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Chevrolet descarta nova Montana e outra picape entre ela e S10

A picape compacta é tratada como ferramenta de trabalho e qualquer atualização a deixaria mais cara; GM segue só com duas opções

Por Henrique Rodriguez Atualizado em 26 fev 2018, 14h03 - Publicado em 26 fev 2018, 11h14
Chevrolet Montana
Picape não passa por mudanças visuais desde 201o, quando a atual geração foi lançada Divulgação/Chevrolet

O futuro da Chevrolet Montana já está traçado: ela vai continuar como é hoje.

Prestes a completar oito anos sem alterações significativas, a picapinha não tem perspectivas para passar por grandes mudanças.

Também não vai receber uma nova geração.

“A Montana tem uma situação específica. Encontrou um nicho claro: ser uma ferramenta de trabalho e ela está ótima assim. Se você faz grandes modificações, também faz mudanças nos custos e nos preços”, disse o vice-presidente da GM Mercosul, Marcos Munhoz, durante o anúncio de investimento de 1,2 bilhão na fábrica da GM em São Caetano do Sul (SP).

A picape é fabricada nesta unidade desde seu lançamento, em 2003. 

  • Em média, cada geração de um carro dura oito anos, mas sofre reestilização de meia-vida aos quatro.

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    Durante todo esse ciclo, a única novidade recebida pela Montana foi o motor 1.4 SPE/4, introduzido em 2016 por ser mais eficiente.

    Nem a reestilização sofrida pelo Agile – que serviu de base para a segunda geração da Montana – em 2014 foi estendida à picape.

    Picape ainda usa interior do Agile, que deixou de ser importado em 2014 e não é produzido na Argentina desde 2016 divulgação/Chevrolet

    Mas vale um comentário: a Montana ainda é baseada na plataforma GM 4200, que estreou no Brasil com o Corsa em 1994.

    E a Chevrolet Montana, que parte dos R$ 49.090, nem é a picape compacta mais barata do mercado. A Fiat Strada, lançada em 1998 e reestilizada em 2013, parte dos R$ 48.790, enquanto os preços da Volkswagen Saveiro, datada de 2009 e atualizada em 2016, começam em R$ 48.390. 

    Chevrolet Montana
    Produzida em São Caetano, Montana não passou por qualquer atualização na atual geração Divulgação/Chevrolet

    A possível criação de uma picape intermediária da Chevrolet, que ocuparia a lacuna entre Montana e S10 também foi descartada. “Nós criamos uma gama para a S10 que vai desde uma cabine simples, de trabalho, até a High Country, de luxo, e funciona muito bem”, disse Munhoz.

    Montana tem a mesma plataforma da picape Corsa, de 1995 Reprodução/Quatro Rodas

     
    “Na nossa visão não cabe mais uma. Tem concorrente que tem picape ainda maior do que a nossa [S10], mas o volume não é tão grande por enquanto”, completou.

    Um carro de entrada abaixo do Onix Joy também não está nos planos. “Já fizemos vários estudos e quando a gente olha no mercado o segmento abaixo do Onix… parece que está difícil ter sucesso.” De fato, Fiat Mobi e Renault Kwid estão bem longe de vender as 18 mil unidades mensais do Onix. 

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