Mercado em fevereiro: novo Polo é o VW mais vendido do Brasil
Renault Kwid volta ao top 5, enquanto Fiat Argo recua. Pela vice-liderança, Hyundai HB20 e Ford Ka travam duelo interessante
O mês de fevereiro foi recheado de sobe e desce no mercado automotivo. Os principais lançamentos do último ano vão se mantendo entre os mais vendidos, enquanto alguns veteranos despencam na tabela.
Destaque no mês de janeiro, o VW Polo segue bem no mercado. Com 4.942 unidades emplacadas, o hatch continua como o veículo mais vendido da marca no país e manteve o 4° lugar no ranking, acumulando 11.574 vendas em 2018.
O Kwid foi mais um a se destacar na ponta de cima. O subcompacto da Renault não sabia o que era emplacar mais de 4 mil unidades desde setembro, quando foi vice-líder. Neste mês foram 4.506 veículos vendidos e o 5° lugar do ranking do mês.
No acumulado, o modelo se aproxima do top 10 com 7.235 emplacamentos (13°), mas fica abaixo do grande rival Fiat Mobi, que teve 8.006 vendas.
Responsável pelo fim do Palio e do Punto, o Fiat Argo segue como a principal aposta da marca para o país. Porém, as vendas do hatch seguem em queda desde dezembro. Em fevereiro, o modelo emplacou 3.546 unidades e fechou em 11° – a média está abaixo da expectativa da marca (vender 6.000 veículos por mês).
Em primeiro lugar geral, o Onix vai caminhando para mais um ano de liderança com folga. O modelo emplacou mais 12.797 unidades em fevereiro e acumulou 28.855 em 2018, quase o dobro do segundo colocado.
Falando em vice-liderança, a briga permanece boa entre HB20 e Ka. Se em janeiro o hatch da Ford começou na frente, neste mês deu Hyundai. O sul-coreano emplacou 7.364 unidades contra 6.570 modelos do rival. No acumulado o HB20 também ficou na frente com 573 veículos a mais: 14.799 contra 14.226.
Apesar da recuperação do hatch, a Hyundai vê o Creta se distanciando cada vez mais dos líderes do segmento. Com 3.070 unidades emplacadas em fevereiro, o SUV ficou atrás do Kicks (3.457) e do HR-V (3.600). Mas à frente do Renegade (2.200), Ecosport (1.899) e Tracker (1.821).
O líder dos SUVs segue sendo o Jeep Compass, que pertence a uma categoria superior. Em fevereiro o modelo emplacou 3.786 e no acumulado conta com 8.332, fechando o top 10.
Em fevereiro o Honda Civic, com 1.893 unidades emplacadas, até superou o Cruze, que teve 1.754 veículos vendidos. Porém, no acumulado, o Chevrolet ainda permanece à frente, travando uma boa disputa pelo segundo lugar.
Na liderança o Corolla segue intocável com 3.869 vendas no mês e 8.534 no acumulado, fechando em 9° no ranking geral.
Entre os comerciais leves, a liderança segue com a Strada (4.137 unidades vendidas), seguida pela irmã maior Toro (3.052 emplacamentos). Em terceiro aparece a Saveiro com 2.957 registros em fevereiro.
Na sequência, Toyota Hilux e Chevrolet S10 travam um duelo interessante. A picape japonesa ficou à frente nos dois meses, acumulando 5.085 emplacamentos, mas a rival continua próxima com 4.695 unidades registradas.
A Amarok, que acabou de passar por mudanças e ganhou um motor V6 com 225 cv, pretende entrar na briga. São 2.383 modelos vendidos em 2018.
Com os últimos lançamentos caindo cada vez mais no gosto dos motoristas, alguns veteranos, aos poucos, vão saindo de cena.
O Fiat Uno, que ficou em 19° no ranking geral em 2017, amarga a 39° posição no acumulado do ano com pouco mais de 2 mil unidades vendidas.
O Ford Fiesta é mais um que não vai bem. O hatch passou por uma reestilização ano passado que pouco mudava, o resultado foi a queda de vendas: este ano, apenas 2.859 veículos foram emplacados.
Já o Palio, que saiu de linha recentemente após quase 22 anos de Brasil, nem aparece na lista dos mais vendidos em 2018. O modelo será comercializado nas concessionárias até encerrar os estoques.
Recém-lançado, o VW Virtus estreia (sem ter pegado um mês cheio) bem. As 1.455 unidades vendidas do sedã supera os principais rivais do segmento: Nissan Versa (1.253); Chevrolet Cobalt (1.219) e o recém-reestilizado Honda City (746). O Fiat Cronos ainda não entrou na briga.
Confira a tabela com os 50 mais vendidos:
1 | Chevrolet Onix | 12.797 |
2 | Hyundai HB20 | 7.364 |
3 | Ford Ka | 6.570 |
4 | Volkswagen Polo | 4.942 |
5 | Renault Kwid | 4.506 |
6 | Volkswagen Gol | 4.491 |
7 | Fiat Strada | 4.137 |
8 | Toyota Corolla | 3.869 |
9 | Chevrolet Prisma | 3.841 |
10 | Jeep Compass | 3.786 |
11 | Honda HR-V | 3.600 |
12 | Fiat Argo | 3.546 |
13 | Nissan Kicks | 3.457 |
14 | Fiat Mobi | 3.327 |
15 | Hyundai Creta | 3.070 |
16 | Fiat Toro | 3.052 |
17 | Volkswagen Saveiro | 2.957 |
18 | Toyota Etios HB | 2.729 |
19 | Renault Sandero | 2.664 |
20 | Volkswagen Fox/Cross Fox | 2.581 |
21 | Hyundai HB20 | 2.454 |
22 | Honda Fit | 2.340 |
23 | Toyota Etios Sedan | 2.285 |
24 | Jeep Renegade | 2.200 |
25 | Ford Ka Sedan | 2.192 |
26 | Toyota Hilux | 2.152 |
27 | Volkswagen Voyage | 2.095 |
28 | Chevrolet S10 | 2.014 |
29 | Ford Ecosport | 1.899 |
30 | Honda Civic | 1.893 |
31 | Chevrolet Tracker | 1.821 |
32 | Chevrolet Cruze sedan | 1.754 |
33 | Chevrolet Spin | 1.686 |
34 | Volkswagen Virtus | 1.455 |
35 | Renault Logan | 1.341 |
36 | Fiat Siena | 1.326 |
37 | Volkswagen Up | 1.292 |
38 | Volkswagen Amarok | 1.274 |
39 | Nissan Versa | 1.253 |
40 | Chevrolet Cobalt | 1.219 |
41 | Honda WR-V | 1.213 |
42 | Ford Fiesta | 1.196 |
43 | Nissan March | 983 |
44 | Chevrolet Montana | 977 |
45 | Renault Captur | 973 |
46 | Renault Duster | 930 |
47 | Ford Ranger | 928 |
48 | Fiat Uno | 764 |
49 | Renault Oroch | 760 |
50 | Mitsubishi L200 | 747 |