Clique e assine por apenas 8,90/mês

Longa Duração: Chevrolet vacila, Caoa Chery manda bem no teste do guincho

Teste do Guincho avalia o serviço de emergência oficial das fábricas. Afinal, qual marca tem o 0800 mais eficiente?

Por Péricles Malheiros - 6 abr 2020, 07h00
Simulamos uma pane geral nos quatro carros de Longa Duração e acionamos o 0800 das fábricas para descobrir qual delas socorre mais rápido o seu cliente Fernando Pires/Quatro Rodas

Citroën C4 Cactus, Chevrolet Onix Plus, Mitsubishi Outlander e Caoa Chery Tiggo 5X – todos de capô aberto numa rua do bairro do Morumbi, na Zona Sul de São Paulo.

Não era uma pane geral de nossa frota de Longa Duração – começava ali a quinta edição do Teste do Guincho. Ao mesmo tempo, os donos virtuais dos quatro carros ligaram para o 0800 das fábricas com a missão de pedir um serviço de socorro.

O caso do Onix foi o destaque negativo. Para o bem da comparabilidade, abrimos mão do OnStar (um serviço pago à parte e que, portanto, nem todos os proprietários terão) e pedimos o socorro mecânico pelo 0800 do Chevrolet Road Service.

A equipe toda ligou para o 0800 da GM. Foram 35 minutos pendurados no telefone Fernando Pires/Quatro Rodas

Péricles Malheiros, editor de Longa Duração e dono do Onix durante a pauta, comenta: “Foram três ligações frustradas. Após ficar na espera por alguns minutos, a ligação emudecia ou caía. Demorou tanto que, num determinado momento, todo o restante da equipe já havia concluído o chamado. Então, ficamos os quatro ligando para o 0800 da Chevrolet”.

Continua após a publicidade

Somente 35 minutos após o início do teste, finalizamos o pedido de resgate. Por sorte da GM, a empresa que opera suas plataformas é a mesma que presta serviço para a Mitsubishi.

Lá mesmo no local onde estavam os carros, o motorista do guincho recebeu a missão de resgatar o Onix assim que deu baixa no atendimento ao Outlander.

Pane simulada para aferir a qualidade do resgate de fábrica Fernando Pires/Quatro Rodas

A boa surpresa foi o chinês Tiggo 5X. Numa situação real, ele teria sido atendido em apenas 34 minutos. Veja, abaixo, como foram todos os resgates.

Carro Tempo ao telefone Descrição Tempo até a chegada do guincho
Tiggo 5X 9 minutos O atendimento da Chery foi um tanto demorado, mas apenas 34 minutos após o início da ligação, o guincho chegou ao endereço da pane virtual. Este é o terceiro melhor tempo registrado ao longo de cinco edições do Teste do Guincho, perdendo apenas para o Fiat Mobi (32 minutos) e o Nissan Kicks (33 minutos). 34 minutos
C4 Cactus 9 minutos Do início da ligação à chegada efetiva da plataforma, se passaram apenas 47 minutos. O serviço de atendimento foi bom: além de questões relativas ao resgate, como o local onde estava o carro (rua ou garagem), o operador perguntou se o motorista estava só ou acompanhado. Mas não chegou a oferecer táxi. 47 minutos
Outlander 7 minutos O tempo ao celular foi o mesmo que o do C4 Cactus, 7 minutos. Mas o guincho só chegou no endereço 54 minutos após o disparo da ligação. Esperávamos mais eficiência do 0800 da Mitsubishi, afinal o Outlander é o carro mais caro da atual frota. O atendente nem perguntou se precisávamos de táxi. 54 minutos
Onix Plus 35 minutos Após três tentativas frustradas (a ligação ficava muda ou caía), toda a equipe passou a ligar para o 0800 da GM. Foram 35 minutos ao telefone e a chegada do guincho ocorreu só 4 minutos após a do Outlander. E isso só rolou porque o atendimento seria feito justamente pelo guincho dispensado do Outlander. 58 minutos

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de abril da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Fernando Pires/Quatro Rodas
Publicidade