que fizéssemos foto da apresentação do Cronos, mas não restringiu o acesso ao carro. Você não precisa ficar curioso com o painel: é o mesmo do Argo, mas com faixa central na cor vinho.

Continua após a publicidade

Se nos bancos dianteiros o espaço é igual ao do Argo, atrás nota-se alguma melhora no espaço para as pernas. A Fiat não divulgou o entre-eixos, mas é provável que ainda fique abaixo dos 2,60 m esperados. Vale dizer que o Argo tem 2,52 m e o sedã do Polo tem 2,65 m de entre-eixos.

A traseira do Cronos é curta. “Ele está mais para um fastback do que para um sedã tradicional”, diz Peter Fassbender, designer responsável pelas linhas do sedã. O porta-malas, contudo, não deve ser prejudicado: a Fiat se limitou a dizer que a capacidade será superior a 521 l – a capacidade do compartimento do Volkswagen Virtus. Vale dizer que o porta-malas do Grand Siena tem 520 l.

Desenvolvido no Brasil e fabricado na Argentina, o Cronos terá motores 1.3 8V Firefly (109 cv, com câmbios manual e automatizado GSR) e 1.8 16V E.TorQ EVO (de  139 cv, com transmissões manual ou automática).

O motor 1.0 Firefly de três cilindros ficará restrito ao Argo. O motivo? O Grand Siena continuará à venda nas versões 1.0 e 1.4, ambos da antiga família Fire EVO.

Assim como o Argo aposentou o Palio (nas versões mais caras) e Punto, o Cronos substituirá dois modelos de uma vez só: Linea e, por enquanto, as versões 1.6 do Grand Siena.

 

Continua após a publicidade
Publicidade