PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Volkswagen ID.Buzz é van elétrica de 204 cv inspirada na Kombi corujinha

Seguindo base da linha de elétricos da Volkswagen, ID.Buzz chegará ao mercado neste ano em busca de repetir sucesso de Kombi dos anos 1950

Por Eduardo Passos
9 mar 2022, 16h43
id buzz
Nova ID.Buzz é "Kombi do futuro elétrico" nas palavras da Volkswagen (Martin Meiners/Volkswagen)
Continua após publicidade

A fim de criar o furgão da sua família de elétricos, a Volkswagen decidiu olhar para o passado. Mais especificamente para os anos 1950, de onde saiu a inspiração da nova Volkswagen ID.Buzz, apresentada hoje (9). Sem abrir mão de elementos básicos da linha ID., a “Kombi do futuro”, nas palavras da marca”, quer vencer pela simpatia, ao mesmo tempo que faz muito com pouco.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 9,90

Essa máxima vale bastante em termos espaciais: ainda que tenha 4,17 m de comprimento, a ID.Buzz tem 2,99 m de entre-eixos, que garantem espaço generoso a cinco ocupantes mais 1.121 l de bagagem na versão de passageiros. Na variante de carga, há 3.900 l de espaço, com máxima de 600 kg no compartimento e outros 100 kg que podem ser colocados no teto.

ID.Buzz Cargo terá opcional de três assentos na primeira fileira
ID.Buzz Cargo terá opcional de três assentos na primeira fileira (Martin Meiners/Volkswagen)

Com balanços curtos, a Volkswagen exalta a semelhança com a primeira geração da Kombi, seja pela aparência, pelo bom aproveitamento de espaço ou pela posição dirigir do motorista, quase sobre o eixo dianteiro. No caso do elétrico, o condutor é favorecido pelo diâmetro de giro de apenas 11 m e, mesmo quando a vaga for difícil, é possível ensinar a van a estacionar na garagem automaticamente.

Continua após a publicidade
1,94 m de altura e 1,98 m de largura são quase inteiramente traduzidos em espaço interno
1,94 m de altura e 1,98 m de largura são quase inteiramente traduzidos em espaço interno (Martin Meiners/Volkswagen)

Mas nada nos remete tanto à Kombi corujinha quanto a opção de pintura bicolor, na qual a carroceria contrasta com tom mais claro que sobe pela dianteira e envolve a linha de cintura. Como à moda antiga, também há portas de correr, uso de tons claros e decoração parecida com entradas de ar na coluna C.

Interior que chegará ao Brasil

A primeira fileira da ID.Buzz é praticamente igual ao resto da família, que será vendida em breve no mercado nacional. Além de uma telinha que serve de quadro de instrumentos, o painel tem uma central multimídia flutuante. A marcha é selecionada em alavanca atrás do volante e uma tira de leds sob o para-brisa personifica o assistente virtual do carro.

Cores ousadas são diferença mais notável do interior da ID.Buzz em relação ao resto da linha
Cores ousadas são diferença mais notável do interior da ID.Buzz em relação ao resto da linha (Martin Meiners/Volkswagen)
Continua após a publicidade

Com nichos e porta-objetos generosos, a linha tem fabricação neutra em carbono, dispensando o uso de couro no acabamento dos bancos e aproveitando métodos limpos de produção da fábrica de Hanover. “Também usamos materiais sintéticos reciclados”, explicou o executivo Carsten Intra.

Versão de carga tem decoração mais sóbria...
Versão de carga tem decoração mais sóbria… (Martin Meiners/Volkswagen)

Segundo Intra, há planos de que a ID.Buzz seja usada para transporte autônomo no futuro, e um um projeto-piloto já permite que funcionários reservem uma carona sem motorista em trechos limitados na Alemanha.

...e separação física entre cabine e espaço para dois pallets
…e separação física entre cabine e espaço para dois pallets (Martin Meiners/Volkswagen)
Continua após a publicidade

Potência de esportivo

A autonomia de ambas as versões não foi revelada, mas sabe-se que a ID.Buzz contará com 77 kWh de bateria, que devem exceder os 400 km com uma carga graças ao coeficiente aerodinâmico de aproximadamente 0,28 — equivalente ao de um carro de passeio. A recarga obviamente pode ser feita em tomadas rápidas, que atingem 80% da capacidade energética em 30 minutos.

Decoração amigável busca evocar a simpatia saudosa da Kombi e suas variantes
Decoração amigável busca evocar a simpatia saudosa da Kombi e suas variantes (Martin Meiners/Volkswagen)

Como na saudosa Kombi, a nova van tem tração traseira, impulsionada por um motor de 204 cv idêntico ao do SUV ID.4, com 31,6 kgfm. Para favorecer a estabilidade ao volante, a bateria fica o mais próximo possível do solo, rebaixando o centro de gravidade do modelo.

Volkswagen ID. Buzz
Novas combinações de cores e acabamento devem ser anunciadas em breve (Divulgação/Volkswagen)
Continua após a publicidade

Pré-venda em maio

A Volkswagen abrirá pré-venda da IB.Buzz em maio, quando também deve liberar todos os detalhes do modelo, incluindo o preço. Europeus serão os primeiros a reservar o furgão, recebendo-o em maio. Em seguida será a vez da América do Norte ser contemplada, com o Brasil ainda sem planos divulgados.

Como praxe na primeira onda de elétricos, preço deve significativamente maior do que equivalentes a combustão
Como praxe na primeira onda de elétricos, preço deve significativamente maior do que o de equivalentes a combustão (Martin Meiners/Volkswagen)

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

A edição 755 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 755 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.