Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Volkswagen ID.Buzz é van elétrica de 204 cv inspirada na Kombi corujinha

Seguindo base da linha de elétricos da Volkswagen, ID.Buzz chegará ao mercado neste ano em busca de repetir sucesso de Kombi dos anos 1950

Por Eduardo Passos 9 mar 2022, 16h43

A fim de criar o furgão da sua família de elétricos, a Volkswagen decidiu olhar para o passado. Mais especificamente para os anos 1950, de onde saiu a inspiração da nova Volkswagen ID.Buzz, apresentada hoje (9). Sem abrir mão de elementos básicos da linha ID., a “Kombi do futuro”, nas palavras da marca”, quer vencer pela simpatia, ao mesmo tempo que faz muito com pouco.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 9,90

Essa máxima vale bastante em termos espaciais: ainda que tenha 4,17 m de comprimento, a ID.Buzz tem 2,99 m de entre-eixos, que garantem espaço generoso a cinco ocupantes mais 1.121 l de bagagem na versão de passageiros. Na variante de carga, há 3.900 l de espaço, com máxima de 600 kg no compartimento e outros 100 kg que podem ser colocados no teto.

ID.Buzz Cargo terá opcional de três assentos na primeira fileira
ID.Buzz Cargo terá opcional de três assentos na primeira fileira Martin Meiners/Volkswagen

Com balanços curtos, a Volkswagen exalta a semelhança com a primeira geração da Kombi, seja pela aparência, pelo bom aproveitamento de espaço ou pela posição dirigir do motorista, quase sobre o eixo dianteiro. No caso do elétrico, o condutor é favorecido pelo diâmetro de giro de apenas 11 m e, mesmo quando a vaga for difícil, é possível ensinar a van a estacionar na garagem automaticamente.

1,94 m de altura e 1,98 m de largura são quase inteiramente traduzidos em espaço interno
1,94 m de altura e 1,98 m de largura são quase inteiramente traduzidos em espaço interno Martin Meiners/Volkswagen

Mas nada nos remete tanto à Kombi corujinha quanto a opção de pintura bicolor, na qual a carroceria contrasta com tom mais claro que sobe pela dianteira e envolve a linha de cintura. Como à moda antiga, também há portas de correr, uso de tons claros e decoração parecida com entradas de ar na coluna C.

Interior que chegará ao Brasil

A primeira fileira da ID.Buzz é praticamente igual ao resto da família, que será vendida em breve no mercado nacional. Além de uma telinha que serve de quadro de instrumentos, o painel tem uma central multimídia flutuante. A marcha é selecionada em alavanca atrás do volante e uma tira de leds sob o para-brisa personifica o assistente virtual do carro.

Cores ousadas são diferença mais notável do interior da ID.Buzz em relação ao resto da linha
Cores ousadas são diferença mais notável do interior da ID.Buzz em relação ao resto da linha Martin Meiners/Volkswagen
Continua após a publicidade

Com nichos e porta-objetos generosos, a linha tem fabricação neutra em carbono, dispensando o uso de couro no acabamento dos bancos e aproveitando métodos limpos de produção da fábrica de Hanover. “Também usamos materiais sintéticos reciclados”, explicou o executivo Carsten Intra.

Versão de carga tem decoração mais sóbria...
Versão de carga tem decoração mais sóbria… Martin Meiners/Volkswagen

Segundo Intra, há planos de que a ID.Buzz seja usada para transporte autônomo no futuro, e um um projeto-piloto já permite que funcionários reservem uma carona sem motorista em trechos limitados na Alemanha.

...e separação física entre cabine e espaço para dois pallets
…e separação física entre cabine e espaço para dois pallets Martin Meiners/Volkswagen

Potência de esportivo

A autonomia de ambas as versões não foi revelada, mas sabe-se que a ID.Buzz contará com 77 kWh de bateria, que devem exceder os 400 km com uma carga graças ao coeficiente aerodinâmico de aproximadamente 0,28 — equivalente ao de um carro de passeio. A recarga obviamente pode ser feita em tomadas rápidas, que atingem 80% da capacidade energética em 30 minutos.

Decoração amigável busca evocar a simpatia saudosa da Kombi e suas variantes
Decoração amigável busca evocar a simpatia saudosa da Kombi e suas variantes Martin Meiners/Volkswagen

Como na saudosa Kombi, a nova van tem tração traseira, impulsionada por um motor de 204 cv idêntico ao do SUV ID.4, com 31,6 kgfm. Para favorecer a estabilidade ao volante, a bateria fica o mais próximo possível do solo, rebaixando o centro de gravidade do modelo.

Novas combinações de cores e acabamento devem ser anunciadas em breve
Novas combinações de cores e acabamento devem ser anunciadas em breve Divulgação/Volkswagen

Pré-venda em maio

A Volkswagen abrirá pré-venda da IB.Buzz em maio, quando também deve liberar todos os detalhes do modelo, incluindo o preço. Europeus serão os primeiros a reservar o furgão, recebendo-o em maio. Em seguida será a vez da América do Norte ser contemplada, com o Brasil ainda sem planos divulgados.

Como praxe na primeira onda de elétricos, preço deve significativamente maior do que equivalentes a combustão
Como praxe na primeira onda de elétricos, preço deve significativamente maior do que o de equivalentes a combustão Martin Meiners/Volkswagen

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

A edição 755 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 755 de QUATRO RODAS já está nas bancas! Arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês