Exclusivo: Chevrolet Onix turbo acende luz de injeção sem ter defeito
Falha demandará a atualização do módulo do motor de quase 12.000 veículos, mas não é um recall. Compacto também tem falha na partida por botão
A General Motors comunicou dois novos boletins de reparo a respeito das novas gerações de Chevrolet Onix e Onix Plus à sua rede concessionária.
O primeiro, disparado em 30 de março, tem a ver com uma nova atualização do módulo do motor.
Segundo o comunicado, foi constatada a possibilidade de “acendimento da luz de injeção e registros de códigos de falhas do sensor de oxigênio secundário sem que haja uma efetiva falha no veículo”.
A correção, de acordo com o documento, passa pela calibração do módulo de controle do motor, procedimento com tempo estimado de meia hora.
Estão envolvidas unidades de Onix hatch e Plus, sempre equipadas com motor 1.0 turbo flex, com intervalo (não sequencial) de chassis de LG108548 a LG134218.
O boletim não informa o número de exemplares envolvidos, mas QUATRO RODAS apurou que a lista conta com 11.995 veículos, todos ano/modelo 2020.
O segundo, de 9 de março, relata um possível defeito no botão de partida: ao ser pressionado, ele não aciona a ignição do motor e acende a luz do imobilizador do veículo.
Para este defeito, será necessária a “recalibração do módulo de controle da carroceria”, procedimento com tempo previsto de 25 minutos. Estão envolvidos os chassis LG108540 a LG221831 (hatch) e LG107529 a LG223531 (sedã).
Como as falhas aparentemente não acarretam riscos à segurança dos ocupantes, não devem ser transformadas em recall, assim como aconteceu com o vazamento da tubulação Y ligada ao tanque de combustível.
Assim, os reparos devem acontecer conforme a presença dos proprietários nas concessionárias para as revisões programadas. Um aviso aos donos dos veículos afetados deve ser feito no aplicativo “Meu Chevrolet”.
Até o momento, o único recall efetivo do novo Onix (apenas na configuração Plus, sedã) esteve ligado ao risco de incêndio proporcionado pela quebra do bloco do motor.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de abril da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.