Perua mais barata à venda no Brasil é elétrica e custa mais de R$ 700.000
Brasil só tem três peruas à venda atualmente e todas são de luxo, eletrificadas e têm preços proibitivos
Se não era fácil ser fã de peruas no Brasil, agora está longe de ser barato. Se já faltavam opções desde o fim de VW Golf Variant e Fiat Weekend, agora, sequer existem os Mini Clubman e versões de BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C, ou a Volvo V60. O que resta são peruas esportivas e a mais barata delas custa R$ 699.000 em sua configuração mais básica.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Trata-se da Porsche Taycan 4 Cross Turismo sem opcionais (há pelo menos uma centenas deles). A versão perua do Taycan (cuja versão básica custa R$ 629.000) chega ao Brasil apenas com visual mais aventureiro e tem dois motores que somam 326 cv, com pico de 405 cv quando com controle de largada. O motor traseiro tem câmbio de duas marchas.
O conjunto de baterias de 79,2 kWh garante autonomia de até 432 km em ciclo combinado WLTP. A Porsche declara 0 a 100 km/h em 5,4 segundos.
A Porsche ainda tem outra perua, mas híbrida. É a Panamera 4 E-Hybrid Sport Turismo, que custa a partir de R$ 709.000. Ela combina o motor V6 2.9 turbo de 330 cv com um elétrico de 136 cv, chegando ao pico de 432 cv e 71,4 kgfm.
Com bateria de 17,9 kWh, a perua híbrida é capaz de rodar até 55 km (WLTP) apenas com o motor elétrico, que leva a Sport Turismo a até 140 km/h, A Porsche declara 0 a 100 km/h em 4,4 segundos e velocidade máxima de 280 km/h.
Quem quiser andar mais rápido ainda tem mais uma perua como opção. A Audi não tem novas unidades da RS 4 Avant disponíveis para 2022, mas a RS 6 Avant segue disponível e custa 1.119.990.
Seu motor é o mesmo V8 4.0 biturbo que equipa o Lamborghini Urus. Não tem os mesmos 650 cv, mas os 600 cv e 81,6 kgfm o que ainda é muito. A transmissão é automática de oito marchas e a tração, integral, como manda a cartilha dos bons Audi RS. Ainda tem diferencial autoblocante, que permite transferência de até 70% da força para o eixo dianteiro ou 85% para o traseiro.
Esse conjunto a torna uma das peruas mais rápidas do mundo, capaz de chegar aos 100 km/h em 3,6 segundos e a uma máxima de 306 km/h.
E se ficar com peso na consciência, vale lembrar que a Audi RS6 Avant é híbrida. Seu conjunto mecânico tem um sistema híbrido parcial de 48V integrado por meio de correia: é responsável por cumprir a função de alternador, motor de partida e também é capaz de impulsionar a RS6 entre 55 e 160 km/h, quando em velocidade constante, por até 40 s.
A energia fica armazenada em um bateria de íons de lítio, que pode armazenar mais de 12 kW em uma desaceleração leve. No uso diário é possível evitar o consumo de 800 ml de gasolina a cada 100 km.
Qual é o futuro das peruas?
A Mercedes já definiu que não vai desenvolver novas gerações para as peruas que comercializa atualmente, como a nova C200 All-Terrain, por falta de demanda. Mas a BMW ainda aposta na carroceria station wagon, tanto que está prestes de lançar a M3 Touring, uma perua esportiva que passou mais de 20 anos como promessa.
A Audi, por sua vez, já ensaia como será a próxima geração da A6 Avant elétrica com o conceito A6 Avant E-Tron, que diz representar 95% do carro definitivo. Ou seja, ainda não é o fim das peruas.