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Chevrolet Onix e Tracker têm recall branco para corrigir falha da direção

Caberá aos concessionários convocar os clientes para a execução da atualização da direção dos compactos

Por Henrique Rodriguez e Waldez Carmo Amorim Atualizado em 15 dez 2020, 10h05 - Publicado em 14 dez 2020, 17h28

Onix

Os relatos de proprietários dos Chevrolet Onix, Onix Plus e Tracker que perceberam o endurecimento repentino da direção em manobras ou mudanças de faixa é assustador e rendeu uma reportagem por aqui, além de ter sido abordado em vídeo. Agora, ao que parece, a fabricante já começa a implantar a solução para o problema. Pelo menos para alguns casos.

A rede de concessionárias Chevrolet recebeu, em 9 de dezembro, um boletim de “ação de campo” para atualização da programação e configuração do módulo da direção elétrica (EPS). No documento, consta que “alguns veículos podem apresentar uma deficiência no software do modulo de controle da direção assistida (EPS), que pode gerar eventualmente sua reinicialização.”

Travamento da direção
Reprodução/Chevrolet

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Não fala, porém, na sensação de perda de assistência e controle que os proprietários relatam. Nem sobre o alerta de “falha no sistema Stabilitrack” que aparece no quadro de instrumentos quando a falha ocorre.

Stabilitrack Onix
Em nosso carro. a falha no Stabilitrack aparece junto com as luzes do ABS e do controle de tração Henrique Rodriguez/Quatro Rodas

Proprietária de um Onix LT Turbo manual, Márcia Franciele, estava com o carro na concessionária na época da última reportagem. A oficina teria constatado uma falha de comunicação entre o angulo de direção e o modulo do volante, e solicitou a troca de todo o conjunto da direção.

 

O sensor de posição do volante tem sua importância na atualização do módulo da direção elétrica. “Dentro do procedimento acima existe um ponto extremamente importante que é a reinicialização da
centralização do sensor de ângulo da direção e do batente da direção assistida, não deixe de executar essa etapa cautelosamente seguindo o Manual de Reparações conforme abaixo”.

tracker

O que também merece destaque é que todos os Onix, Onix Plus e Tracker envolvidos nesse recall branco precisarão passar por essa reprogramação sempre que passarem por uma concessionária da marca, sem custo. Vale atentar aos números de série no início da matéria.

  • Não se trata de um recall normal, ou seja, protocolado junto aos órgãos governamentais e divulgados em veículos de massa. Isso sinaliza que, para a GM, a falha não afeta a segurança dos ocupantes e de terceiros.

    Travamento da direção
    Reprodução/Chevrolet

    Também por isso, cabe aos concessionários entrar em contato com os proprietários dos carros envolvidos para realizar a reprogramação. O mesmo aconteceu, por exemplo, quando houve casos de incêndio do Onix Plus há pouco mais de um ano.

    Há um roteiro a ser seguido pelos concessionários:

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    Meu nome é […………] e sou funcionário da Concessionária Chevrolet […………].

    Estamos entrando em contato com o senhor para convidá-lo a comparecer em nossa concessionaria para que seja realizada a programação e configuração do módulo de controle da direção assistida (EPS) do seu veículo.

    O serviço é necessário, pois alguns veículos podem apresentar uma deficiência no software do modulo de controle da direção assistida (EPS), que pode gerar eventualmente sua reinicialização.

    Visando sua satisfação e o perfeito funcionamento do seu veículo, solicitamos o agendamento em data e horário de sua melhor conveniência.

    Esse serviço será inteiramente gratuito.

    Solução funciona, mas não sempre

    Desde o início de agosto QUATRO RODAS recebeu o contato de mais de 30 proprietários de Onix e Tracker relatando o problema na direção – e outros 30 para barulhos no turbo. Questionada sobre isso, a General Motors solicitou nomes dos proprietários e chassis dos respectivos carros. 16 concordaram em compartilhar e seus dados foram encaminhados à fabricante no início do mês, mas ainda não tivemos resposta.

    Por outro lado, outros três proprietários relataram que seus carros passaram pela reprogramação antes da distribuição deste boletim e o problema foi resolvido. O mesmo se deu com nosso Onix Plus do teste de Longa Duração, mas houve outras ocorrências das quais trataremos em outra oportunidade.

    onix

    Contudo, para o leitor Rafael Diego Izac Ferreira, de Campinas (SP), dono de um Onix LT aspirado, ainda não houve solução. Seu carro apresentou o primeiro travamento em rodovia, a 120 km/h.

    “Depois que o carro travou o volante eu entrei em contato com o Road Service da Chevrolet e eles mandaram um guincho para recolher o carro. O carro ficou 6 dias na concessionária e para fazer a atualização, sem trocar nenhuma peça. Retirei no dia 9/12 e 6h depois o carro voltou a travar o volante do mesmo jeito, mas a 65 km/h. Repeti o processo ligando novamente no Road Service, rebocaram novamente e o carro está lá na concessionária parado até agora”, conta Rafael, que está com carro reserva fornecido pela concessionária.

  • Ele conta como é estar ao volante do carro na hora que a direção para de responder: “Nunca senti uma sensação de morte tão próxima. Isso na primeira e na segunda vez. Você perde o controle do carro e ele vira uma bala perdida sem ter o que fazer. No meu caso o pedal de freio ficou borrachudo, então imagina um carro com a direção travada e sem freio em, isso a 120 ou 65 km/h”, relata.

    Procurada para comentar sobre esse recall branco, a General Motors não respondeu até a publicação dessa reportagem.

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    Capa 739

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