Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Novo Touareg tem motor de Amarok e plataforma de Lamborghini

Maior SUV da marca alemã tem até condução semiautônoma, mas pode não vir para o Brasil

Por Mateus Silveira Atualizado em 26 mar 2018, 10h45 - Publicado em 23 mar 2018, 19h54
Terceira geração do Touareg chega com status de modelo mais avançado da marca Divulgação/Volkswagen

A Volkswagen revelou nesta sexta-feira (23), na China, a terceira geração do Touareg. O maior SUV da marca está ainda maior e ganhou o status de modelo mais avançado da fabricante alemã.

Construído sobre a plataforma MLB, a mesma de Audi Q7, Porsche Cayenne e Lamborghini Urus, o novo Touareg chegará recheado de novas tecnologias, numa clara intenção de concorrer com rivais de marcas de luxo.

SUV será vendido no mercado Europeu e na China Divulgação/Volkswagen

Nas versões mais equipadas do modelo, o interior se destaca pelas duas grandes telas: uma de 12 polegadas para o painel de instrumentos digital e outra de 15 polegadas para a central multimídia, que também é responsável por quase todos os comandos do carro.

Outros recursos tecnológicos disponíveis são câmera de visão noturna, modo semiautônomo que conduz o carro em velocidades de até 60 km/h e faróis de led adaptativos, capazes de modular o facho.

Para facilitar as manobras, o Touareg tem com eixo traseiro direcional. O sistema faz com que as rodas traseiras girem ao sentido oposto das dianteiras em manobras, diminuindo o raio de giro.

Visão noturna é um dos recursos, opcional, no novo Touareg Divulgação/Volkswagen

Isso é importante, pois Touareg está maior. Com o objetivo de melhorar o espaço interno, o modelo cresceu 4,4 cm na largura (passando a 1,98 m) e 7,7 cm no comprimento (4,87 m). Na altura ele ficou 0,7 cm mais baixo (1,70 m).

Continua após a publicidade

Mesmo maior, o utilitário ficou mais leve. Devido ao uso de alumínio em maior quantidade, são 106 kg a menos em relação a geração anterior. Já o porta-malas cresceu de 697 litros para 810 l, sem rebater o banco.

Modelo ficou maior na nova geração Divulgação/Volkswagen

No início das vendas o novo Touareg terá dois motores V6 3.0 turbodiesel, com 231 cv e 285 cv (o mesmo da Amarok V6). Mais tarde ainda ganhará um V6 a gasolina com 340 cv e um V8 4.0 turbodiesel com 421 cv.

O Touareg ganhará uma versão híbrida plug-in com potência combinada de 367 cv. No início estará disponível apenas na China, mas mais tarde também será vendido na Europa.

Duas telas integradas no interior: uma de 12 polegadas e outra de 15 polegadas Divulgação/Volkswagen

O design exterior traz a nova identidade visual da Volkswagen. Na dianteira, onde concentra as principais mudanças, o desenho lembra o cupê de quatro portas Arteon. Já na traseira foram mantidas as linhas gerais da geração anterior.

A Volkswagen parece ainda não ter planos de trazer o novo Touareg para o Brasil. Recentemente, a marca anunciou 20 lançamentos para os próximos dois anos no pais, mas o modelo não constava na lista.

Apresentação Volkswagen
Apresentação revela dois anos de lançamentos da Volks para a América do Sul Ferd/Internet
Continua após a publicidade

Publicidade