Dizem que o ano só começa depois do Carnaval. Mas, pelo menos para a indústria automobilística, 2022 começou mais cedo e a prova é a quantidade de lançamentos prevista em nosso mercado. Apesar dos pesares – pandemia, escassez de componentes, dólar e inflação em alta –, não faltam razões para as fábricas seguirem em frente.
Em primeiro lugar, novidades são o melhor estímulo para o consumidor. Além disso, as empresas sentem que existe uma demanda reprimida pela falta de carros nas lojas. A prova é que nos últimos tempos todo lançamento logo se transforma em sucesso ainda na fase de pré-venda.
Os showrooms ficaram vazios tanto pelas dificuldades que há em se manter a produção como por força da legislação ambiental, que retirou dezenas de modelos de catálogo.
Com a entrada da nova fase P7 do Proconve, que restringe mais os níveis de emissões dos veículos, 30 carros saíram de linha em 2021. Outro aspecto é o fato de que, no mundo todo, a indústria passa por uma fase de renovação, o que acaba se refletindo por aqui.
A seguir, mostramos exemplares dos principais modelos que estão prestes a chegar nos próximos meses.
Hyundai HB20 2023
Lançada em 2019, a atual versão do Hyundai HB20 hatch e sedã vai receber um facelift típico de meio de ciclo de vida, com mudanças na dianteira e na traseira. No caso dele, porém, mais do que uma atualização estética, a mexida vai alterar os pontos mais polêmicos de seu design: a grade dianteira e as lanternas traseiras.
O compacto vai ficar com um visual alinhado com o i20 europeu, com faróis espichados e grade dividida. Atrás, terá lanternas inspiradas na nova geração do Tucson. Não haverá novidades mecânicas e na cabine, as alterações devem se resumir a itens como quadro de instrumentos digital e maior oferta de airbags e itens de segurança avançada.
ESTREIA: 1o semestre de 2022
PREÇO ESTIMADO: R$ 70.000 a R$ 100.000
OS RIVAIS: Chevrolet Onix, Fiat Argo
O QUE É LEGAL: Modelo vai perder o visual polêmico que ganhou na chegada da atual geração
Novo Citroën C3 2023
Conceitualmente, o novo Citroën C3 será bem diferente de seu antecessor. De hatch premium ele passa a ser um hatch de entrada com pegada de SUV, assim como o Renault Kwid.
Ele chega com nova plataforma CMP, a mesma do Peugeot 208. Parte do recém-criado Grupo Stellantis, a Citroën equipará o hatch tanto com o motor 1.6 16V de 118 cv do 208 quanto com o 1.0 6V aspirado do Argo, com 77 cv.
Ainda é possível que adote o 1.3 8V aspirado de 107 cv, com etanol. A estreia está prevista para abril.
ESTREIA: Abril de 2022
PREÇO ESTIMADO: R$ 62.000 a R$ 64.000
OS RIVAIS: Fiat Mobi, Renault Kwid
O QUE É LEGAL: O visual de crossover inspirado no irmão mais velho Citroën C4 Cactus
Nissan Frontier 2022
Se for olhar para a parte técnica, a Nissan Frontier é a picape média mais moderna à venda no Brasil. Mas com tantos anos de mercado sem grandes alterações ou qualquer novidade nos equipamentos, ela ficou para trás.
A picape reestilizada estreia entre abril e maio, e já entrou em produção na Argentina. A ideia é tirar o atraso da picape oferecendo faróis full-led, lanternas de led e piloto automático adaptativo. Outra boa novidade é a Frontier Pro 4X, com a proposta de aventureira e tecnológica, com direito a peças com acabamento preço e detalhes na cor vermelha. Inclusive, será a nova versão topo de linha.
Também são esperadas mudanças na mecânica, visando enquadrar a picape nas novas regras de emissões. Hoje, a versão mais potente do motor 2.3 biturbo a diesel tem 190 cv e 45,9 kgfm, e está combinado a um câmbio automático de sete marchas.
ESTREIA: Abril de 2022
PREÇO ESTIMADO: R$ 280.000 a R$ 370.000
OS RIVAIS: Ford Ranger, Toyota Hilux, Chevrolet S10
O QUE É LEGAL: Reestilização de meia-vida com nova gama de versões
Honda HR-V 2023
Esperado para o terceiro trimestre do ano, o Honda HR-V de segunda geração ganhou um estilo mais previsível, perdendo aquele visual rebuscado do antecessor. Mas ficou ligeiramente maior, conservando o bom espaço interno.
Essa melhoria deverá ser usada pela Honda para posicionar o HR-V no patamar dos SUVs compactos mais caros, flertando com SUVs médios como Toyota Corolla Cross e Jeep Compass.
Contudo, terá que fazer isso com o mesmo motor 1.5 aspirado com injeção direta de 126 cv, que acaba de estrear no City e substitui o motor 1.8 de 140 cv que equipa o HR-V desde 2015, ou com o conhecido motor 1.5 turbo, agora flex e com quase 180 cv. O sistema híbrido e:HEV, com dois motores elétricos, não estará disponível no Brasil.
ESTREIA: 3o trimestre de 2022
PREÇO ESTIMADO: R$ 130.000 a R$ 180.000
OS RIVAIS: Corolla Cross e VW T-Cross
O QUE É LEGAL: Além do visual, terá versões equipadas com motores térmicos e híbridos
Fiat Fastback
Diferentemente do conceito apresentado no Salão de São Paulo de 2018, o novo SUV cupê da Fiat não será derivado da picape Toro, mas do SUV compacto Pulse, que é bem menor.
O Fastback, o nome foi mantido, será de fato uma versão cupê do Pulse, mas com dianteira exclusiva na maioria das versões. Outras terão a mesma frente do Pulse Abarth. Além da plataforma, haverá compartilhamento de motores, transmissões, versões de acabamento e conteúdo.
A oferta completa ainda será conhecida. Mas o Fastback deverá ter um posicionamento superior ao do irmão Pulse, ao contrário do que ocorre com a dupla Volkswagem Nivus/T-Cross, na qual a cupê custa menos.
ESTREIA: 2o semestre de 2022
PREÇO ESTIMADO: R$ 130.000 a R$ 150.000
OS RIVAIS: Fiat Pulse, VW T-Cross
O QUE É LEGAL: Imagine um Pulse com equipamentos do Compass e porta-malas muito maior que o do Jeep
Caoa Chery Tiggo 8 Pro
Um dos poucos SUVs de 7 lugares, o Caoa Chery Tiggo 8 vem conquistando bons números de vendas. Mas a Caoa já trabalha para oferecer uma opção ainda mais completa, que será o Tiggo 8 Pro.
Além do visual com mudanças esperadas para uma reestilização, o Tiggo 8 Pro terá equipamentos mais avançados como assistente de permanência em faixa e piloto automático adaptativo, e ainda é cotado para introduzir a fabricante no mercado de híbridos.
Ao contrário do 1.6 TGDI que vem sendo testado no Brasil, o modelo híbrido oferece motor 1.5 TGDI a gasolina combinado a dois motores elétricos, um para cada eixo, garantindo tração integral. Combinando os motores, o modelo supera os 463 cv e 74,9 kgfm e vai de 0 a 100 km/h em menos de 5 s. O sete-lugares trará central multimídia integrada ao quadro de instrumentos.
ESTREIA: 2o semestre de 2022
PREÇO ESTIMADO: R$ 210.000 a R$ 250.000
OS RIVAIS: Jeep Commander
O QUE É LEGAL: Mais que uma reestilização, a versão Pro será oferecida como o carro mais tecnológico da Caoa Chery
Jeep Compass 4XE
O primeiros eletrificado da Jeep estreia em abril. Seu conjunto motriz é formado por um motor 1.3 a gasolina acoplado a um elétrico e mais um elétrico, no eixo traseiro.
A potência combinada é de 240 cv. O híbrido é fabricado na Itália, onde é oferecido nas versões Limited, S e Trailhawk, visualmente idênticas às convencionais.
Por fora, as diferenças ficam por conta dos emblemas da linha 4xe; por dentro, os recursos ligados à eletrificação, como as indicações de carga e reserva de energia (na central) e o seletor de modos de uso e frenagem regenerativa (no painel).
ESTREIA: Abril de 2022
PREÇO ESTIMADO: R$ 300.000 a R$ 350.000
OS RIVAIS: Toyota Corolla Cross, Mini Countryman S E
O QUE É LEGAL: Recursos de conectividade, que permitem monitorar a reserva de energia remotamente
Renault Kwid E-Tech
Com a promessa de ser o elétrico mais barato do Brasil (o posto hoje é do Jac e-JS1, que custa R$ 169.900), o Kwid E-Tech chegará importado da China e terá o mesmo visual do novo Kwid convencional mostrado nesta edição, mas terá motor exclusivo, mais potente.
Pudera: na China, o hatch é equipado com motor de 44 cv e 12,7 kgfm de torque, com baterias de íons de lítio com 27,4 kWh de capacidade, que lhe garantem autonomia de até 305 km, em ciclo urbano. A aceleração de 0 a 100 km/h é de longos 20 segundos.
ESTREIA: 2o semestre de 2022
PREÇO ESTIMADO: R$ 150.000 a R$ 160.000
OS RIVAIS: Jac e-JS1 e Jac e-JS1 EXT
O QUE É LEGAL: Uma opção para quem ingressa no segmento de elétricos de uso urbano
VW Polo e Virtus 2023
As primeiras reestilizações de hatch e sedã vão deixá-los diferentes entre si. Ambos ganharão nova dianteira e traseira, mas enquanto o Polo será inspirado no modelo europeu reestilizado recentemente, o Virtus seguirá as linhas do SUV cupê Nivus, com a grade dianteira maior e uma enorme tomada de ar inferior.
Internamente as novidades vão se resumir a detalhes e a equipamentos como o ACC. No caso do Polo, a versão Track (foto) será a de entrada, com visual mais simples e os motores 1.0 e 1.6 aspirados. As versões com motor 1.0 TSI terão faróis full-led e quadro de instrumentos digital de série.
ESTREIA: 1o semestre de 2022
PREÇO ESTIMADO: R$ 80.000 a R$ 130.000
OS RIVAIS: Honda City e Nissan Versa
O QUE É LEGAL: O design dos modelos vai receber apenas retoques, mas os deixarão bem diferentes das versões atuais
Chevrolet Montana 2024
Eis outro modelo que conserva só o nome do antecessor: a nova Montana deixa de ser uma picape compacta para se tornar intermediária, com mais estilo, conforto, tecnologia e capacidade de carga.
A Montana foi desenvolvida sobre a plataforma VSS-F, uma evolução da plataforma GEM, que serve de base para o SUV Tracker, mas deve herdar o mesmo conjunto mecânico do irmão, composto do motor 1.2 turbo de três cilindros e 133 cv e os câmbios automático ou manual de seis marchas. Seu lançamento só deve ocorrer no fim do ano, já como linha 2023.
ESTREIA: 1o trimestre de 2023; apresentação em 2022
PREÇO ESTIMADO: R$ 140.000 a R$ 200.000
OS RIVAIS: Fiat Toro, Ford Maverick
O QUE É LEGAL: Pacote de conectividade oferecido pela marca em outros segmentos
E TEM MAIS: para quem gosta de novidades, 2022 será um ano cheio
MARCA | LANÇAMENTOS |
Chevrolet | Bolt, Bolt EUV, Equinox |
Fiat | Argo e Cronos CVT, Cronos 1.0, Scudo |
Ford | Mustang Mach-E |
Honda | Civic (nova geração) |
Peugeot | Novo 2008, Landtrek (picape) |
Renault | Nova Oroch, Megane E-Tech |
VW | Novo Jetta, Nova Saveiro, Novo Tiguan |