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Jeep Compass 1.3 turbo 2022 surpreende no primeiro teste na pista

Renovado no estilo, no conteúdo e na motorização, o SUV com novo motor 1.3 turbo flex superou com folga seu antecessor

Por Paulo Campo Grande
Atualizado em 17 Maio 2021, 10h00 - Publicado em 28 abr 2021, 10h00
Jeep Compass
As mudanças foram discretas por fora, mas profundas por dentro (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Finalmente, o Compass 2022 deu o ar da graça e, já no primeiro contato, não perdemos tempo e apresentamos aqui o primeiro teste do carro na pista.

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No video mostrado aqui, apresentamos a linha completa em detalhes mais os números do teste feito com a nova versão S, que é a mais completa entre as equipadas com o novo motor T270 Turbo Flex.

Essa versão S era a única que a fábrica, que já comercializa o modelo em campanha de pré-venda (a entrega começa em maio), ainda guardava em segredo.

Jeep Compass
As lanternas traseiras ganharam novo leiaute interno (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O Jeep Compass terá 5 versões com motor Flex: Sport, Longitude, 80 Anos, Limited e S. E 4 versões Diesel: Longitude, 80 Anos, Limited e Trailhawk. Sempre da mais simples a mais completa. Com preços entre R$ 139.990 e R$ 216.990. Você confere todos os detalhes das demais clicando aqui.

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Jeep Compass
O novo painel segue a tendência com um conjunto horizontal (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O Compass S mostrado aqui e no vídeo, custa R$ 187.990 (R$ 194.244 para São Paulo). S, segundo a Stellantis, não tem um significado especial. Pode vir de Sport (que é o nome da versão de entrada), Sofisticação…

Engraçado porque o S, da Classe S, da Mercedes também não tem um significado declarado, pela Daimler. De acordo com os alemães, o S deles viria de Superior, Special…

Jeep Compass
Nova versão S é a mais completa da linha, entre os modelos equipados com motor flex (Fernando Pires/Quatro Rodas)

De volta ao Compass, a versão S é a mais completa até mesmo que a exclusiva Trailhawk diesel, sob alguns aspectos.

A S, por exemplo, é a única versão a trazer de série os dispositivos de assistência ao motorista, ADAS (de Advanced Driver Assistance Systems), oferecidos como opcionais nas versões Limited e Trailhawk.

Jeep Compass
Painel digital com tela de 10,25″, pode ser configurado pelo motorista (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Esses dispositivos são: leitor de placas, sensor de pontos cegos, detector de pedestres com frenagem de emergência automática, sensor de fadiga e detector de mudança involuntária de faixa.

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Outra novidade, não tão exclusiva assim, porque está disponível como série nas versões Limited, S e Trailhawk é o painel de instrumentos digital, com tela de 10,25”, configurável.

Central multimídia
Central multimídia traz recurso de navegação embarcada, com informações do trânsito (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A central multimídia também muda de tamanho conforme a versão. Na Sport, ela tem 8,4 polegadas e nas demais tem 10,1 polegadas, com variação dos recursos disponíveis de acordo com a versão.

No Compass S tem tudo. Até o aplicativo que conecta o carro ao seu celular com recursos como localização do veículo no estacionamento, partida remota e serviços de informações para o motorista poder localizar pontos de interesse em seu destino.

Ela tem compatibilidade com os sistemas Apple Carplay e Android Auto sem fio, e um carregador de celular wireless.

O título de principal estreia, porém, pode ser dado ao motor 270 Turbo Flex, um 1.3 16V inteiramente novo. É o mesmo da nova Fiat Toro 2022, que rende 185/180 cv de potência e 27,5 kgfm de torque.

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Jeep Compass
Na pista de testes, o Compass acelerou de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Entre as principais características se destacam: bloco alumínio (reduz peso), turbo de baixa inércia (diminui o turbo lag), intercooler (permite a adimissão de uma massa de ar maior), injeção direta de combustível (maior controle da queima) e comando de válvulas variável (maior controle de admissão e escape).

Na pista de testes, o novo motor demonstrou valentia, em nosso teste é feito com gasolina.

Jeep Compass
Motor T270 flex gera 185/180 cv de potência e 27,5 kgfm de torque (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Com ele, o Compass acelerou de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos, e conseguiu boas marcas de consumo, com as médias de 9,3 km/l, no ciclo urbano, e 13 km/l, no rodoviário.

O novo Compass superou bem seu antecessor que, equipado com o antigo motor 2.0 Tigershark de 166 cv, fez o tempo de 12,7 segundos, nas provas de aceleração, e as médias de 8,4 km/l, na cidade, e 12,8 km/l, na estrada, no consumo.  

O motor a diesel, que ainda não foi testado, é o mesmo 2.0 que já equipava o Compass. Mas agora ele tem um sistema para aplicação de Arla 32, uma solução química, feita a base de uréia, que é adicionada ao redutor catalítico para reduzir as emissões de poluentes.

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Teste – Jeep Compass S T270 (com gasolina)

  • Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,3 s
  • Aceleração de 0 a 1.000 m: 31,7 s – 165,1 km/h
  • Retomada de 40 a 80 km/h: 4,5 s (em D)
  • Retomada de 60 a 100 km/h: 5,7 s (em D)
  • Retomada de 80 a 120 km/h: 7,2 s (em D)
  • Frenagens de 60/80/120 km/h a 0: 14,8/26,9/61,3 m
  • Consumo urbano: 9,3 km/l
  • Consumo rodoviário: 13 km/l

Ficha técnica – Jeep Compass S T270 (1.3 turbo)

  • Motor: diant., transv., 4 cil., 1.3 cm3; 16V, 185/180 cv a 5.750 rpm, 27,5kgfm a 1.750 rpm
  • Câmbio: automático, 6 marchas, dianteira
  • Suspensão: McPherson (diant. e tras)
  • Freios: discos ventilados (diant.)/sólidos (tras.)
  • Direção: elétrica, 11,3 m (diâmetro de giro)
  • Rodas e pneus: liga leve, 235/45 R19
  • Dimensões: comprimento, 441,6 cm; altura, 164,4 cm; largura, 182 cm; entre-eixos, 263,6 cm; porta-malas, 410 l; tanque, 60 l

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Capa Quatro Rodas Abril
(Arte/Quatro Rodas)
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