Novos Volkswagen Polo e Virtus chegam até 2022; marca já faz protótipos
Reestilização seguirá o estilo dos VW mais recentes, como os novos Golf e Tiguan. Lançamento da dupla renovada será entre o fim de 2021 e início de 2022
Os Volkswagen Polo e Virtus se preparam para passar pela primeira reestilização no Brasil. A fabricante já está empenhada na produção dos primeiros protótipos dos dois modelos.
Com isso, é provável que os modelos atualizados cheguem entre 2021 e 2022, justamente quando hatch e sedã estarão completando quatro anos de mercado – tempo considerado como meia-vida de cada geração.
Para reconhecer o código, primeiro, é necessário lembrar que o hatch tem o codinome VW270 e o sedã, VW271. Já o projeto de atualização é identificado como VW27X LA PA, o que indica as mudanças para ambos os modelos. “LA” vem de Latin America e “PA” de Project Atualization.
Vale lembrar que o Polo chegou ao nosso mercado em setembro de 2017 e está a quase doze meses de completar quatro anos de vida aqui – o Virtus chegou em janeiro de 2018.
É pouco provável que haja mudanças profundas em relação à mecânica, pois a dupla tem duas das opções mais modernas oferecidas pela VW no país (o 1.0 TSI e o 1.4 TSI). Mas o visual deverá se alinhar a lançamentos mais recentes da marca, como o novo Golf.
O perfil BR Automotive indicou possíveis influências do hatch médio para os compactos feitos aqui. Em relação aos equipamentos, é provável que ganhem central multimídia VW Play – que ficou de fora da linha 2021 –, mas os itens de segurança também poderão ser aprimorados.
Isso porque o recém-lançados Nivus – que é feito sobre a mesma estrutura do Polo e tem código VW270/3 – oferece sistemas de condução semiautônoma, como piloto automático adaptativo e frenagem de emergência. Ou seja: os sistemas estão prontos, basta instalar.
Mas também não dá para esquecer que o T-Cross, mais caro que o SUV-cupê, não dispõe de nada disso. Na linha 2021 o modelo recebeu apenas a central VW Play.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.