Hyundai HB20 2023 terá motor 1.0 mais eficiente e traseira do novo Tucson
Será o quarto visual do compacto desde seu lançamento, há quase 10 anos; nova geração do Hyundai HB20 estreia em 2026
![Hyundai HB20 2023](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/02/Hyundai-HB20-2023-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
O Hyundai HB20 completa 10 anos de mercado em setembro, mas antes mesmo do seu aniversário ele estreará sua terceira atualização visual desde que fora lançado no Brasil. A intenção, desta vez, é agradar mais do que chocar.
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A fabricante sul-coreana considera que o HB20 está em sua segunda geração, definida pelo aumento de 3 cm no entre-eixos, para 2,53 m, ainda que as diferenças visuais não tenham sido tão notáveis. Passados quase três anos, está chegando a hora de sua reestilização de meia-vida.
Como todas as mudanças anteriores, o projeto é capitaneado pelo centro de design da Hyundai na Coreia do Sul. E, por mais que o carro renovado esteja em testes no Brasil há alguns meses, foi justamente da Coreia que chegaram flagras mais reveladores, até o momento, do Hyundai HB20 2023.
![Hyundai HB20 Diamond Plus 2020 HB20](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/09/dscf9430-e1599593761320.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Avistado em uma cegonha com outros carros e também no trânsito, em testes, com camuflagem mais leve, é possível perceber que a Hyundai continua empenhada em fazer com que o HB20 chame atenção nas ruas. Agora, porém, a coesão do design com outros modelos da Hyundai será mais clara. Ou quase isso.
Inspiração global
Acontece que a grade dianteira deixa de ser uma peça única, o que é uma tendência percebida do i20 ao Sonata, lá fora. É provável que seja uma demanda local ter uma peça dividida.
![Hyundai HB20 2023 (8) Hyundai HB20 2023](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/02/Hyundai-HB20-2023-8.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O capô mais curto abre espaço para uma grade superior, onde é posicionado o logo. Essa grade integra os faróis menos rebuscados, em forma de trapézio invertido e com leds diurnos na área superior (algo forte na identidade dos atuais Hyundai). Versões mais baratas terão projetores simples e os mais caros, projetores com bloco elíptico e leds.
As setas foram deslocadas para a grande tomada de ar inferior, como se fossem parte dos nichos. Não chega a ser a solução de camuflar os faróis na grade, como na picape Santa Cruz e no Tucson de nova geração, mas está no caminho. Os faróis de neblina ocupam nicho logo abaixo.
![Hyundai HB20 2023 (2) Hyundai HB20 2023](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/02/Hyundai-HB20-2023-2.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Na traseira, outra solução simplificada que, no fundo, remete ao Tucson. Barras de led (que chegam a invadir a tampa traseira) passam a fazer a vez de lanternas e de luz de freio. Há um prolongamento para baixo, nos para-lamas traseiros, que formam uma espécie de “dente” com efeitos em 3D.
O SUV médio, por sua vez, também tem um “dente” iluminado que invade a tampa, que é cortada de ponta a ponta por uma barra iluminada. Nosso hatch compacto, porém, se contenta com uma barra preta que emoldura o logo da Hyundai.
![Hyundai HB20 2023 (5) Hyundai HB20 2023](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/02/Hyundai-HB20-2023-5.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Luzes de seta, de ré e peças refletivas, por sua vez, foram deslocadas para o para-choque. Ocupam um prolongamento do nicho da placa, enquanto uma barra preta na base do para-choque terá a missão de dar a impressão de que o HB20 é mais largo do que seus 1,72 m sugerem.
As principais mudanças internas estarão ligadas a novos equipamentos. Quadro de instrumentos digital e ar-condicionado automático digital estarão disponíveis nas versões mais caras, além de assistência de permanência em faixa e um novo volante.
![Hyundai HB20 Diamond Plus 2020 hb20](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/09/dscf9850-e1576267804490.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Mais importante que tudo isso, porém, será a melhoria na estrutura do carro para melhorar seu desempenho nos testes do Latin NCAP. O HB20 zerou o teste em 2020 e ganhou controles de estabilidade e airbags laterais de série na linha 2022.
Motores 1.0 e nacionais
A Hyundai está construindo uma fábrica de motores anexa à fábrica de HB20 e Creta, em Piracicaba (SP). Já nos próximos meses a unidade passará a montar motores em CKD, com peças importadas da Coreia do Sul (de onde são importados prontos desde o início da operação, em 2012). Depois, passará a usinar componentes ali, usando blocos de fornecedor nacional.
![Hyundai HB20 2023 (3) Hyundai HB20 2023](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/02/Hyundai-HB20-2023-3.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A fabricante nem sequer anunciou o valor do investimento ou quais motores serão fabricados ali. O mais provável é a nacionalização dos motores 1.0 aspirado e 1.0 turbo com injeção direta, usados na grande maioria dos Creta e HB20 vendidos no Brasil.
O mais importante é que a Hyundai aproveitará a reestilização do HB20 e do sedã HB20S para, enfim, promover uma atualização no motor 1.0 12V Kappa aspirado, com 80/75 cv e 10,2/9,4 kgfm desde o lançamento do compacto – que, por sinal, está adequado ao Proconve L7.
![Hyundai HB20 2023 (4) Hyundai HB20 2023](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/02/Hyundai-HB20-2023-4.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Ele será transformado no motor 1.0 Smartstream, com uma atualização bem ao estilo daquela promovida no motor 2.0 aspirado do Creta: novo mapa de injeção, que passa a ter dois injetores para cada cilindro, alternador inteligente e otimização de componentes internos para redução de atrito, para render melhora de até 10% na eficiência.
O ganho de potência é pequeno: 1 cv e 0,3 kgfm na versão a gasolina, usada nos Hyundai Casper e Kia Picanto. Contudo, o motor fica mais elástico. A potência máxima passa dos 6.000 para os 6.200 rpm e o torque máximo aparece mais cedo, aos 3.750 rpm, ante os 4.200 rpm da versão atual. Isso pode mudar na versão flex, mas a tendência é que exista alguma melhora.
O motor 1.0 T-GDI, turbo com injeção direta, seguirá disponível nas versões mais caras. Ele entrega 120 cv e 17,5 kgfm, e seguirá combinado aos câmbios manual e automático de seis marchas.
Nova geração já está prevista
Com o HB20 2023 pronto, os trabalhos da Hyundai se voltam para o desenvolvimento da próxima geração do compacto. O lançamento será em 2026 e promete ser a maior evolução do modelo em toda a sua história, com direito a nova plataforma.
Por sinal, a estreia da terceira geração coincide com um plano de dobrar a capacidade produtiva da nova fábrica de motores. A intenção será dar mais autonomia ao Brasil na fabricação de motores de combustão interna – e, possivelmente, híbridos – enquanto a Coreia estará voltada aos carros elétricos.
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