Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Caoa Chery Tiggo 8 Pro: como funciona e quando chega o SUV híbrido plug-in

Primeiro híbrido plug-in da Caoa Chery já tem preço, está em pré-venda e é o primeiro SUV importado da marca em anos

Por Henrique Rodriguez Atualizado em 26 jun 2022, 10h24 - Publicado em 26 jun 2022, 09h46

Depois do sucesso do Tiggo 8, terceiro carro mais vendido da Caoa Chery no Brasil, a marca prepara o lançamento de uma versão mais sofisticada do seu SUV de sete lugares. O Caoa Chery Tiggo 8 Pro é híbrido plug-in e já está em pré-venda.

Enquanto o Tiggo 8 é montado em Anápolis (GO) e tem motor 1.6 turbo com injeção direta flex, o Tiggo 8 Pro será importado da China com mecânica híbrida, mas com motor 1.5 turbo ainda movido a gasolina. Será flex no futuro, quando for nacionalizado.

O que há de diferente no Tiggo 8 Pro?

A estrutura do SUV é, basicamente, a mesma do Tiggo 8 que conhecemos. É como se a versão Pro fosse sua reestilização, com faróis full-led mais estreitos, grade e para-choque dianteiros exclusivos e traseira com linhas mais limpas, com para-choque com vincos horizontais e lanternas de leds que não são interligadas por uma barra iluminada.

Caoa Chery Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid 
Divulgação/Caoa Chery

Por dentro, também segue o estilo do Tiggo 7 Pro, o SUV médio da Caoa Chery. O painel tem estrutura parecida, mas o quadro de instrumentos e a central multimídia, ambos com mais de 10 polegadas, ocupam uma mesma moldura com 24,6″.

As saídas de ar-condicionado têm desenho que vai de ponta a ponta do painel e o comando do ar-condicionado automático e digital de duas zonas é feito por uma tela maior e de maior resolução no console central exclusivo. Os bancos dianteiros têm ajuste elétrico e memória.

Caoa Chery Tiggo 8
Caoa Chery Tiggo 8 Divulgação/Caoa Chery

O Tiggo 8 Pro também é o primeiro Caoa Chery com sistemas Adas, um pacote de assistências que contempla assistente de permanência em faixa, alerta de mudança de faixa, assistente de congestionamento, frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal e traseira, farol alto automático e luzes dianteiras adaptativas.

Como é o sistema híbrido do Tiggo 8 Pro?

Entre os novos SUVs híbridos da Caoa Chery, o Tiggo 8 Pro é o único plug-in. Quer dizer que, além de poder ser movido apenas por seus motores elétricos e dispensar o motor a gasolina, também pode ter suas baterias recarregadas em tomada.

Caoa Chery Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid 
Divulgação/Caoa Chery

A bateria de 19,7 kWh, alojada no meio do carro sob o assoalho, pesa 134 kg. Ela garante autonomia para até 77,6 km, de acordo com o método de medição do Inmetro. Bem mais que os 44 km do Jeep Compass 4xe. Com o carregador portátil tipo 2 que acompanha o veículo, a recarga a 200V leva 6 horas.

Compartilhe essa matéria via:

Os outros são híbridos leves, cujo sistema elétrico serve apenas para auxiliar em arrancadas, retomadas ou antecipar o funcionamento do sistema start-stop.

Continua após a publicidade

Caoa Chery Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid 
Divulgação/Caoa Chery

O sistema híbrido plug-in do Tiggo 8 Pro é complexo. Chama-se DHT e contempla dois motores elétricos acoplados ao câmbio, sendo que um substitui o tradicional conversor de torque e outro motor está ligado às engrenagens do câmbio. Esses motores têm 75 cv e 95 cv de potência máxima e 17,3 kgfm e 16,8 kgfm de torque máximo, respectivamente, e são capazes de impulsionar o SUV médio de sete lugares sozinhos.

Caoa Chery Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid 
Divulgação/Caoa Chery

Chama atenção o fato de o câmbio DHT ter 11 marchas combinadas, ou seja, 11 níveis de entrega de torque para as rodas. Apenas três marchas são, de fato, mecânicas. Só esse câmbio complexo tem 110 kg.

Caoa Chery Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid 
Divulgação/Caoa Chery

A potência máxima combinada entre o motor a combustão e os dois motores elétricos é de 317 cv , enquanto o torque máximo chega a um pico de 56,6 kgfm. Quando atua sozinho, o motor 1.5 turbo com injeção multiponto (sem injeção direta, portanto), entrega 147 cv e 22,5 kgfm.

No Tiggo 8 Pro Plug-in o motorista pode alternar entre dois modos de potência (EV e HEV) e dois modos de condução: 

  • EV – modo 100% elétrico, em que somente um ou dois motores elétricos atuam;
  • HEV – modo híbrido que, de forma inteligente, otimiza o funcionamento dos três motores priorizando a economia de combustível;
  • Normal – disponível no modo EV e HEV e que prioriza a economia de combustível;
  • Sport – Disponível somente no modo HEV e que prioriza o desempenho;

Nos modos EV e HEV, é possível gerenciar o nível mínimo da bateria, com valores entre 20% a 70%. Ou seja, caso o condutor opte por 70%, por exemplo, o veículo atua de forma a poupar a bateria para que ela não descarregue além de 70%. Caso opte por 20%, o sistema vai entregar mais performance, entendendo que pode utilizar a carga da bateria ao máximo até atingir o nível de 20%.

Caoa Chery Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid 
Divulgação/Caoa Chery

Mas a forma como o carro decide entregar a força em cada situação, seja em função da velocidade ou da disponibilidade de bateria, varia entre 9 cenários: 

  • Tração com um motor elétrico
  • Tração com dois motores elétricos
  • Três motores simultaneamente
  • Autonomia estendida, com o motor térmico como gerador
  • Só motor a combustão
  • Regeneração suave com um motor elétrico
  • Regeneração com dois motores elétricos
  • Carregamento parado por meio do motor térmico
  • Carregamento em movimento com o motor térmico também impulsionando

Consumo do Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid 

Na homologação junto ao Inmetro/Conpet, o consumo do SUV híbrido é de 18 km/l em ciclo urbano e 17 km/l em ciclo rodoviário, mas a fabricante declara que o consumo médio combinado pode chegar a 42,7 km/l. Desta forma, e com tanque de 45 litros, sua autonomia pode chegar a 810 km. O desempenho de 0 a 100 km/h declarado pela fabricante é de 6,7 segundos, com velocidade máxima de 180 km/h.

Caoa Chery Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid 
Divulgação/Caoa Chery

Preços e data de lançamento do Caoa Chery Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid 

O SUV híbrido de sete lugares já está em pré-venda por R$ 269.990, mas as entregas das primeiras unidades importadas da China começa apenas em agosto. Ele será será comercializado apenas nas cores branco e preto metálico.

A garantia é de 8 anos para o sistema de propulsão elétrico (bateria e motores elétricos), 5 anos para motor a combustão e transmissão (conjunto mecânico) e 3 anos para o veículo completo.

Galeria de fotos – Caoa Chery Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid 

 

Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

MELHOR
OFERTA

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.


a partir de R$ 9,90/mês

ou

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)

Impressa + Digital

Plano completo de QUATRO RODAS. Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 12,90/mês