PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Com mudanças sutis, novo Ford Fiesta parte de R$ 56.690

Frente reestilizada e central multimídia SYNC 3 estão entre as novidades do hatch, que mantém o motor Sigma 1.6 e a caixa automatizada Powershift

Por Vitor Matsubara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 23 nov 2017, 12h02 - Publicado em 23 nov 2017, 11h24
Fiesta 2018 tem novo design frontal
Difícil notar as mudanças? Grade e para-choque são novos (Ford/Divulgação)

A atual geração do Fiesta está no Brasil há seis anos. Lançado em 2011, o modelo passou pela primeira reestilização em 2013, justamente quando começou a ser produzido em São Bernardo do Campo (SP).

A estreia de um novo Fiesta na Europa alimentou as esperanças de que o compacto, enfim, seria renovado por aqui.

Em vez disso, a Ford decidiu fazer um novo facelift. E as mudanças foram bem sutis desta vez: os faróis ganharam novos elementos internos e a grade dianteira ganhou pequenos apliques plásticos imitando pedras preciosas. O para-choque frontal também foi repaginado e as molduras dos faróis de neblina ficaram maiores.

Nenhuma alteração foi feita nas laterais; a traseira ganhou lanternas com novas lentes apenas na versão topo de linha Titanium.

Fiesta Titanium Plus 3
Suporte para tela de 6,5 polegadas do SYNC 3 veio do New Fiesta Sedan (Ford/Divulgação)

Por dentro, a principal novidade é a adoção da terceira geração da central multimídia SYNC, oferecida em modelos como Fusion e o recém-renovado EcoSport.

Continua após a publicidade

Além de ter tela sensível ao toque, a central oferece suporte a Android Auto e Apple CarPlay e diversos aplicativos instalados, uma grande evolução sobre a pequena central monocromática (com um confuso painel cheio de teclas) de outrora.

Para acomodar a tela de 6,5 polegadas, a Ford precisou fazer uma adaptação no local destinado ao SYNC 1 – que permanece em linha na versão de entrada SE.

O suporte para a tela, aliás, já era oferecido como acessório no New Fiesta Sedan – que, inclusive, ainda não teve seu destino definido, uma vez que é importado do México, onde o Fiesta ainda não mudou.

Bancos do Fiesta ganharam novas capas
Bancos ganharam novas capas; versão Titanium tem acabamento parcialmente revestido em couro (Ford/Divulgação)

A Ford afirma que também fez alterações nos bancos, que ganharam capas com novo desenho, nova estrutura das espumas e reposicionamento do ângulo do apoio de cabeça.

Continua após a publicidade

Motores e câmbio: tudo igual

Com mudanças sutis, novo Ford Fiesta parte de R$ 56.690
Motor 1.0 EcoBoost é oferecido apenas como opcional na versão SEL (Ford/Divulgação)

Ao invés de adotar os motores 1.5 e 2.0 do EcoSport, todas as versões do Fiesta permanecem com o Sigma 1.6 TiVCT com 125 cv e torque máximo de 15,7 mkgf a 4.250 rpm.

Criticada por problemas de durabilidade, a transmissão automatizada de dupla embreagem Powershift permanece em linha, mas sem o nome comercial pelo qual ficou famosa.

A Ford garante ter feito algumas melhorias na caixa, incluindo a alteração do material de atrito da embreagem, nova calibração do câmbio e adoção de novos retentores de borracha e de um novo módulo de controle da transmissão.

O motor 1.0 EcoBoost com injeção direta e turbocompressor agora é oferecido no pacote Style EcoBoost para a versão SEL Plus. São 125 cv e 17,4 mkgf de torque máximo com o mesmo câmbio das demais versões.

Continua após a publicidade

Preços e versões

Poucas mudanças na traseira: apenas lentes das lanternas são novas
Lentes das lanternas são novas apenas na versão Titanium (Ford/Divulgação)

A linha 2018 do Fiesta terá três versões de acabamento.

A SE Plus (R$ 56.690) vem com sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado, direção elétrica, espelhos retrovisores elétricos, computador de bordo, vidros elétricos nas portas dianteiras, suporte para cadeirinhas Isofix, faróis de neblina, banco traseiro bipartido e SYNC 1 com assistência de emergência.

New Fiesta SE 1.6
Versão SE é a mais em conta e oferece pacote com opcionais (Divulgação/Ford)

São oferecidos dois pacotes de opcionais. O kit Style (R$ 2.900) acrescenta rodas de liga leve aro 16 pintadas de preto, controles de estabilidade e de tração, assistência de partida em rampas e acabamento preto na grade dianteira, capas dos espelhos retrovisores e moldura do farol de neblina.

Continua após a publicidade

Já o kit Plus AT (R$ 5.700) traz a transmissão automatizada de dupla embreagem, central multimídia SYNC 3 com tela de 6,5 polegadas, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, vidros elétricos nas portas de trás e fechamento automático dos vidros sincronizado com o travamento das portas.

A versão SEL 1.6 (R$ 61.090) traz todos os itens da SE mais rodas de liga leve de 15 polegadas, ar-condicionado digital, controles de estabilidade e de tração, fechamento automático dos vidros sincronizado com o travamento das portas, assistente de partida em rampas e vidros elétricos traseiros.

Se o cliente quiser a transmissão automatizada de dupla embreagem será preciso desembolsar mais R$ 4.300 pelo pacote batizado simplesmente de “AT”.

New Fiesta Style EcoBoost
O pacote Style EcoBoost custa R$ 8.700 e adiciona o motor 1.0 turbo (Divulgação/Ford)

A motorização 1.0 EcoBoost agora será restrita ao pacote Style EcoBoost, vendida por mais R$ 8.700 e que inclui ainda o mesmo visual da SE Style – incluindo as rodas pretas e o acabamento de grade, espelhos retrovisores e moldura dos faróis de neblina na mesma cor.

Continua após a publicidade

Nesta configuração, o Fiesta sai por R$ 69.790, custando R$ 600 a mais do que o Polo Highline e R$ 4.600 a mais em relação à versão Comfortline do Volks, ambas equipadas com o motor 1.0 TSI de até 128 cv.

A versão mais cara é a Titanium (R$ 71.190), que inclui rodas de 16 polegadas, SYNC 3 com Android Auto e Apple Car Play, câmera de ré, GPS, bancos parcialmente revestidos em couro, faróis com luzes diurnas de led e lanternas com led.

New Fiesta 1.6 Titanium Plus
A versão Titanium Plus será a mais cara do novo Fiesta (Divulgação/Ford)

O pacote Plus (R$ 4.000) acrescenta bancos revestidos em couro, 7 airbags (o Fiesta é o único modelo da categoria a oferecer esta quantidade de bolsas infláveis), partida do motor por botão, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva e espelho retrovisor fotocrômico. Completo, o Fiesta Titanium Plus chega aos R$ 75.190.

A mudança na oferta do motor 1.0 EcoBoost, que deixa a versão Titanium para ficar disponível apenas no pacote Style, sugere que a estratégia anterior da Ford de atrelá-lo à configuração topo de linha não funcionou; a ideia agora parece ser atrelá-lo a um visual mais esportivo.

“As vendas do Fiesta com motor EcoBoost nunca foram muito significativas – menos de 10% do volume mensal de unidades comercializadas”, afirmou Maurício Greco, gerente geral de marketing da marca.

Tabela fixa nos serviços de pós-venda

A Ford oferece preço fixo para as três primeiras revisões (R$ 1.568 nas versões 1.6 Sigma e R$ 1.620 na 1.0 EcoBoost).

Além disso, há o pacote Ford Protect Advanced com todas as revisões até 40.000 quilômetros mais um ano de garantia extra (aumentando a garantia para quatro anos) por R$ 2.966.

Se o comprador quiser incluir todas as revisões até 50.000 quilômetros e garantia de cinco anos, a marca pede R$ 3.573 pelo pacote Ford Protect Premium.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.