Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Toyota GR Corolla tem 304 cv, é manual e fará escândalo nas ruas do Brasil

Um carro de corrida adaptado para as ruas, novo Toyota GR Corolla promete trazer emoção ao lendário modelo e será importado ao Brasil

Por Eduardo Passos Atualizado em 6 Maio 2022, 15h54 - Publicado em 1 abr 2022, 08h35

Consolidando uma renovação surpreendente, a Toyota apresentou a inédita versão esportiva do Corolla hatch. O novo Toyota GR Corolla está confirmado para o mercado brasileiro, onde promete esbanjar seus números legitimamente esportivos. O lançamento atende ao desejo do presidente da marca, que queria “trazer de volta o Corolla que cativa nossos consumidores”.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

A chegada do modelo, anunciado nesta quinta-feira (31), também reforça o plano da japonesa de divulgar a Gazoo Racing, sua divisão automobilística. Entre modelos mais ou menos “envenenados”, caberá às versões sedã e SUV do Corolla serem esportivados. O Corolla hatch, com mecânica de alto nível, será importado, dado o preço que a brincadeira terá.

Toyota GR Corolla
Divulgação/Toyota

Recorde de potência

Logo de cara já impressiona o motor 1.6 turbo do modelo, compartilhado com o ainda mais esportivo GR Yaris — que não virá mais para cá. O GR Corolla utiliza os três cilindros em linha para atingir 304 cv e 37,4 kgfm, muito bem aproveitados pela tração integral e pelo câmbio manual de seis marchas. 

Toyota GR Corolla
Divulgação/Toyota
Toyota GR Corolla
Divulgação/Toyota

Quem não troca de marcha como um piloto “raiz”, entretanto, conta o rev match, que mantém as rotações ideais mesmo com o pé na embreagem. Também há modos esportivo e próprios para circuitos fechados, onde o diferencial de deslizamento da Torsen faz diferença.

Escape triplo foi necessário para atingir os 304 cv, e talvez seja um dos únicos pontos de crítica dos fãs
Escape triplo foi necessário para atingir os 304 cv, e talvez seja um dos únicos pontos de crítica dos fãs Divulgação/Toyota
Continua após a publicidade

Disponível nos dois eixos, o Torsen dá ideia da riqueza mecânica do compacto, que compartilha essa peça com o Ford Mustang Mach 1, por exemplo. As rodas de aro 18 também são requintadas, com uso de pneus Michelin Pilot Sport 4S.

Teto é feito com fibra de carbono
Teto é feito com fibra de carbono Divulgação/Toyota

Nada de blefe

Com tamanha exigência mecânica, o GR Corolla conta com visual que, além de agressivo, é totalmente funcional. Feito na base do Corolla Sport, o esportivo mantém as quatro portas, mas alargou suas bitolas para melhor performance.

Entradas de ar ajudam a resfriar discos de freio
Entradas de ar ajudam a resfriar discos de freio Divulgação/Toyota

À moda do GR 86, a grade frontal do novo modelo é bem larga, favorecendo a admissão de ar. As entradas na lateral do para-choque são totalmente funcionais, e cumprem a missão de arrefecer os freios a discos ventilados. Papel semelhante têm os scoops do capô e, para economia de peso, o teto do veículo é feito em fibra de carbono. 

Quadro de instrumentos digital tem layout feito por pilotos de corrida
Quadro de instrumentos digital tem layout feito por pilotos de corrida Divulgação/Toyota

Interior

O conforto dos ocupantes é favorecido pela alta rigidez da carroceria. A suspensão também se destaca, com uso de duplos A no eixo traseiro e componentes ajustados para toda a demanda do Corolla mais nervoso de todo.

Freio de mão com alavanca (e tração integral) são prato cheio para drift
Freio de mão com alavanca (e tração integral) são prato cheio para drift Divulgação/Toyota

Como carros de corrida não são feitos para o luxo, o novo membro da Gazoo Racing foca em funcionalidade: o câmbio é curto para favorecer trocas rápidas e o câmbio de mão em alavanca alimenta a imaginação dos mais habilidosos.

Brasil terá um novo Corolla — importado e altamente esportivo
Brasil terá um novo Corolla — importado e altamente esportivo Divulgação/Toyota

O quadro de instrumentos digital é exclusivo da linha e foi desenvolvido com ajudas de pilotos. Os profissionais orientaram desde a escolha das informações que aparecem até a posição dos mostradores.

Com chegada ao Brasil prevista para o ano que vem, o Toyota GR Corolla deve superar os R$ 200.000, mas não há preço oficial divulgado nem no exterior.

Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês