Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Carros mais antigos à venda no Brasil sairão de linha até 2022

Novas regras de emissões e ruídos fechará o cerco a carros que não são atualizados há muitos anos

Por Henrique Rodriguez Atualizado em 28 Maio 2021, 22h33 - Publicado em 29 Maio 2021, 07h29
carros saindo de linha
arte/Quatro Rodas

As regras de emissões e ruído Proconve PL 7, que passam a valer para todos os automóveis novos a partir de 1° de janeiro 2022, podem ter o mesmo efeito na oferta de carros novos que a obrigatoriedade de airbags e freios ABS nos carros produzidos a partir de 2014. 

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90. 

As novas normas vão forçar os carros com projetos mais antigos à venda hoje no Brasil a sair de linha antes que o ano acabe. A idade média do projetos dos carros vendidos a partir de 2022 vai reduzir drasticamente.

O mais difícil será cumprir com as novas exigências de controle das emissões evaporativas, o que exige um cânister de maior volume e uma medição diferente. O limite será de 0,5 g/dia em testes de 48 horas. Alguns carros não cumprem essas exigências e a atualização de seus sistemas pode não ser interessante. 

Fiat Doblò terá ISOFIX e Top Tether para continuar em linha pelo menos até 2021

De acordo com o jornalista Fernando Calmon, os Fiat Doblò (lançado no Brasil em 2002), Uno (2010) e Grand Siena (2012), projetos mais antigos da fabricante italiana, terão sua produção interrompida em 31 de dezembro. A oferta dos três seguiria por mais alguns meses, enquanto houver estoque.

Continua após a publicidade
  • Fiat Uno Attractive 1.0 e Way 1.3
    Fiat Uno Divulgação/Fiat

    A Fiat, inclusive, já havia sugerido a possibilidade do Uno deixar de ser fabricado no Brasil ou até seguir em produção, mas apenas para ser exportado a países vizinhos como acontece hoje com o Toyota Etios. Seria uma forma de nos preparar para a despedida de um carro tão marcante.

    vw-fox-2022
    Volkswagen Fox Connect Divulgação/Volkswagen

    A Volkswagen, que acaba de tirar de linha o Up!, fará o mesmo com o Fox. O hatch compacto, hoje campeão no custo-benefício, até já é vendido como linha 2022. Contudo, seria apenas uma estratégia para que o estoque formado antes que o ano acabe dure por alguns bons meses sem ficar mais datado do que um projeto lançado em 2003 poderia ser naturalmente.

    Hyundai tem leds nas luzes de posição e nos retrovisores
    ix35 é o mais vendido das três gerações do SUV Christian Castanho/Quatro Rodas

    Outro carro datado que também está nas últimas, de acordo com Calmon, é o Hyundai iX35, lançado no Brasil em 2010. Ele já foi o carro da moda, mas você certamente não lembrava que ele ainda está em produção.

    Peugeot-Partner

    Outros três carros mais antiguinhos já saíram de linha em 2021. É o caso da Chevrolet Montana (2011), do Citroën C3 (2012) e do Citroën Aircross (2010). Nessa toada, o carro com projeto mais velho vendido no Brasil poderia passar a ser o Peugeot Partner, lançado no século passado, em 1999. Isso se ele também não sair de linha.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    Capa Maio 2021

    Continua após a publicidade
    Publicidade