Ford Ka e Ka+ zeram testes de colisão do Latin NCAP

Resultados na prova de impacto lateral foram os piores da bateria de testes realizados

Resultado da linha Ka foi bem inferior ao teste realizado em 2015

Resultado da linha Ka foi bem inferior ao teste realizado em 2015 (Latin NCAP/Divulgação)

O Chevrolet Onix não é mais o único modelo a zerar o teste de impacto realizado pelo Latin NCAP.

O Ford Ka e o Ka+ receberam a nota mínima (zero estrela) na proteção a adultos e três estrelas na proteção a crianças.

Este é o segundo teste realizado de acordo com os novos protocolos de avaliação lançados pelo órgão em 2016. Nos parâmetros anteriores, o Ka havia recebido quatro estrelas na proteção a adultos e três na proteção a crianças.

O relatório informa que a linha Ka foi mal avaliada no teste de impacto lateral, apresentando lesões no peito do passageiro adulto, invasão da coluna “B” no habitáculo e dificuldade na abertura das portas.

Porta traseira do Ka se abriu após o impacto

Porta traseira do Ka se abriu após o impacto (Latin NCAP/Divulgação)

A falta de dispositivos de absorção de impacto lateral na estrutura e nos painéis das portas também pesou contra o desempenho dos compactos.

Assim, o Latin NCAP afirma que, com base nos resultados dos testes, “o Ka não foi aprovado conforme a norma básica de proteção contra impactos laterais das Nações Unidas (UN95), obrigatória na Europa desde 1995”.

A proteção para crianças foi classificada como aceitável, embora a porta traseira direita tenha se aberto no teste de impacto lateral.

O Ka não oferece cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros e a sinalização da posição dos ganchos Isofix foi considerada deficiente.

Pior resultado do Ka foi obtido no teste de impacto lateral

Pior resultado do Ka foi obtido no teste de impacto lateral (Latin NCAP/Quatro Rodas)

A falta de um sistema para desligar o airbag do passageiro, recomendável em caso de instalação de uma cadeirinha infantil, também mereceu críticas.

Procurada pela reportagem de QUATRO RODAS, a assessoria de imprensa da Ford declarou que o Ka “cumpre integralmente com a respectiva legislação brasileira e oferece equipamentos de série que vão além das exigências locais de segurança”.

Veja abaixo os testes de impacto realizados com a linha Ka:

Nascido no Brasil, Ka ficou mais seguro na Europa

Segundo projeto global desenvolvido no Brasil (o primeiro foi o EcoSport), o Ka é vendido em alguns mercados europeus com o nome de Ka+. Antes de ser lançado no Velho Continente, a Ford realizou diversas alterações no projeto original.

Além do uso de materiais de melhor qualidade em sua construção, a marca alterou os ajustes de suspensão, chassi, freios e assistência de direção.

Ele também ganhou seis airbags (incluindo bolsas laterais e do tipo cortina para proteção da cabeça) e controle de estabilidade em todas as versões.

Submetido ao teste do Euro NCAP, o Ka ganhou três estrelas (de um total de cinco), sendo avaliado com um percentual de proteção de 73% para adultos e 61% para crianças.

O hatch ofereceu boa proteção para a cabeça dos ocupantes da frente no teste de colisão frontal parcial, mas permitiu danos no peito e fêmur dos dummies, recebendo a nota “marginal”.

A proteção do tórax do passageiro no impacto frontal total foi ainda pior, sendo avaliada como “pobre” – a nota mais baixa atribuída pelo instituto.  Já os resultados de impacto lateral e traseiro foram classificados como bons.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. O Mobi conseguiu apenas nota 1, o que isto significa de melhor, na pratica, do que a nota 0?

  2. Paulo Sanches

    Verdadeiros MOEDORES de Carne Humana, quem compra , marca encontro com o Capeta.