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Jeep Compass 1.3 turbo 2022 surpreende no primeiro teste na pista

Renovado no estilo, no conteúdo e na motorização, o SUV com novo motor 1.3 turbo flex superou com folga seu antecessor

Por Paulo Campo Grande 28 abr 2021, 10h00
Jeep Compass
As mudanças foram discretas por fora, mas profundas por dentro Fernando Pires/Quatro Rodas

Finalmente, o Compass 2022 deu o ar da graça e, já no primeiro contato, não perdemos tempo e apresentamos aqui o primeiro teste do carro na pista.

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No video mostrado aqui, apresentamos a linha completa em detalhes mais os números do teste feito com a nova versão S, que é a mais completa entre as equipadas com o novo motor T270 Turbo Flex.

Essa versão S era a única que a fábrica, que já comercializa o modelo em campanha de pré-venda (a entrega começa em maio), ainda guardava em segredo.

Jeep Compass
As lanternas traseiras ganharam novo leiaute interno Fernando Pires/Quatro Rodas

O Jeep Compass terá 5 versões com motor Flex: Sport, Longitude, 80 Anos, Limited e S. E 4 versões Diesel: Longitude, 80 Anos, Limited e Trailhawk. Sempre da mais simples a mais completa. Com preços entre R$ 139.990 e R$ 216.990. Você confere todos os detalhes das demais clicando aqui.

  • Jeep Compass
    O novo painel segue a tendência com um conjunto horizontal Fernando Pires/Quatro Rodas

    O Compass S mostrado aqui e no vídeo, custa R$ 187.990 (R$ 194.244 para São Paulo). S, segundo a Stellantis, não tem um significado especial. Pode vir de Sport (que é o nome da versão de entrada), Sofisticação…

    Engraçado porque o S, da Classe S, da Mercedes também não tem um significado declarado, pela Daimler. De acordo com os alemães, o S deles viria de Superior, Special…

    Jeep Compass
    Nova versão S é a mais completa da linha, entre os modelos equipados com motor flex Fernando Pires/Quatro Rodas

    De volta ao Compass, a versão S é a mais completa até mesmo que a exclusiva Trailhawk diesel, sob alguns aspectos.

    A S, por exemplo, é a única versão a trazer de série os dispositivos de assistência ao motorista, ADAS (de Advanced Driver Assistance Systems), oferecidos como opcionais nas versões Limited e Trailhawk.

    Jeep Compass
    Painel digital com tela de 10,25″, pode ser configurado pelo motorista Fernando Pires/Quatro Rodas

    Esses dispositivos são: leitor de placas, sensor de pontos cegos, detector de pedestres com frenagem de emergência automática, sensor de fadiga e detector de mudança involuntária de faixa.

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    Outra novidade, não tão exclusiva assim, porque está disponível como série nas versões Limited, S e Trailhawk é o painel de instrumentos digital, com tela de 10,25”, configurável.

    Central multimídia
    Central multimídia traz recurso de navegação embarcada, com informações do trânsito Fernando Pires/Quatro Rodas

    A central multimídia também muda de tamanho conforme a versão. Na Sport, ela tem 8,4 polegadas e nas demais tem 10,1 polegadas, com variação dos recursos disponíveis de acordo com a versão.

    No Compass S tem tudo. Até o aplicativo que conecta o carro ao seu celular com recursos como localização do veículo no estacionamento, partida remota e serviços de informações para o motorista poder localizar pontos de interesse em seu destino.

  • Ela tem compatibilidade com os sistemas Apple Carplay e Android Auto sem fio, e um carregador de celular wireless.

    O título de principal estreia, porém, pode ser dado ao motor 270 Turbo Flex, um 1.3 16V inteiramente novo. É o mesmo da nova Fiat Toro 2022, que rende 185/180 cv de potência e 27,5 kgfm de torque.

    Jeep Compass
    Na pista de testes, o Compass acelerou de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos Fernando Pires/Quatro Rodas

    Entre as principais características se destacam: bloco alumínio (reduz peso), turbo de baixa inércia (diminui o turbo lag), intercooler (permite a adimissão de uma massa de ar maior), injeção direta de combustível (maior controle da queima) e comando de válvulas variável (maior controle de admissão e escape).

    Na pista de testes, o novo motor demonstrou valentia, em nosso teste é feito com gasolina.

    Jeep Compass
    Motor T270 flex gera 185/180 cv de potência e 27,5 kgfm de torque Fernando Pires/Quatro Rodas

    Com ele, o Compass acelerou de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos, e conseguiu boas marcas de consumo, com as médias de 9,3 km/l, no ciclo urbano, e 13 km/l, no rodoviário.

    O novo Compass superou bem seu antecessor que, equipado com o antigo motor 2.0 Tigershark de 166 cv, fez o tempo de 12,7 segundos, nas provas de aceleração, e as médias de 8,4 km/l, na cidade, e 12,8 km/l, na estrada, no consumo.  

    O motor a diesel, que ainda não foi testado, é o mesmo 2.0 que já equipava o Compass. Mas agora ele tem um sistema para aplicação de Arla 32, uma solução química, feita a base de uréia, que é adicionada ao redutor catalítico para reduzir as emissões de poluentes.

    Teste – Jeep Compass S T270 (com gasolina)

    • Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,3 s
    • Aceleração de 0 a 1.000 m: 31,7 s – 165,1 km/h
    • Retomada de 40 a 80 km/h: 4,5 s (em D)
    • Retomada de 60 a 100 km/h: 5,7 s (em D)
    • Retomada de 80 a 120 km/h: 7,2 s (em D)
    • Frenagens de 60/80/120 km/h a 0: 14,8/26,9/61,3 m
    • Consumo urbano: 9,3 km/l
    • Consumo rodoviário: 13 km/l

    Ficha técnica – Jeep Compass S T270 (1.3 turbo)

    • Motor: diant., transv., 4 cil., 1.3 cm3; 16V, 185/180 cv a 5.750 rpm, 27,5kgfm a 1.750 rpm
    • Câmbio: automático, 6 marchas, dianteira
    • Suspensão: McPherson (diant. e tras)
    • Freios: discos ventilados (diant.)/sólidos (tras.)
    • Direção: elétrica, 11,3 m (diâmetro de giro)
    • Rodas e pneus: liga leve, 235/45 R19
    • Dimensões: comprimento, 441,6 cm; altura, 164,4 cm; largura, 182 cm; entre-eixos, 263,6 cm; porta-malas, 410 l; tanque, 60 l

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    Capa Quatro Rodas Abril
    Arte/Quatro Rodas
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