Este é o visual do Jeep Renegade T270 2022, com motor 1.3 turbo
Quase completando sete anos à venda no Brasil, o Jeep Renegade se prepara para ganhar mais desempenho e capacidade off-road
O vazamento de um vídeo publicitário acabou com o segredo por trás do visual do Jeep Renegade 2022 (sim, mesmo que alguns carros já sejam 2023), que será lançado até fevereiro.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
A fabricante já não escondia que o SUV compacto passará a ser equipado apenas com o motor T270, o 1.3 tuboflex de 180/185 cv e 27,5 kgfm, que já equipa o Compass e a Fiat Toro. Ou seja, garantiram a morte das versões com motor 1.8 E.torQ e com o 2.0 Multijet, mas não deu maiores detalhes da segunda atualização visual do modelo nestes quase sete anos à venda no Brasil.
Clique aqui para entender o motivo do Jeep Renegade a diesel estar saindo de linha no Brasil.
Um vídeo publicitário divulgado pelo perfil @mundodrive pôs fim a esse segredo. Mas a Jeep rapidamente agiu para divulgar imagens com mais definição, que permitem notar as novidades na dianteira e na traseira. E ainda deixa registrado o retorno da cor laranja que esteve disponível no lançamento do Renegade, lá em 2015.
Na frente, destaque para uma versão mais estreita da grade com as tradicionais sete barras. Agora as barras são menores que os faróis, que aparentam ser de leds e com nova disposição dos elementos internos. Isso porque as luzes de seta e a luzes de rodagem diurna saíram do para-choque e agora passam a estar integradas aos faróis.
Com o isso, o para-choque dianteiro também mudou. Há um nicho melhor definido para os faróis de neblina, também de leds, enquanto a seção que simula um para-choque de impulsão está melhor definida e tem peças vermelhas na versão Trailhawk. Esta mudança não altera o ângulo de ataque, mantido em 30°.
A imagem da traseira revela um novo conjunto de lanternas de leds, que destaca a parte central em “X”. O para-choque também está diferente, com uma placa cinza na região central e um gancho de amarração vermelho. Ele mudou o suficiente para ter prejudicado o ângulo de saída do SUV.
Por dentro, além da central multimídia atualizada, o Renegade recebe o mesmo volante dos Compass e Commander e o quadro de instrumentos digital da Fiat Toro.
Melhor no fora de estrada
O carro das fotos é o tradicional Renegade Trailhawk, que tem a tração 4×4 permanente confirmada em parceria com o câmbio automático de nove marchas, ambos herdados das versões 2.0 turbodiesel. Mas as versões com tração 4×2 também serão equipadas com o motor 1.3 turbo flex, identificado como T270.
Esse motor com até 185 cv promete acabar com a má fama do Renegade no que diz respeito a desempenho. Mas a Jeep também entrou em ação para que seu menor SUV deixe de temer as rampas de garagem.
O chamado Jeep Traction Control +, já presente no Compass e no Commander, e semelhante ao TC+ dos Fiat, melhora o comportamento do controle de tração em pisos de baixa aderência. Ao apertar a tecla ASR OFF, o sistema aplica torque de frenagem na roda que está escorregando e transfere, pelo diferencial, o torque para outra roda que esteja em contato com o piso. As rampas de shopping na diagonal não perdem por esperar.
Mas alguns números importantes no off-road teriam piorado. Embora o ângulo de ataque ainda seja de 30°, o de saída foi reduzido de 35 para 32° e o ângulo ventral, de 23 para 22°. Já a altura livre do solo baixou dos 22,4 para 21,6 cm.
Desempenho muito melhor
O Renegade 1.8 flex deixava a desejar, mas o 2.0 diesel andava bem. Com o novo motor 1.3 GSE turbo flex, porém, o Jeep Renegada está ainda mais rápido.
No caso do Renegade Trailhawk 4×4 T270, a Jeep promete um zero a 100 km/h em 9,9 segundos quando com gasolina e 9,7 s quando com álcool. Para efeito de comparação, o 2.0 diesel cumpria o mesmo em 9,9 s, nos números da fabricante, com máxima de 190 km/k.
O 1.8 precisava de otimistas 11,1 s com etanol e não passava dos 182 km/h. O Renegade 1.3 chega aos 202 km/h quando com etanol. A redução do peso na comparação com o antigo Trailhawk diesel é de 31 kg, de 1.674 kg para 1.643 kg.