Como a Volkswagen posicionará seus cinco SUVs no Brasil?
Além do novo Tiguan, que estreia em abril, Volks terá quatro SUVs inéditos no Brasil em menos de dois anos
A Volkswagen prometeu lançar 12 novos SUVs na China até 2020. Tamanho empenho tem motivo: a China é o maior mercado da Volkswagen e comprou 3,2 milhões de carros da marca só em 2017. Não à toa, as operações da marca é dividida entre duas empresas locais, FAW e SAIC.
No Brasil a Volkswagen terá cinco SUVs até 2020. Será uma das maiores gamas de SUVs, que a Volks pretende usar para conquistar a liderança do mercado brasileiro. Alguns deles têm a ver com a China.
Mas como a Volkswagen posicionará tantos modelos no mercado brasileiro?
Tiguan
Chega por aqui em abril em três versões: com motor 1.4 TSI de 150 cv e câmbio automático de seis marchas, com cinco e sete lugares, e a R-Line, com motor 2.0 de 190 cv, câmbio de oito marchas e sete lugares. Os preços ficarão entre R$ 140.000 e R$ 170.000.
Bem mais caro do que o modelo antigo, que partia dos R$ 99.990, o Volkswagen Tiguan terá como concorrentes os novos Peugeot 3008 e 5008, o Chevrolet Equinox e também a nova geração do Honda CR-V.
T-Cross
É a aposta da Volks, ainda que tardia, para o disputado segmento dos SUVs compactos. O T-Cross é cotado como a grande atração da Volkswagen para o Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro. Mas suas vendas só começarão no início de 2019.
Tratado internamente como projeto VW 216 LA (de América Latina), ele será baseado na plataforma MQB A0 – mesma de Polo e Virtus. Contudo, o T-Cross não usará o motor 1.0 TSI. Terá o 1.6 16V MSI de 117 cv nas versões de entrada e o 1.4 TSI de 150 cv nas versões mais caras.
A ideia é concorrer com os menores SUV compactos (leia-se Ford EcoSport, Jeep Renegade e Chevrolet Tracker, que também tem motor 1.4 turbo). Os preços ficarão entre R$ 70 mil e R$ 90 mil.
Tarek
Com produção na Argentina confirmada para 2020, o Volkswagen Tarek será posicionado na lacuna entre o T-Cross e o Tiguan, de olho no Jeep Compass e nas versões mais caras de Honda HR-V e Hyundai Creta.
Ou seja, se fosse lançado hoje teria preços entre os R$ 100 mil e R$ 130 mil. O motor 1.4 TSI é o mais cotado para ele, mas até lá poderá receber o moderno 1.5 TSI que acaba de estrear na Europa.
A base do Tarek será a mesma do Seat Ateca e do Skoda Karoq. Na prática, será a versão local do “Powerful Family SUV”, conceito de um SUV intermediário mostrado na China há poucos dias.
Por lá, o modelo definitivo deverá ser batizado de Tharu – nome que chegou a ser cotado para a versão latina – e será lançado no final deste ano.
A Volks não deu muitas informações do conceito, mas o Karoq adianta as dimensões do Tarek. O SUV tcheco tem 4,38 metros de comprimento, 1,84 de largura e 2,63 m de entre-eixos, praticamente as mesmas dimensões de um Jeep Compass. O porta-malas é até maior, de 521 litros.
Atlas
Embora tenha sido criado para ser vendido nos Estados Unidos, o enorme SUV Atlas está cotado para ser lançado no Brasil até 2020. Como a nova geração do Touareg está tão sofisticada quando um Audi Q7 ou Porsche Cayenne, a Volks pode substituí-lo pelo Atlas.
Hoje o modelo é vendido apenas em versão de sete lugares. Com 5,04 m de comprimento, 1,98 m de largura e 1,77 m de altura, ele é 24 cm mais longo e 4 cm mais alto que o Touareg vendido hoje no Brasil.
Deverá custar mais de R$ 200 mil, disputando clientes com os Mitsubishi Pajero Full, Chevrolet TrailBlazer e Toyota SW4.
Mas uma versão mais curta, para cinco ocupantes, já foi antecipada nos Estados Unidos (com o nome de Altas Cross Sport) e na China, onde será batizado de Tayron. Há duas opções de motores: o 2.0 TSI de 238 cv e o 3.6 VR6 de 280 cv. A tração pode ser dianteira ou integral, no caso do VR6.
CUV A0
A Volkswagen desistiu do CrossFox, mas não desistiu de ter um aventureiro pequeno. A fabricante alemã trabalha no que chama de “CUV A0” ou “T-Track”, um SUV ainda menor e mais barato que o T-Cross. Este projeto tem origem no Taigun, o SUV que nasceria da plataforma do Up!.
O SUV compacto deve chegar ao mercado em 2020 com o motor 1.0 MPI com câmbio manual de cinco marchas nas versões de entrada e o 1.0 TSI com caixa automática de seis velocidades.
Dadas as dimensões do carro, é mais fácil para o mercado aceitar o tamanho dos motores. Ele deverá concorrer com o futuro SUV compacto derivado do Kwid, e também com os hatches aventureiros como Sandero Stepway, Ka Trail e HB20X.