Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Ford Maverick Hybrid pode ter preço de Toro a diesel, mas é mais econômica

Com custo de produção menor do que versão 2.0 turbo, picape da Ford será a primeira híbrida do Brasil e pode fazer história

Por Eduardo Passos
Atualizado em 3 abr 2024, 14h53 - Publicado em 6 dez 2022, 17h01
Ford Maverick híbrida chegará ao Brasil nos próximos meses
Ford Maverick híbrida chegará ao Brasil nos próximos meses (Arte/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Quando a Ford Maverick foi lançada nos Estados Unidos, fez história: no país onde picapes gigantescas são os veículos mais populares do mercado, um modelo bem menor ousou se tornar relevante. Não apenas conseguiu, como o sucesso foi tão grande que a Ford precisou interromper encomendas para dar conta da demanda.

No Brasil, entretanto, a coisa foi diferente. Em um mercado onde picapes intermediárias já são comuns, o modelo da Ford se mostrou divertido e apto, com tração integral, 253 cv e 38,7 kgfm. Suas limitações de importação e seu preço, muito acima de hipotéticas concorrentes como a Fiat Toro, porém, ajudaram a justificar um volume de vendas muito menor. Ao longo de 2022, o modelo da Fiat vendeu mais de 40.000 unidades, enquanto a Maverick mal superou as 1.200.

2022 Ford Maverick Lariat Hybrid
Expectativa é de que o modelo chegue mais barato do que a versão 2.0 turbo já à venda no Brasil (Divulgação/Ford)

 

Mas ainda há uma nova chance de fazer história. A Ford Maverick será a primeira picape híbrida do Brasil, com lançamento marcado para o primeiro trimestre de 2023. Ao contrário do que se esperaria, a versão híbrida tem tudo para ser mais barata, assim como nos Estados Unidos.

Ford Maverick
Por fora também é difícil distinguir a versão 2.0 (foto) do modelo híbrido (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Nos EUA, uma Maverick Lariat FX4 2.0, idêntica à vendida no Brasil, sai por US$ 33.115. A Maverick Lariat híbrida, prestes a vir, custa US$ 30.095. Uma diferença de quase 10% que, se repetida no mercado nacional, faria a nova versão chegar com preço na casa de R$ 215.000.

Caso essa aposta se confirme, a Maverick eletrificada chegaria bem na “zona da confusão” das variantes a diesel da Fiat Toro, com quatro níveis que vão de R$ 193.900 (Toro Freedom) a R$ 218.600 (Toro Ultra).

Continua após a publicidade
Ford Maverick
O mesmo vale para o interior (Fernando Pires/Quatro Rodas)

De um lado, a picape da Ford certamente pecará no preparo off-road, dado que possui apenas tração dianteira e detalhes como eixo de torção na traseira, enquanto a concorrente nacional traz 4×4 e outros atributos. Do outro, o conjunto que alia motor 2.5 em ciclo Atkinson (que prioriza eficiência sobre a performance) ao motor elétrico promete muita economia e benesses da eletrificação como o torque instantâneo.

2022 Ford Maverick Hybrid XLT. Preproduction vehicle with optional equipment shown. Available fall 2021.
Teto solar não estará na versão vendida no Brasil (Divulgação/Ford)

Nos testes do EPA norte-americano (equivalente ao nosso Ibama), a Maverick Hybrid atingiu 17,8 km/l de gasolina na cidade e 14,0 km/l na estrada. A aceleração de 0 a 100 km/h também não decepcionou, e em diferentes testes da imprensa estrangeira a picape cravou entre 7,6 e 7,7 segundos na prova.

São atributos que, sem dúvidas, podem colocar a Maverick híbrida no páreo. Mais uma vez, porém, o fiel da balança tende a ser o preço que a Ford dará ao seu produto importado.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.