Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Sinalização do sistema Set-Stop indica quando o motorista quer estacionar

Projeto inédito, desenvolvido no Brasil, visa acabar com um dos piores mal-entendidos no trânsito das cidades: a hora da baliza!

Por Abril Branded Content
Atualizado em 27 jun 2024, 20h07 - Publicado em 27 jun 2024, 14h21
Set Stop
 (Daniel Souza/Divulgação)
Continua após publicidade

Era um sábado movimentado em Indaiatuba (SP), quando, de costume, uma confusão se armou em uma das avenidas mais movimentadas da cidade, repleta de lojas, bares e restaurantes. O motorista, em um carro de luxo, reduziu a velocidade, acionou a seta e agitou o braço pela janela sinalizando que iria estacionar. Mas quem vinha atrás percebeu tarde demais e colou na traseira do seu carro, impedindo a execução da baliza. Resultado: uma fila de carros se formou e buzinas impacientes soaram repetidamente. Ou seja, uma cena corriqueira no trânsito de pequenas a grandes cidades. 

Após um tempo de impasse, o condutor não teve outra opção a não ser desistir da vaga e dar a volta no quarteirão, torcendo para ela continuar ali até seu retorno. Quais as chances? “Fiquei inconformado. Mesmo em um carro com os recursos mais avançados disponíveis, o motorista foi obrigado a colocar o braço para fora, pois não tinha como avisar quem vinha atrás que queria estacionar”, explica o empresário Vagner Bento de Souza. “Aquilo ficou na cabeça e comecei a imaginar uma solução.”

frames_setstop_1.10.1 (1)

Solução criativa 

A partir desse episódio e pensando em uma solução para melhorar a mobilidade e segurança no trânsito, surgiu a ideia do Set-Stop, um projeto de sinalização inovador e inédito no mundo que indica a intenção de o motorista estacionar o veículo. O sistema busca permitir que quem vem atrás possa ver com antecedência que o carro da frente parou na pista com o propósito de estacionar. Dessa forma, ele consegue mudar de faixa e permitir a fluidez do trânsito, sem contratempos. 

Continua após a publicidade

 

Se o modelo já existisse, situações como a que Bento de Souza presenciou, e que diariamente presenciamos, não aconteceriam: quem vai estacionar não correria o risco de perder a vaga e os demais motoristas na via não perderiam tempo. Mais do que isso, o risco de uma eventual colisão é reduzido e o fluxo de veículos nas zonas urbanas fica mais fluido. Eventos como esse se repetem em estacionamentos de shoppings e mercados – são muitas as cenas desagradáveis que testemunhamos todos os dias, e isso não se aplica somente aos grandes centros urbanos.

Como funciona? 

Para acionar o sistema, o motorista move a alavanca de seta na direção que deseja estacionar, depois volta à posição desligada e a aciona novamente. Quem vem atrás vê a luz de seta piscar alternadamente com a luz de freio do lado correspondente. Já para o condutor que acionou, no painel, a luz de seta e a luz do freio de mão se acendem de modo alternado, indicando o acionamento do sistema. O projeto aproveita o que já existe no veículo – ou seja, não demanda equipamento adicional –, luzes, fiação ou botões. Isso permite que o sistema seja incorporado aos veículos com um custo baixo.

Continua após a publicidade

frames_setstop_2.7.1

“Com cada vez mais veículos nas cidades, eu acredito que esse projeto tem o potencial de se tornar uma norma mundial”, diz Bento de Souza. A ideia e diferentes formas de acionamento foram patenteadas, e um protótipo da inovação foi finalizado recentemente. O próximo passo é apresentar a solução para as montadoras e discutir com o governo federal a sua homologação ou criação de um projeto de lei.

Assim como foi com o break-light e com o uso do cinto de segurança, tão enraizados na nossa cultura de trânsito, esse projeto tem tudo para dar certo. Incrível mesmo é pensar que até hoje vivemos sem o Set-Stop

Ficou curioso? Vem conhecer melhor!

Continua após a publicidade

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.