Acredite se quiser: VW terá outro SUV nacional abaixo de T-Cross e T-Sport

Pablo di Si, presidente da marca, confirmou a produção de outro SUV nacional em Taubaté. Modelo deve ser apresentado no final de 2020

Projeção do possível SUV (ainda mais) compacto da Volkswagen

Projeção do possível SUV (ainda mais) compacto da Volkswagen (Du Oliveira/Quatro Rodas)

A investida da Volkswagen no mercado de SUVs ainda não terminou no Brasil.

Depois de lançar o médio Tiguan Allspace e o compacto T-Cross, de confirmar um SUV cupê compacto – cujo nome deve ser T-Sport; confira nossa projeção do modelo – e de acenar para a chegada do compacto-médio Tarek (que será produzido na Argentina em 2021, mas pode chegar antes via México), a fabricante alemã terá um quinto utilitário em nosso mercado no final de 2020.

E, pasmem, ele deve ser menor do que todos os outros modelos citados anteriormente.

Pequeno SUV a ser feito em Taubaté chega depois do SUV cupê T-Sport, que será feito no ABC paulista

Pequeno SUV a ser feito em Taubaté chega depois do SUV cupê T-Sport, que será feito no ABC paulista (Du Oliveira/Quatro Rodas)

Pablo di Si, presidente da marca na América do Sul, confirmou a jornalistas em encontro no Salão de Frankfurt (Alemanha) que há um projeto em curso para a fábrica de Taubaté (SP).

Sua apresentação ocorrerá no segundo semestre do ano que vem e a Volkswagen já está, inclusive, negociando com o sindicato local. O executivo fez questão de deixar claro que a Volks não sairá do segmento de entrada no Brasil.

Se o presidente não revela, QUATRO RODAS vai atrás de informação. E relembra que, em março deste ano, o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté (SP) confirmou um acordo para produzir lá um projeto denominado “VWA0SUV”

Segundo Di Si, a Volkswagen apresentará no ano que vem “o segundo de um total de três projetos desenvolvidos no Brasil que chegarão à Europa”, junto do T-Sport e da picape compacta-média Tarok – que estará no Salão de Frankfurt nos dias abertos ao público.

Para QUATRO RODAS, trata-se do mesmo modelo.

Tarok será o terceiro projeto da VW do Brasil a ganhar o mundo entre 2020 e 21

Tarok será o terceiro projeto da VW do Brasil a ganhar o mundo entre 2020 e 21 (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Di Si também se esquivou de revelar quais serão as dimensões ou o posicionamento desse futuro modelo em relação aos demais SUVs da Volkswagen. “[Como o novo SUV será posicionado?] Essa é nossa conversa quase diária. Eu acredito que o mercado vai expandir e ficar cada vez mais segmentado”, previu o executivo.

“Hoje podemos ter SUVs maiores, menores, mais esportivos… Por isso vamos ter o A0 CUV, que apresentamos semana passada, e por isso temos o Tiguan, o Tarek, o T-Cross e um que vai ficar por aí, não vou falar onde…”, disse, com ar de mistério.

T-Cross ficará posicionado acima dos dois novos SUVs

T-Cross ficará posicionado acima dos dois novos SUVs (Divulgação/Volkswagen)

A0 é o dimensionamento da plataforma MQB voltado a veículos compactos, como Polo, Virtus, T-Cross e T-Sport. Ou seja: o misterioso SUV anunciado por Di Si será pequeno, e aí só resta que seja posicionado abaixo de T-Cross e T-Sport.

Logo acima do T-Cross ficará o Tarek

Logo acima do T-Cross ficará o Tarek (Divulgação/Volkswagen)

“O tamanho de 4 metros [de comprimento] é o minimo para um SUV”, afirmou o chefão sul-americano da Volkswagen, que depois completou: “A mudança de silhuetas é fundamental, assim como a questão da conectividade”.

Se o T-Cross possui 4,20 metros de comprimento no Brasil e 4,11 m na Europa, por que não esperar por um SUV ainda menor, justamente na faixa de 4 metros? Já a questão da silhueta do modelo, esta segue sendo um grande segredo.

Tiguan Allspace R-Line 350 TSI No topo da cadeia de SUVs da Volkswagen ficará o Tiguan

No topo da cadeia de SUVs da Volkswagen ficará o Tiguan (Divulgação/Volkswagen)

Para isso, sua distância entre-eixos não poderia superar os 2,56 metros de Polo, T-Sport e do T-Cross europeu, ficando talvez até um pouco abaixo disso (e antecipando o entre-eixos do sucessor de Gol e Up!).

O motor 1.0 TSI nas calibrações 170 ou 200 TSI é forte candidato a equipar um modelo nessas configurações tão compactas, assim como o 1.6 MSI. Mas esses detalhes, por enquanto, não passam de especulações.

Com a chegada desse “mini-SUV”, a Volkswagen fecharia a “escada” de utilitários esportivos à venda no Brasil com cinco produtos: ele, o T-Sport, o T-Cross, o Tarek e o Tiguan.

Segundo di Si, não há espaço no país para produtos de porte maior, como o Atlas, o Atlas Cross Sport ou o Touareg. “Eles não cabem nos shoppings de São Paulo”, enfatizou o executivo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s