Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Longa Duração: Chevrolet vacila, Caoa Chery manda bem no teste do guincho

Teste do Guincho avalia o serviço de emergência oficial das fábricas. Afinal, qual marca tem o 0800 mais eficiente?

Por Péricles Malheiros
Atualizado em 6 abr 2020, 07h00 - Publicado em 6 abr 2020, 07h00
Simulamos uma pane geral nos quatro carros de Longa Duração e acionamos o 0800 das fábricas para descobrir qual delas socorre mais rápido o seu cliente (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Citroën C4 Cactus, Chevrolet Onix Plus, Mitsubishi Outlander e Caoa Chery Tiggo 5X – todos de capô aberto numa rua do bairro do Morumbi, na Zona Sul de São Paulo.

Não era uma pane geral de nossa frota de Longa Duração – começava ali a quinta edição do Teste do Guincho. Ao mesmo tempo, os donos virtuais dos quatro carros ligaram para o 0800 das fábricas com a missão de pedir um serviço de socorro.

O caso do Onix foi o destaque negativo. Para o bem da comparabilidade, abrimos mão do OnStar (um serviço pago à parte e que, portanto, nem todos os proprietários terão) e pedimos o socorro mecânico pelo 0800 do Chevrolet Road Service.

A equipe toda ligou para o 0800 da GM. Foram 35 minutos pendurados no telefone (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Péricles Malheiros, editor de Longa Duração e dono do Onix durante a pauta, comenta: “Foram três ligações frustradas. Após ficar na espera por alguns minutos, a ligação emudecia ou caía. Demorou tanto que, num determinado momento, todo o restante da equipe já havia concluído o chamado. Então, ficamos os quatro ligando para o 0800 da Chevrolet”.

Somente 35 minutos após o início do teste, finalizamos o pedido de resgate. Por sorte da GM, a empresa que opera suas plataformas é a mesma que presta serviço para a Mitsubishi.

Lá mesmo no local onde estavam os carros, o motorista do guincho recebeu a missão de resgatar o Onix assim que deu baixa no atendimento ao Outlander.

Pane simulada para aferir a qualidade do resgate de fábrica (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A boa surpresa foi o chinês Tiggo 5X. Numa situação real, ele teria sido atendido em apenas 34 minutos. Veja, abaixo, como foram todos os resgates.

Carro Tempo ao telefone Descrição Tempo até a chegada do guincho
Tiggo 5X 9 minutos O atendimento da Chery foi um tanto demorado, mas apenas 34 minutos após o início da ligação, o guincho chegou ao endereço da pane virtual. Este é o terceiro melhor tempo registrado ao longo de cinco edições do Teste do Guincho, perdendo apenas para o Fiat Mobi (32 minutos) e o Nissan Kicks (33 minutos). 34 minutos
C4 Cactus 9 minutos Do início da ligação à chegada efetiva da plataforma, se passaram apenas 47 minutos. O serviço de atendimento foi bom: além de questões relativas ao resgate, como o local onde estava o carro (rua ou garagem), o operador perguntou se o motorista estava só ou acompanhado. Mas não chegou a oferecer táxi. 47 minutos
Outlander 7 minutos O tempo ao celular foi o mesmo que o do C4 Cactus, 7 minutos. Mas o guincho só chegou no endereço 54 minutos após o disparo da ligação. Esperávamos mais eficiência do 0800 da Mitsubishi, afinal o Outlander é o carro mais caro da atual frota. O atendente nem perguntou se precisávamos de táxi. 54 minutos
Onix Plus 35 minutos Após três tentativas frustradas (a ligação ficava muda ou caía), toda a equipe passou a ligar para o 0800 da GM. Foram 35 minutos ao telefone e a chegada do guincho ocorreu só 4 minutos após a do Outlander. E isso só rolou porque o atendimento seria feito justamente pelo guincho dispensado do Outlander. 58 minutos

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de abril da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

(Fernando Pires/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.