Confirmado: SUV cupê do Pulse e rival do Nivus vai se chamar Fiat Fastback
Segundo SUV em um ano, o Fastback estreia ainda em 2022 como o Fiat mais sofisticado fabricado no Brasil
O SUV cupê baseado na mesma plataforma MLA do Pulse teve seu nome confirmado. O Fiat Fastback será lançado ainda no segundo semestre de 2022 e promete ser mais sofisticado que o Volkswagen Nivus e que o próprio Fiat Pulse.
QUATRO RODAS acompanha o Projeto 326 desde abril, antes mesmo de as primeiras mulas de testes serem flagradas nas ruas e antecipou na edição de setembro de 2021 que seu nome seria Fastback. Agora, por meio de um teaser, a Fiat confirmou o batismo com o nome que em 2018 identificou o conceito de um SUV cupê derivado da Fiat Toro. Foi, de fato, o embrião do projeto.
A boa aceitação daquele design fez a Fiat buscar um meio de lançar um SUV cupê. A aprovação do projeto veio há um ano e meio e a fabricante optou por usar a base do seu primeiro SUV fabricado no Brasil.
O Fiat Fastback 2023 aproveita a plataforma MLA e sua dianteira será idêntica a do Pulse Abarth, que também será lançado ainda em 2022. Para ter o perfil de cupê, porém, suas portas traseiras terão o mesmo formato das usadas pelo Cronos. O balanço traseiro maior proporcionará um porta-malas igualmente maior.
O Fiat Fastback será concorrente direto do Volkswagen Nivus, outro SUV compacto com perfil de cupê. A intenção é posicionar o Fastback numa faixa de preço acima do Pulse, que por sua vez é mais barato e menos equipado que o rival da marca alemã mesmo em sua versão mais cara.
Pode parecer audacioso, mas o Fastback será o carro mais sofisticado da Fiat fabricado no Brasil. O painel será basicamente o mesmo do Pulse, mas com elementos exclusivos e o quadro de instrumentos digital presente em mais versões. O que realmente fará toda a diferença na cabine será o console central elevado, à moda do Honda HR-V.
É no console onde estará posicionado o comando do freio de estacionamento eletrônico. É um tanto exótico oferecer freio de estacionamento eletrônico quando se tem freios traseiros a tambor (assim como o Pulse Abarth), tanto que poucos fornecedores conseguiriam atender à demanda da Fiat. Outra exclusividade dentro da marca ficará por conta do piloto automático adaptativo (ACC), dos seis airbags (o Pulse só tem quatro) e dos faróis full-led (o Pulse ainda tem setas convencionais).
A ideia de deixar o carro com aspecto mais sofisticado se estende ao design da traseira, que promete ser “bastante italiano”, à despeito de alguma semelhança com o BMW X4, especialmente nas lanternas estreitas. Além disso, seu design foi 100% concebido no Brasil.
A intenção da Fiat é tentar desprender seu segundo SUV compacto da pretensão jovial e arrojada do Pulse e oferecer alternativa mais urbana ao Jeep Renegade. Um cruzamento com os preços dos dois modelos, porém, será inevitável.
Motores, versões e preços do Fiat Fastback 2023
QUATRO RODAS já teve acesso a dados da homologação do Fiat Fastback (o que, de fato, já confirmava seu nome) e ele será vendido em três versões, todas comuns ao Pulse. A básica será a Drive, seguida pela intermediária Audace e pela topo de linha Impetus.
A parte triste é que, pelo menos até 2023, o Fastback estará disponível apenas com o motor três-cilindros 1.0 12V GSE Turbo com 130 cv e 20,4 kgfm, que hoje equipa apenas as versões mais caras do Pulse, e sempre acompanhado do câmbio CVT com simulação de sete marchas.
A forte demanda pelo quatro-cilindros 1.3 GSE Turbo nos Jeep Renegade e Compass, e o iminente lançamento do Pulse Abarth, fizeram com que a Fiat adiasse o lançamento das duas versões do Fastback com 185 cv e 27,5 kgfm: será uma topo de linha, provavelmente Impetus, e a esportiva Abarth.
Desta forma, o Fiat Fastback Drive 1.0 Turbo terá preço inicial ao redor da faixa entre os R$ 115.290 do Pulse Audace e os R$ 126.990 do Pulse Impetus. O Fastback Audace teria preço ao redor dos R$ 130.000, enquanto o Fastback Impetus poderia beirar os R$ 140.000. Enquanto isso, o Jeep Renegade custa R$ 127.590 na versão Sport e R$ 142.590 na versão Longitude, sempre com o motor 1.3 turbo de 185 cv.
O motor é um problema? Bem, o VW Nivus Highline tem motor 1.0 TSI de 128 cv e hoje custa R$ 136.270. A briga será muito boa.