Já tem preço: Volkswagen Virtus parte de R$ 59.990

Versão sedã do Polo começa a chegar às concessionárias ainda em janeiro com preços entre R$ 59.990 e R$ 79.990

Vinco lateral casou melhor com o Virtus do que com o Polo Vinco lateral casou melhor com o Virtus do que com o Polo

Vinco lateral casou melhor com o Virtus do que com o Polo (Christian Castanho/Quatro Rodas)

A Volkswagen apresentou oficialmente o Virtus – a versão três-volumes do novo Polo. O sedã chega às lojas ainda este mês custando entre R$ 59.990 e R$ 79.990.

Os preços revelam um ponto fraco da novidade. A opção topo de linha (Highline), equipada com motor 1.0 TSI e câmbio automático de seis marchas, é R$ 10.800 mais cara do que o Polo Highline – e ambos têm basicamente o mesmo conteúdo.

Na versão Comfortline, a diferença cai para ainda salgados R$ 8.300 e para aceitáveis R$ 5.000 na configuração de entrada, 1.6.

Até a coluna B, tudo igual ao Polo. Dalí para trás, tudo diferente (e maior) Da frente até a coluna B, tudo igual ao Polo. Dali para trás, tudo diferente (e maior)

Da frente até a coluna B, tudo igual ao Polo. Dali para trás, tudo diferente (e maior) (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Se você se encantou pelo Virtus das fotos, vale o aviso: completo, com pintura metálica, painel digital, rodas aro 17, couro, tela de 8 polegadas e outros itens menores, o preço deve passar dos R$ 85.000 (a VW ainda não divulgou os preços da lista de equipamentos opcionais).

Painel digital é item opcional na versão Highline Painel digital é item opcional na versão Highline

Painel digital é item opcional na versão Highline (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Com medidas generosas, o Virtus é um carro de presença. As carrocerias hatch e sedã da geração anterior do Polo brasileiro (lançada em 2002) tinham os mesmos 246 cm entre os eixos e nenhuma jamais figurou entre os carros mais vendidos de seus respectivos segmentos.

Ainda que a duras penas, a Volkswagen parece ter aprendido a lição. Para começar, adotou uma estratégia diferente da Fiat ao esticar o seu hatch.

Em vez de manter o entre-eixos e adaptar portas traseiras, teto e porta-malas, engenheiros e designers alemães e brasileiros se valeram da modularidade da plataforma MQB e alteraram também o entre-eixos (de 256,5 cm para 265,1 cm).

Com 448,2 cm de comprimento, 175,1 cm de largura e 147,2 cm de altura, o Virtus impressiona pelo porte quando comparado a rivais veteranos, como Hyundai HB20S (423 x 168 x 147 cm) e Prisma (428,2 x 170,5 x 147,8 cm).

Perfil lembra o Jetta de nova geração Perfil lembra o Jetta de nova geração

Perfil lembra o Jetta de nova geração (Christian Castanho/Quatro Rodas)

E, especialmente na versão Highline completa, o interior também é de encher os olhos. Assim como no Polo, o acabamento é elogiável. O motorista tem a seu dispor volante, banco e retrovisores com grande amplitude e facilidade de ajuste, o que permite o uso compartilhado por pessoas de estaturas bem diferentes.

Cabine se destaca pela elevada qualidade de materiais e montagem Cabine se destaca pela elevada qualidade de materiais e montagem

Cabine se destaca pela elevada qualidade de materiais e montagem (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Mas conforto de verdade tem quem viaja no banco traseiro. Ainda que os dianteiros estejam totalmente recuados, as pernas não são espremidas. O espaço para cabeça e na altura dos ombros e cotovelos também é bom.

Melhor que isso, só se o assoalho fosse plano na região central, como no Honda City – que também briga entre os sedãs compactos e receberá um facelift até março.

Espaço interno traseiro é um dos pontos fortes do Virtus Espaço interno traseiro é um dos pontos fortes do Virtus

Espaço interno traseiro é um dos pontos fortes do Virtus (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O porta-malas, com 521 litros, está entre os maiores do segmento. Bastante ampla, a boca do compartimento facilita a acomodação de objetos volumosos. Se estiver equipado com a prancha (opcional), que permite a elevação do fundo, melhor ainda.

Ao volante, a maciez da suspensão notada no Polo se repete, muito embora a melhor distribuição de massa do sedã tenha atenuado a forte tendência de saídas de frente.

A posição de dirigir é confortável e a maciez da suspensão notada no Polo se repete A posição de dirigir é confortável e a maciez da suspensão notada no Polo se repete

A posição de dirigir é confortável e a maciez da suspensão notada no Polo se repete (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Ficha Técnica

  • Preço: R$ 79.900
  • Motor: gas., diant., transv., três cilindros, 999 cm3, 12V, turbo, 128/116 cv a 5.500 rpm, 20,4 mkgf a 2.000/3.500 rpm
  • Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
  • Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
  • Freios: discos ventilados (diant.) e sólidos (tras.)
  • Direção: elétrica
  • Pneus: 205/50 R17
  • Dimensões: compr., 448,2 cm; largura, 175,1 cm; alt., 147,2 cm; entre-eixos, 265,1 cm; peso, 1.192; tanque, 52 l; porta-malas, 521 l
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  1. Resumindo, mais uma caixa de sapatos fabricada pela Volks… Desing horrível, acabamento pífio e o pior de tudo… 1.0 Turbo!!!! kkkkk Dá pra sair de mão dada com o UP! (a caixinha de sapatos)…. Parabéns brasileiros….. isso sim é um descaso….