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Da nova Ranger ao Corolla de 304 cv: os 15 carros mais aguardados em 2023

Em meio a dezenas de novidades marcadas para 2023, separamos algumas possíveis boas compras e modelos que agradarão os fanáticos

Por Eduardo Passos
Atualizado em 22 dez 2022, 19h34 - Publicado em 22 dez 2022, 17h56

Com o Natal se aproximando, a lista de presentes do Papai Noel já está fechada há um bom tempo. Caso o leitor de QUATRO RODAS, entretanto, planeje ser um bom garoto no ano que vem, o que não falta é opção de presentes motorizados.

Em 2023, o Brasil, espera-se, viverá um ano ainda mais agitado no meio automotivo, com a expectativa de uma sequência de recuperação pós-pandemia. O mundo todo está em situação parecida e, enquanto algum evento ao redor do globo não causa uma crise de suprimentos, mais e mais fabricantes conseguirão ampliar seu catálogo de produtos.

No mercado nacional, a previsão é que fabricantes generalistas façam sua estreia no mundo dos elétricos — caso da Volkswagen e Hyundai — ou que ampliem sua presença — caso de Renault e Chevrolet. Também haverá estreias importantes em segmentos de caminhonetes, modelos consagrados ganhando muita potência e até novas marcas que produzirão localmente.

Para ajudá-lo na missão de passar vontade por alguns meses, QUATRO RODAS escolheu 15 lançamentos que têm tudo para empolgar de alguma forma quem ama carros. Prepare a lista para o Natal de 2023!

Volkswagen Polo Track
(Arte/Quatro Rodas)

15. Volkswagen Polo Track

Após 42 anos de história, o Volkswagen Gol finalmente se aposentou. Nos últimos anos, o Gol ainda performava muito bem, principalmente por conta das vendas diretas a frotistas e locadoras. O gosto do consumidor “pessoa física”, entretanto, já vinha tendendo fortemente para modelos mais recentes, como o Hyundai HB20 e o Chevrolet Onix.

Mas o problema está no colo do Polo Track, que chega em fevereiro para ser o Volkswagen mais barato do Brasil. Em relação ao novo Polo apresentado em outubro, ele abre mão da reestilização dianteira e equipamentos como central multimídia. Mesmo assim, há quatro airbags, controles de tração e estabilidade, hill holder e quatro alto-falantes. O motor é 1.0 aspirado, de 84 cv e 10,3 kgfm, sempre com câmbio manual.

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QUANDO? Fevereiro

QUANTO? R$ 79.990 (confirmado)

Chevrolet Silverado
(Arte/Quatro Rodas)

14. Chevrolet Silverado

Quando não se vendiam picapes grandes no Brasil, a Ram (terceira colocada do segmento nos EUA) introduziu suas 1500 e 2500 no mercado e fez a festa. Agora, as duas líderes do tipo de veículo mais vendido dos Estados Unidos querem aproveitar a onda.

Segunda colocada, a Chevrolet Silverado deve chegar no final do ano, em versões das mais caras à venda. Além de um bom nível de conforto, a General Motors apostará em motor V8 a gasolina, que pode ser o 5.3 (360 cv/52,8 kgfm) ou o 6.2 (426 cv/63,6 kgfm).

QUANDO? 4º trimestre

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QUANTO? Entre R$ 400.000 e R$ 500.000

Ford F-150.jpg
(Arte/Quatro Rodas)

13. Ford F-150

Assim como a GM, a Ford quer vender uma picape fullsize aqui: a F-150, nada menos que o veículo mais popular de todos os Estados Unidos. Ela também chegará só em versões mais caras; uma delas a Lariat FX4, que une preparo off-road a motor V8 5.0 de 405 cv e bastante conforto. Uma ofensiva que será feita em trio, junto à nova Ranger (ver abaixo) e a nova Maverick híbrida.

QUANDO? “O mais rápido possível”, diz a Ford

QUANTO? Entre R$ 400.000 e R$ 500.000

GWM Haval H6
(Arte/Quatro Rodas)

12. Haval H6

O crescente sucesso da Caoa Chery vêm mostrando que o tempo de marcas chinesas problemáticas está ficando para trás. Na verdade, há potencial até para uma virada de jogo, aproveitando tecnologias de eletrificação exclusivas do país asiático e melhor entendimento do mercado brasileiro.

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A Great Wall Motors (GWM) indica ter feito a lição de casa, buscando entender (e consertar) as falhas na relação entre fabricantes chinesas e público local. Em 2024 já fabricará no interior de São Paulo, mas, antes disso, lançará o Haval H6, que terá modificações exclusivas do Brasil e versão com traseira cupê.

O SUV usará um motor a combustão e dois elétricos para gerar 393 cv com tração integral. Um detalhe importante é que, com pouca bateria, o motor 1.5 gera energia elétrica, permitindo condução típica de elétricos a quase todo instante.

QUANDO? 2º trimestre

QUANTO? Cerca de R$ 260.000

Renault Kangoo E-Tech
(Arte/Quatro Rodas)

11. Renault Kangoo E-Tech

A versão furgão do Renault Kangoo já estava confirmada, mas, em visita de QUATRO RODAS ao arquipélago de Fernando de Noronha, a vinda do Kangoo de passageiros também foi anunciada por acaso.

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Marcando uma revitalização do segmento, o modelo chegará em variante para cinco pessoas, com motor elétrico de 120 cv e bateria de 45 kWh. É suficiente apenas para 285 km de alcance, mas a tendência é que o modelo seja uma boa pedida para fretes e outras aplicações comerciais, que aproveitarão a economia de energia e de manutenção.

QUANDO? 2º semestre

QUANTO? Acima de R$ 200.000

Honda CR-V
(Arte/Quatro Rodas)

10. Honda CR-V

A Honda é outra marca que vem ganhando embalo pós-pandemia. Depois de lançar o novo HR-V, a marca prepara outros dois SUVs para o Brasil no ano que vem. Um deles é SUV do Civic, o ZR-V, que roubou o posto tradicionalmente ocupado pelo CR-V.

Mas não se perca na sopa de letrinhas: o novo Honda CR-V também chegará ao Brasil, com destaque ao conjunto híbrido e:HEV de 207 cv e 34,2 kgfm que é o mais potente já usado pelo modelo. Além disso, a nova geração do CR-V conta com estilo refrescado e mais tecnologia.

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QUANDO? 2023

QUANTO? Acima de R$ 300.000

Fiat Strada
(Arte/Quatro Rodas)

9. Fiat Strada Turbo

Revelada por QUATRO RODAS, a Fiat Strada turbo trará o motor 1.0 mais potente do Brasil, estreado pelo Fiat Pulse. Com 130 cv e 20,4 kgfm, o propulsor deve transformar para melhor a dinâmica da picapinha, notória pelo baixo peso.

Com transmissão CVT, será possível aliar desempenho empolgante com bom consumo — somando isso à capacidade de carga elevada da Strada. Obviamente, a nova versão tende a ser o topo de linha da Strada.

QUANDO? 1º semestre

QUANTO? A partir de R$ 120.000

Kia EV6
(Arte/Quatro Rodas)

8. Kia EV6

Kia EV6 e Hyundai Ioniq 5 foram dois dos modelos mais premiados e elogiados pela imprensa estrangeira ao longo de 2022. A dupla deve muito à plataforma modular e-GMP, que será base dos novos elétricos de ambas as marcas daqui em diante.

A tecnologia sul-coreana promete equilibrar performance, autonomia, tempo de recarga e boa dinâmica veicular em preços mais baratos que a concorrência. No caso do Kia EV6, será interessante acompanhar o desempenho de um modelo de 228 cv e 522 km de autonomia que, lá fora, concorre com o Tesla Model Y, mais vendido da norte-americana.

QUANDO? Agosto ou setembro

QUANTO? A partir de R$ 400.000

Ford Mustang Mach-E
(Arte/Quatro Rodas)

7. Ford Mustang Mach-E

A Ford não se importa de polemizar, deixando isso bem claro no Mustang Mach-E. A ideia de aproveitar o nome de um dos maiores esportivos da história em um SUV cupê elétrico e minimalista foi demais até para alguns fãs da Azul Oval. Mas o Mach-E está aí, e sua chegada ao Brasil deve ser feita de maneira honrosa.

Caso lance a mesma versão flagrada em testes no país, o Mustang elétrico será vendido com configuração bimotor de 487 cv e 87,7 kgfm. E pense bem antes de falar que ele não é esportivo: seu tempo de 0 a 100 km/h é cerca de 1 s menor que o marcado pelo Mustang Mach 1, V8, em nosso teste.

QUANDO? 2023

QUANTO? Acima de R$ 450.000

Volkswagen ID.4
(Arte/Quatro Rodas)

6. Volkswagen ID.4

Mesmo sem vender sequer um híbrido no Brasil, a Volkswagen está revolucionando sua gama no exterior, apostando muito alto na família de elétricos ID. Eles incluem até uma versão futurista da Kombi corujinha, e o primeiro modelo que devemos ver nas ruas é o ID.4.

O SUV médio traz o novo racional de design da Volks, com forte apelo ecológico, minimalista e discreto. Também deve oferecer conjunto com tração traseira, 204 cv, 31,5 kgfm e mais de 500 km de autonomia. Além disso, será o Volkswagen mais caro à venda no mercado nacional.

QUANDO? 2023

QUANTO? Acima de R$ 300.000

Jeep Commander
(Arte/Quatro Rodas)

5. Jeep Commander 2.0 turbo a gasolina

Enquanto o novo Jeep Renegade esbanja os 185 cv e 27,5 kgfm do motor 1.3 turbo, esse já é muito pouco para o Jeep Commander, avaliaram fontes internas. A solução da Stellantis é dar ao modelo de sete lugares o motor 2.0 da família GME, com mais de 260 cv e 40 kgfm.

O propulsor estreará na nova picape média da Ram (veja abaixo), mas também será utilizado para que o Commander não fique para trás na concorrência com o Caoa Chery Tiggo 8 Pro, por exemplo. Motor para isso, ele terá.

QUANDO? 2º semestre

QUANTO? Acima de R$ 270.000

Ford Ranger
(Arte/Quatro Rodas)

4. Ford Ranger

Só Maverick e F-150 não pagam as contas: a Ford aposta na nova Ranger para voltar aos braços do povo brasileiro. Com qualidade reconhecida por QUATRO RODAS no Melhor Compra, a picape média mudou de geração, com a expectativa de que esteja ainda melhor.

A mudança visual é grande, com estética bem alinhada às outras picapes da Ford. Fabricada na Argentina, a Ranger trará novos motores, que provavelmente serão 2.0 turbo a diesel, com até 213 cv e 50,9 kgfm.

QUANDO? 1º semestre

QUANTO? Acima de R$ 200.00

Ram 1200
(Arte/Quatro Rodas)

3. Ram 1200

O único modelo da lista que sequer foi confirmado oficialmente, a nova caminhonete feita no Brasil é um cruzamento de vontades antigas e ocasião favorável. O sonho da Fiat em ter sua picape média será atendido pela Ram; uma ideia que busca aproveitar a percepção de mais prestígio oferecida pela fabricante da 1500.

O design também virá das irmãs maiores, de modo que a provável Ram 1200 seja quase uma mini-1500 em termos estéticos. Mesmo assim, sua base é a plataforma da Fiat Toro, que será ampliada e aperfeiçoada de modo parecido com o feito entre Compass e Commander.

O motor a gasolina será o 2.0 turbo, com mais de 260 cv e 40 kgfm, tração 4×4 e câmbio de nove velocidades. Também haverá versão turbodiesel, provavelmente estreando o motor 2.2 que será o principal do tipo no Brasil daqui em diante.

Por fim, será uma oportunidade interessante de ver como se sai uma picape média monobloco — um dos frutos do avanço tecnológico da indústria nos últimos anos.

QUANDO? 2º semestre

QUANTO? Acima de R$ 200.000

Honda Civic
(Arte/Quatro Rodas)

2. Honda Civic

De acordo com nossa pesquisa d’Os Eleitos, para ter um casamento feliz, arrume um Honda Civic. Mas nem o amor declarado pelos donos impediu o divórcio do sedã, que não estava vendendo tão bem e deixou de ser feito aqui em outubro.

Uma nova fase nessa relação começará no ano que vem, quando o modelo virá importado dos Estados Unidos, em versão híbrida. Apesar de trazer mecânica das mais avançadas, que promete fazer mais de 21 km/l, o carro é fiel à estética. São atualizações comedidas e até mais tradicionais no estilo que a versão que será descontinuada.

2022 Honda Civic e:HEV
Nova geração do Civic tem dianteira menos ousada que antes (Divulgação/Quatro Rodas)

Ao mesmo tempo, será vendido aqui o Civic Type R, altamente esportivo e fabricado exclusivamente no Japão, onde bateu o recorde de volta no circuito de Suzuka entre carros com tração dianteira. O Type R tem motor 2.0 turbo de 319 cv e 42,9 kgfm. A rigidez torcional do carro foi aumentada, assim como a largura dos pneus; a suspensão está mais baixa e há saída quádrupla do escape.

Será a oportunidade mais radical de desfrutar um Civic. Com direito a câmbio manual e ao elegante interior em vermelho, cujo tecido de alto atrito é feito para segurar os ocupantes em curvas velozes.

QUANDO? 1º trimestre (Civic e:HEV)

QUANTO? Cerca de R$ 200.000 (Civic e:HEV); acima de R$ 300.000 (Civic Type R)

Toyota GR Corolla
(Arte/Quatro Rodas)

1. Toyota GR Corolla

“É como se seu tio chegasse cheio de tatuagens em casa”, foi como um leitor de QUATRO RODAS definiu o Toyota GR Corolla em sua apresentação. Esqueça todas as piadas de que é um carro de tiozão, pois o Corolla esportivo, na verdade, vem do rali.

Toyota GR Corolla
Toyota GR Corolla (Divulgação/Toyota)

Baseado na conversão do Yaris de rali para as ruas, o GR Corolla usa uma versão melhorada do motor 1.6 turbo, que agora atinge incríveis 304 cv e 37,4 kgfm. Com carroceria hatch, o esportivo utiliza teto em fibra de carbono para economizar peso e, claro, vem com câmbio manual.

Quadro de instrumentos digital tem layout feito por pilotos de corrida
Quadro de instrumentos digital tem layout feito por pilotos de corrida (Divulgação/Toyota)

Há uso de diferenciais da Torsen para criar um sistema de tração integral que pode fazer o modelo variar quase totalmente de tração traseira para dianteira (e vice-versa) em questão de segundos. Mais largo e estável, o GR Corolla é um carro de competições que será vendido com o mínimo necessário para o mundo real.

QUANDO? 2º semestre

QUANTO? Acima de R$ 300.000

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