Segredo: VW lançará SUV pequeno com preço de “carro popular” em 2022
Projeto A0 SUV, que usará plataforma do Polo e será produzido em Taubaté (SP), com posicionamento abaixo do T-Cross, já tem prazo para ganhar as ruas
Em março deste ano, QUATRO RODAS antecipou que a Volkswagen preparava não um, mas dois projetos de novos SUVs para o Brasil nos próximos anos.
Um é o modelo VW 270 3 CUV (ou SUV cupê do Polo, se assim preferir), que será produzido em São Bernardo do Campo (SP) a partir do ano que vem e deve receber o nome T-Sport, compartilhando muitos elementos com o hatch compacto.
O outro, por enquanto conhecido internamente apenas pela nomenclatura VW A0 SUV, também já ganhou o aval da matriz para seguir adiante, com produção em Taubaté (SP).
O presidente da marca para América do Sul, Central e Caribe, Pablo di Si, já confirmou a existência desse projeto no Salão de Frankfurt deste ano, porém sem dar muitos detalhes.
Embora as pistas sobre o modelo ainda sejam muito escassas, nossa reportagem obteve mais algumas informações. A primeira, e talvez mais importante delas: a fabricante já confirmou a todo o corpo diretivo que o lançamento acontecerá em 2022.
O carro já se encontra em estágio final de elaboração do visual, que vem sendo desenvolvido por designers brasileiros pelo menos desde 2018. Entre eles, o apelido usado é “Polo SUV”. T-Cross e T-Sport são usados como inspiração visual.
Juntemos isso mais o código de engenharia, A0 SUV, e não fica difícil deduzir que o modelo utilizará a plataforma MQB com entre-eixos de 2,56 metros, tal qual Polo e T-Sport.
O comprimento ficará pouco acima de 4 metros e a largura, perto de 1,75 m. Assim, será posicionado abaixo do T-Cross e seus 2,65 m de entre-eixos, 4,20 m de comprimento e 1,76 m de largura.
Seus rivais serão Caoa Chery Tiggo 2 e o vindouro SUV compacto da Fiat a ser lançado até 2021.
No ano que vem, os primeiros protótipos serão liberados para testes em túnel de vento e campos fechados de prova. Mas as aparições públicas iniciais de mulas e protótipos com carroceria definitiva devem acontecer só em 2021.
Com o A0 SUV, a ideia da Volkswagen é enfim colocar em prática um conceito com o qual a empresa vem namorando desde 2012, com o Taigun (nascido da costela do Up!).
A diferença é que, ao usar a base do Polo, o novo modelo será espaçoso como se espera minimamente de um SUV, embora acessível a ponto de ser vendido com preço de hatches compactos como Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e o próprio Polo – pelo menos no comparativo da versão mais básica daquele versus versões de topo destes.
Estamos falando de uma faixa entre R$ 70.000 e R$ 90.000. Uma faixa de preços que será compartilhada entre A0 SUV e A0 CUV (T-Sport), nesta mesma ordem.
O A0 SUV terá um preço de entrada mais barato, sendo o SUV mais acessível da Volks. Já o T-Sport, com carroceria maior e design mais dinâmico, fará a ponte entre ele e o T-Cross.
Por outro lado, interpretando as palavras de Pablo di Si em Frankfurt, o projeto já estaria previsto para ser vendido globalmente, assim como acontecerá com o T-Sport e com a picape Tarok, outros dois carros criados pela filial brasileira.