VW produzirá Polo reestilizado em Taubaté em 2021; como ficam Gol e Up!?

Fábrica será adaptada para a plataforma MQB já se preparando para o facelift do modelo. Abaixo dele, apenas um compacto de entrada deve sobreviver

Volkswagen já trabalha no “Polo PA” atualização de meia vida do compacto

Volkswagen já trabalha no “Polo PA” atualização de meia vida do compacto (Divulgação/Volkswagen)

Um acordo junto ao Sindicato dos Metalurgicos de Taubaté (Sindimetau) garantiu a atualização da fábrica na cidade paulista para que, enfim, consiga produzir carros baseados na plataforma modular MQB – hoje usada desde o Polo até o Passat.

Esse investimento (de valor não divulgado) tornará a fábrica Taubaté capaz de produzir qualquer versão do Polo para dividir a produção do Polo com a fábrica de São Bernado, único lugar onde o hatch premium vem sendo fabricado desde seu lançamento em 2017.

Inclusive, de acordo com o Sindimetau, já está no planos da Volkswagen produzir em Taubaté um facelift do Polo, que deve ganhar o mercado apenas até 2021, quando ele completará quatro anos de mercado.

O Sindimetau identifica esse projeto como “Polo PA”, que significa “Product Atualization”. É o nome-código pelo qual a Volkswagen trata todos seus produtos que passam por atualização de meia-vida em uma geração, tal qual ocorreu com o Golf sofreu em meados de 2018.

Atualização está prevista para a linha 2021, quando o Polo completará quatro anos

Atualização está prevista para a linha 2021, quando o Polo completará quatro anos (Divulgação/Volkswagen)

Atualmente, a fábria de Taubaté é responsável pela produção de Up!, Gol e Voyage, modelos baseados nas antigas plataformas PQ12 (NSF) e PQ24. É, inclusive, a único complexo da marca na América do Sul que ainda não foi atualizado para receber a matriz MQB.

A fábrica de São José dos Pinhais (PR) produz modelos MQB desde 2015, quando iniciou a produção de Golf e Audi A3 Sedan. Já a fábrica de General Pacheco (Argentina) está em processo de atualização para produzir o Tarek.

Gol, Up! e Fox viram um carro só

“Esse novo acordo é um passo estratégico para o futuro da Volks em Taubaté. As plataformas atuais da fábrica, VW 23X e VW 120 (Gol e Up!) encerram a vida útil em 2021. Além disso, o acordo vigente com a montadora não garantia a vinda de novos produtos”, disse o sindicato por meio de nota.

Novos Gol e Voyage podem ser baseados na plataforma NSF, do Up!

Novos Gol e Voyage podem ser baseados na plataforma NSF, do Up! (Divulgação/Volkswagen)

O sindicato completa dizendo que a fábrica de Taubaté “terá prioridade na discussão caso haja outro modelo chamado Gol ou Voyage”.

Este pode ser o prenúncio do fim de Gol e Voyage, mas apenas da forma como conhecemos eles hoje. A Volkswagen trabalha no projeto A00, que não esconde tratar do sucessor (ou uma nova geração, caso o nome seja mantido) do Gol.

É grande a possibilidade de que ele seja baseado na plataforma NSF do Up!, que é contemporânea da MQB. A única barreira é que, da forma como ela é hoje, não tem espaço para um câmbio automático. Será preciso fazer adaptações.

O que está claro é que este novo carro não será mero sucessor do Gol. Ele também será responsável pelo fim definitivo de Up! e Fox, acabando de uma só vez com a sobreposição de compactos de entrada na gama da Volkswagen.

Em resumo, a marca passará a trabalhar com dois hatches compactos: um de entrada, A00, para o lugar de Gol, Up! e Fox, e provavelmente mantendo o nome do primeiro; o Polo, do segmento A0, ocupando uma faixa de preços superior.

O mesmo deve ocorrer com os sedãs: entra em cena o sucessor do Voyage (ou nova geração, caso o nome seja mantido), A00, e segue em jogo o Virtus, A0. Todos esses planos estarão desenrolados até 2021.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s