Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Prorrogamos a Black: Assine por apenas 5,99

Segredo: novo SUV popular da VW ameaça matar Gol, Fox e Up! de uma vez

Projeto A0 SUV será produzido em Taubaté a partir de 2022 com proposta similar à do Renault Kwid, porém com dimensões maiores

Por Leonardo Felix, Renan Bandeira
3 jan 2020, 07h00 • Atualizado em 22 jan 2020, 08h57
  • Volkswagen Showcar ID. CROZZ
    (Divulgação/Volkswagen)

    “O SUV dos compactos”. Com este slogan muito bem engendrado – apesar de um tanto forçoso para as características do carro -, a Renault lançou o Kwid no Brasil com um destaque notório.

    É mais ou menos isto que a Volkswagen pretende fazer com o projeto A0 SUV em 2022, quando o ainda misterioso modelo começará a ser produzido em Taubaté (SP).

    O modelo, cujas informações vêm sendo antecipadas em primeira mão por QUATRO RODAS desde março do ano passado, também terá características de “SUV popular”, embora com dimensões maiores que as do Kwid.

    renault-kwid-outsider
    Kwid serviu de inspiração remota para a concepção do A0 SUV (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Nossas últimas apurações apontam que o A0 SUV é visto internamente como um “carro com características de SUV”, o que significa que deve ter suspensões e ponto H elevados em relação a um hatchback compacto.

    Sua missão primária será substituir o Fox, justamente o “hatch altinho” da marca.

    Continua após a publicidade

    Durante muitos anos, o Fox se aproveitou das características de sua carroceria mais alta em relação ao Gol para fazer sucesso entre os brasileiros, incluindo a exagerada e ainda mais alta versão CrossFox, carregada de maquiagem aventureira.

    Segredo: novo SUV popular da VW ameaça matar Gol, Fox e Up! de uma vez
    Objetivo do A0 SUV é ter o apelo “aventureiro altinho e popular” que o CrossFox um dia teve (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Como o Fox está em fim de ciclo – atualmente, é vendido em apenas duas versões e, segundo o site Motor1, deve ter sua produção encerrada já em 2020 -, o A0 SUV viria bem a calhar para substitui-lo.

    Vale lembrar que o projeto utilizará plataforma modular MQB, a mesma do Polo, com quem deve compartilhar a motorização 1.0 turbo flex (possível numa calibração mais mansa, tal qual o Up!, denominada 170 TSI).

    Tanto que, durante a elaboração do visual, desde 2018, os designers o vinham chamando de “Polo SUV”.

    Continua após a publicidade

    Seu comprimento deve ficar na faixa de 4 metros, conforme já indicado por ninguém menos que o presidente da VW na América do Sul, Pablo di Si.

    VW T-Track 1
    A0 SUV seria enfim a concretização do que o projeto Taigun se propôs a ser um dia (Du Oliveira/Quatro Rodas)

    É bem mais do que os 3,68 m do Kwid (por isso a comparação entre ambos deve ser comedida), mas ainda aquém dos 4,06 m do Polo, o que denota o caráter compacto e mais popularesco do projeto.

    Mais do que o SUV cupê Nivus.

    É possível, ainda, que haja uma redução de entre-eixos em relação aos 2,56 m do Polo, o que faria do A0 SUV o veículo de menores dimensões entre todos os carros feitos sobre a plataforma MQB.

    Continua após a publicidade

    Assim, seria possível sua comercialização na Europa com posicionamento abaixo do T-Cross (que, por lá, é construído sobre os 2,56 m do hatch, e não sobre os 2,65 m do sedã Virtus, como no Brasil e na China).

    Segredo: novo SUV popular da VW ameaça matar Gol, Fox e Up! de uma vez
    Gol: qual será o futuro do veterano? (Divulgação/Volkswagen)

    A grande surpresa é que sua chegada não deve afetar somente a veterana raposa. Com o desejo da VW de emplacar um “SUV de alto apelo popular” no mercado, o futuro dos subcompactos Up! e Gol também está ameaçado.

    Segundo um informante, a ideia da fabricante com o A0 SUV é justamente ter um substituto único para seus três hatches de entrada.

    Com isso, a Volkswagen reduziria custos de desenvolvimento sem perder rentabilidade (pelo contrário!) nem participação em vendas.

    Continua após a publicidade
    Volkswagen Up! 2020
    Up! corre o risco de morrer, mas sua base ainda pode ser aproveitada (Divulgação/Volkswagen)

    É importante observar que a Volkswagen possui um projeto A00 voltado à América do Sul, que serviria inicialmente para assumir o lugar de Gol e Up!.

    Caso mantenha o nome Gol, este produto terá de ser obrigatoriamente produzido em Taubaté, como parte de um acordo com o sindicato dos metalúrgicos local.

    Suas informações ainda são escassas, mas ele deve aproveitar a base PQ12 do Up!, muito mais moderna do que a PQ24 usada nos dias atuais por Gol e Fox.

    Ocorre que este projeto, cuja previsão inicial é que ganhasse vida até 2021, encontra-se congelado e não deve se tornar realidade antes do A0 SUV, este já programado para lançamento em 2022.

    Continua após a publicidade

    Até lá, os rumos a serem tomados por Gol e Up! são nebulosos.

    Se o Fox tende mesmo a ser descontinuado em breve, QUATRO RODAS entende que o Up! pode passar por uma pequena atualização entre 2020 e 21 para sobreviver até 2024, quando o projeto completará dez anos de mercado.

    Já o veterano Gol não deve ser tirado de linha pelo menos até a chegada do A0 SUV, sendo mantido no período como opção de entrada da marca no país, com vendas voltadas especialmente a frotistas.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    PRORROGAMOS BLACK FRIDAY

    Digital Completo

    Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
    Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
    De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
    PRORROGAMOS BLACK FRIDAY

    Revista em Casa + Digital Completo

    Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
    De: R$ 26,90/mês
    A partir de R$ 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.