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Testamos o único Fiat Grand Siena que permite kit GNV sem perder garantia

Com kit de preparação oficial de fábrica, Fiat Grand Siena 1.4 dribla o fim da versão Tetrafuel para rodar no gás. Mas como fica o desempenho?

Henrique RodriguezPor Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 22 Maio 2020, 12h42 - Publicado em 20 Maio 2020, 07h00
Grade preta surgiu na linha 2020. Quer faróis de neblina? Nem opcionais são (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O gás natural veicular (GNV) andava um pouco esquecido, mas a Fiat quer voltar a explorá-lo como argumento de venda no Grand Siena. Não, a versão Tetrafuel (lançada em 2007 no antigo Siena e fora de linha desde 2016) não está de volta.

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Mas algumas peças do motor 1.4 preparado para usar GNV, gasolina com mistura de etanol, gasolina pura e etanol podem equipar a versão 1.4 Attractive para facilitar uma futura instalação de um kit para GNV.

O botão de abertura do porta-malas, antes no logotipo, não existe mais (Fernando Pires/Quatro Rodas)

É uma estratégia diferente do que já se viu. O Astra Sedan Multipower, lançado em 2002, e o Siena Tetrafuel saíam de fábrica com kit GNV instalado ainda na linha de produção (com direito a indicadores do gás integrados ao computador de bordo, no caso do Fiat).

Volkswagen Santana e Kombi tiveram opção de receber gás natural ainda na concessionária, sem comprometer a garantia, a partir de 2003. Já a Ford Ranger 2.3 ficou liberada para ter o kit instalado em oficinas credenciadas em 2006.

Interior é o mesmo de 2012 e até o descanço de pé
é item opcional (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Qualquer Grand Siena pode receber um kit GNV, mas, para não perder a garantia (de um ano para o carro e 3 anos para motor e câmbio), só se for da versão Attractive 1.4, de R$ 53.990, e tiver a predisposição para GNV, que custa R$ 690, e inclui componentes preparados para lidar melhor com as características do gás. Não é caro e evita custo extra em regiões sem postos de gás.

Além disso, a instalação precisa ser feita em uma empresa homologada pelo Inmetro e o kit usado, um de quinta geração, o mais moderno para carros com injeção multiponto.

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Tem injetores independentes para cada um dos cilindros em vez de mangueira ligada aos dutos de admissão, como nos kits de terceira geração, e sistema de gerenciamento eletrônico capaz de corrigir seus parâmetros automaticamente, evitando as constantes regulagens manuais.

Posição de dirigir é elevada e banco carece de apoio lombar (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Além disso, a partida é sempre feita com o combustível líquido que estiver no tanque. O custo do kit fica ao redor dos R$ 4.500, mas a Fiat estima que quem roda mais de 3.000 km por mês consegue recuperar a diferença em menos de um ano.

O espaço para pernas e cabeça atrás é bom (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A predisposição inclui o mesmo cabeçote da versão Tetrafuel, com com válvulas e sede de válvulas feitos de material mais resistente e com ângulos otimizados, e o coletor de admissão com paredes reforçadas e já com as pré-furações para a instalação dos bicos injetores de gás na posição ideal e sem risco de quebra.

O carro também acompanha um guia de instalação para a convertedora, com procedimento para a desmontagem dos componentes necessários para o serviço e recomendações para a colocação das peças do kit.

Os cilindros somam 15 m³ de capacidade (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A unidade testada recebeu dois cilindros assimétricos, com capacidade total de 15 m³ (2 m³ a mais que o Tetrafuel), mas o porta-malas com capacidade original de 520 litros ainda preserva espaço maior que o de um hatch compacto, por exemplo.

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Se a versão com GNV de fábrica gerenciava sozinha qual combustível usar, dependendo de como o motor era exigido, no Grand Siena convertido o motorista precisará agir caso demande mais força: neste carro a chave comutadora fica à frente do porta-copos. A transição entre combustíveis é suave e por vezes necessária.

Válvula de abastecimento é instalada em área livre do motor (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Mesmo que a diferença entre as medições de desempenho com gasolina e GNV seja pequena (veja quadro abaixo), o Grand Siena é naturalmente lento.

Mas a principal qualidade do 1.4 8V de até 88 cv e 12,4 kgfm, que é o torque em baixas rotações com gasolina, some com o GNV.

A perda de desempenho inerente ao combustível gasoso o deixa com o pique da versão 1.0 (que custa R$ 48.990).

Por sinal, a versão Tetrafuel tinha 75 cv e 10,7 kgfm usando GNV, mesma potência do 1.0 8V, que tem 9,9 kgfm. Mas quem vai correr no trânsito?

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Comutador ainda tem luz que indica pane no sistema de GNV (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Posicionado abaixo do Cronos, o Fiat Grand Siena tem visual antigo (ganhou apenas nova grade e logotipos na linha 2020), acabamento mais simples e só o trivial de série: ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros, direção hidráulica, computador de bordo e rodas de aço aro 15 (as rodas de liga leve custam R$ 1.290).

Na transição entre combustível líquido e gasoso todos os leds piscam (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A Fiat aposta na mecânica barata e na possibilidade de manter a garantia usando GNV para conquistar quem roda muito. Mas quem roda muito também precisa de conforto e boa parte dele está na lista de opcionais.

Ajuste de altura da direção, retrovisores elétricos e na cor do veículo, banco do motorista com ajuste de altura somam R$ 2.000. Já o volante de couro com comandos do som, o rádio com CD e Bluetooth, e os sensores de estacionamento traseiro custam mais R$ 2.300.

Haja gás natural para compensar a instalação do kit e tantos opcionais que deveriam ser de série.

Teste com gasolina

Teste com GNV

Aceleração
0 a 100 km/h: 15,8 s
0 a 1.000 m:
36,8 s – 141 km/h
Velocidade máxima
n/d
Retomada
3ª 40 a 80 km/h: 9,7 s
4ª 60 a 100 km/h: 15,2 s
5ª 80 a 120 km/h: 22,9 s
Frenagens
60/80/120 km/h – 0 m: 15,8/28,1/66,1 m
Consumo
Urbano: 12,5 km/l
Rodoviário: 16,2 km/l
Aceleração
0 a 100 km/h: 16,5 s
0 a 1.000 m:
37,3 s – 141 km/h
Velocidade máxima
n/d
Retomada
3ª 40 a 80 km/h: 9,8 s
4ª 60 a 100 km/h: 15,3 s
5ª 80 a 120 km/h: 23,1 s

Ficha técnica – Fiat Grand Siena 1.4 Attractive

  • Preço: R$ 59.580 + R$ 4.500 (kit GNV)
  • Motor: flex, dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 1.368 cm³; 8V, 72 x 84 mm, 12,35:1, 88/85 cv a 5.750 rpm, 12,5/12,4 kgfm a 3.500 rpm
  • Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
  • Suspensão: McPherson (dianteiro), eixo de torção (traseiro)
  • Freios: disco ventilado (dianteiro), tambor (traseiro)
  • Direção: hidráulica, 10,2 (diam. de giro)
  • Rodas e pneus: liga leve, 185/60 R15
  • Dimensões: comprimento, 429 cm; largura, 170 cm; altura, 150,6 cm; entre-eixos, 251,1 cm; peso, 1.094 kg; tanque, 48 l; porta–malas, 520 l (sem GNV)

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