Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Fiat terá SUV cupê com visual de BMW X4, base do Cronos e preço do T-Cross

Projeto 376 será lançado no Brasil daqui a um ano e usará o mesmo motor 1.3 turboflex da nova Toro

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Eduardo Passos
Atualizado em 29 jul 2021, 17h31 - Publicado em 16 abr 2021, 17h26
PROGETTO 376
Projeto 376 será SUV cupê compacto com preço de T-Cross e motor do Compass e da nova Toro (Renato Aspromonte/Quatro Rodas)

Duas fabricantes vêm mostrando talento em disfarçar o aproveitamento de peças ao criar novos carros. O Volkswagen Nivus, por exemplo, camufla muito bem que tetos e portas são os mesmos do Polo, mas a Fiat usa essa técnica há mais tempo. O Mobi é uma versão curta do Uno e a Strada mistura partes do chassi de Mobi, da Fiorino (que por sua vez aproveitava a antiga Strada) e mecânica do Argo.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90 

Essa salada com peças de prateleira agora promete um novo capítulo com a inédita linha de SUVs da Fiat. Os projetos 363 (SUV compacto) e 376 (SUV cupê compacto) estarão intimamente ligados onde se vê e onde não se vê.

Continua após a publicidade

A estratégia da Fiat será o inverso da adotada pela VW com Nivus e T-Cross. Em vez de o SUV cupê ser mais barato, ele será mais caro na linha Fiat. O 376 terá preço ao redor dos R$ 120.000.

O projeto 376 também será maior: espere entre-eixos ao redor dos 2,60 m (o 363 mantém os 2,52 m do Argo), pois não poderá se aproximar tanto dos 2,64 m do Jeep Compass. A plataforma, porém, será a mesma MP3, do Fiat 363, que é uma versão da MP1 usada por Argo e Cronos, mas com boas diferenças no conjunto de suspensão e na arquitetura eletrônica. Por conta do balanço traseiro maior, o Cronos foi usado como ponto de partida para o projeto. 

Continua após a publicidade
Fiat 376 flagra
Mula de testes usa carroceria do Cronos, mas bitola é alargada para ter porte do Compass (Guilherme Fontana/Quatro Rodas)

Outras boas semelhanças e diferenças estarão no visual o 376 terá design mais classudo.

A proposta inicial também previa dianteira alta, mas trocando os exageros estéticos que evocam o uso off-road, por elementos de estilo mais elaborado. A Fiat também faz essa diferenciação entre Argo e Cronos, que têm grade e para-choque dianteiro distintos mas compartilham faróis, capô e para-lamas.

Continua após a publicidade

Contudo, a Fiat também já monta protótipos com exatamente a mesma dianteira do 363. Com esta proposta, o SUV cupê também passaria a ter plásticos pretos ao redor da carroceria, além de rack no teto.

Fiat Progetto 363
Eis o novo SUV da Fiat, provisoriamente batizado de Progetto 363: dianteira pode ser aproveitada no 376 (Divulgação/Fiat)
Fiat 376 flagra
Balanço dianteiro mais longo será aproveitado pelo SUV cupê (Guilherme Fontana/Quatro Rodas)

O grande cartão de visitas do Fiat Projeto 376, entretanto será a traseira com caimento de cupê, que lembrará bastante o estilo adotado no BMW X4, por exemplo. A criação foi motivada pelo sucesso do conceito Fiat Fastback, mostrada há quase três anos no Salão de São Paulo. Não à toa, o carro definitivo também terá lanternas fininhas de leds que acompanharão o forte vinco da lateral.

O Fiat 376 será lançado daqui a um ano, bons meses depois do 363, que está previsto para meados do segundo semestre. Isso porque os testes de rua do 376 só começaram há algumas semanas, no Brasil e na Suécia, onde ocorrem as provas dos controles de estabilidade e tração. Tudo porque o carro precisará estar pronto no próximo inverno do hemisfério norte.

O SUV cupê da Fiat terá o motor 1.0 GSE T3 nas versões de entrada e o 1.3 GSE T4, que fará sua estreia nas linhas 2022 de Fiat Toro e Jeep Compass. Com quatro cilindros, terá mais de 180 cv em sua versão flex e 27,5 kgfm, e será combinado a um câmbio automático de seis marchas Aisin.

Ainda terá central multimídia de 10,1”, painel de instrumentos digital em 7,5” ou 10,25”, seis airbags (o 363 terá apenas quatro, frontais e laterais) e até piloto automático adaptativo, além dos recursos de conectividade que Fiat e Jeep vêm implantando junto a Tim e Amazon. Na prática, seria como um Renault Arkana, que a marca francesa desistiu de lançar no Brasil. Ainda dá para voltar atrás.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Continua após a publicidade
Capa Maio 2021
A edição 745 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.