Toyota GR Corolla tem 304 cv, é manual e fará escândalo nas ruas do Brasil
Um carro de corrida adaptado para as ruas, novo Toyota GR Corolla promete trazer emoção ao lendário modelo e será importado ao Brasil
![Toyota GR Corolla é, essencialmente, um carro de corrida que será vendido normalmente nas concessionárias](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Toyota-GR-Corolla-3.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
Consolidando uma renovação surpreendente, a Toyota apresentou a inédita versão esportiva do Corolla hatch. O novo Toyota GR Corolla está confirmado para o mercado brasileiro, onde promete esbanjar seus números legitimamente esportivos. O lançamento atende ao desejo do presidente da marca, que queria “trazer de volta o Corolla que cativa nossos consumidores”.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
A chegada do modelo, anunciado nesta quinta-feira (31), também reforça o plano da japonesa de divulgar a Gazoo Racing, sua divisão automobilística. Entre modelos mais ou menos “envenenados”, caberá às versões sedã e SUV do Corolla serem esportivados. O Corolla hatch, com mecânica de alto nível, será importado, dado o preço que a brincadeira terá.
![Toyota GR Corolla (7) Toyota GR Corolla](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Toyota-GR-Corolla-7.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Recorde de potência
Logo de cara já impressiona o motor 1.6 turbo do modelo, compartilhado com o ainda mais esportivo GR Yaris — que não virá mais para cá. O GR Corolla utiliza os três cilindros em linha para atingir 304 cv e 37,4 kgfm, muito bem aproveitados pela tração integral e pelo câmbio manual de seis marchas.
![Toyota GR Corolla (9) Toyota GR Corolla](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Toyota-GR-Corolla-9.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
![Toyota GR Corolla (5) Toyota GR Corolla](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Toyota-GR-Corolla-5.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Quem não troca de marcha como um piloto “raiz”, entretanto, conta o rev match, que mantém as rotações ideais mesmo com o pé na embreagem. Também há modos esportivo e próprios para circuitos fechados, onde o diferencial de deslizamento da Torsen faz diferença.
![Toyota GR Corolla (1) Escape triplo foi necessário para atingir os 304 cv, e talvez seja um dos únicos pontos de crítica dos fãs](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Toyota-GR-Corolla-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Disponível nos dois eixos, o Torsen dá ideia da riqueza mecânica do compacto, que compartilha essa peça com o Ford Mustang Mach 1, por exemplo. As rodas de aro 18 também são requintadas, com uso de pneus Michelin Pilot Sport 4S.
![Toyota GR Corolla (8) Teto é feito com fibra de carbono](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Toyota-GR-Corolla-8.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Nada de blefe
Com tamanha exigência mecânica, o GR Corolla conta com visual que, além de agressivo, é totalmente funcional. Feito na base do Corolla Sport, o esportivo mantém as quatro portas, mas alargou suas bitolas para melhor performance.
![Toyota GR Corolla (11) Entradas de ar ajudam a resfriar discos de freio](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Toyota-GR-Corolla-11.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
À moda do GR 86, a grade frontal do novo modelo é bem larga, favorecendo a admissão de ar. As entradas na lateral do para-choque são totalmente funcionais, e cumprem a missão de arrefecer os freios a discos ventilados. Papel semelhante têm os scoops do capô e, para economia de peso, o teto do veículo é feito em fibra de carbono.
![Toyota GR Corolla (10) Quadro de instrumentos digital tem layout feito por pilotos de corrida](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Toyota-GR-Corolla-10.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Interior
O conforto dos ocupantes é favorecido pela alta rigidez da carroceria. A suspensão também se destaca, com uso de duplos A no eixo traseiro e componentes ajustados para toda a demanda do Corolla mais nervoso de todo.
![Toyota GR Corolla (4) Freio de mão com alavanca (e tração integral) são prato cheio para drift](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Toyota-GR-Corolla-4.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Como carros de corrida não são feitos para o luxo, o novo membro da Gazoo Racing foca em funcionalidade: o câmbio é curto para favorecer trocas rápidas e o câmbio de mão em alavanca alimenta a imaginação dos mais habilidosos.
![Toyota GR Corolla (6) Brasil terá um novo Corolla — importado e altamente esportivo](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Toyota-GR-Corolla-6.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O quadro de instrumentos digital é exclusivo da linha e foi desenvolvido com ajudas de pilotos. Os profissionais orientaram desde a escolha das informações que aparecem até a posição dos mostradores.
Com chegada ao Brasil prevista para o ano que vem, o Toyota GR Corolla deve superar os R$ 200.000, mas não há preço oficial divulgado nem no exterior.