Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Fiat anunciará retorno da Abarth ao Brasil com Pulse de 185 cv

Fiat Pulse Abarth será lançando no segundo semestre como o primeiro Abarth concebido e produzido no Brasil

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 13 mar 2022, 23h35 - Publicado em 9 mar 2022, 14h21

A Stellantis terá uma nova marca no Brasil e será a Abarth. A marca que surgiu como preparadora e foi comprada pela Fiat há mais de 50 anos, tornando-se sua preparadora. Agora, retornará após quase sete anos com seu primeiro esportivo concebido no Brasil, o Fiat Pulse Abarth.

Agora é oficial: Fiat Pulse Abarth de 185 cv é revelado e será prêmio do BBB 22

Na última semana, o COO da Stellantis na América do Sul, Antonio Filosa, antecipou a parte da imprensa que terão uma nova marca no Brasil, que começaria com a letra A, mas não seria a Alfa Romeo. A informação é do Autopapo

Não por acaso, a Stellantis já tem marcada para o final desta semana uma coletiva para fazer “um anúncio importante” para a Fiat. Não poderia ser mais oportuno, visto que o Pulse Abarth tem lançamento previsto para o segundo semestre, quando o SUV compacto completará um ano nas lojas.

Continua após a publicidade

Antecipado em primeira mão por QUATRO RODAS no final de setembro, o Fiat Pulse Abarth usará o motor 1.3 turboflex da família GSE que já equipa a Fiat Toro e os Jeep Compass e Renegade. 

Traseira do Pulse Abarth ainda poderá ganhar aerofólios inéditos, por exemplo (Reprodução Proibida)
Traseira do Pulse Abarth ainda poderá ganhar aerofólios inéditos, por exemplo (Renato Aspromonte/Quatro Rodas)

É um motor de 185 cv e 27,5 kgfm quando com etanol e que estará sempre combinado ao câmbio automático de seis marchas. Considerando que um Pulse Impetus 1.0 tem 1.237 kg, dá para esperar por um esportivo com relação peso/potência abaixo dos 7 kg/cv. Nada mal: o VW Polo GTS consegue 8,1 kg/cv. 

Dá para esperar por um preço próximo ao do Polo esportivo, que hoje custa R$ 140.430. 

Compartilhe essa matéria via:

Devido a limitações relativas à pressão do turbocompressor e à capacidade do câmbio automático de seis marchas, não espere por potência e torque extras no Pulse mais potente. Sua condução, entretanto, pouco terá a ver com os carros que compartilham desse motor. 

Fiat Toro Ranch 2022
Motor 1.3 GSE Turbo tem 185 cv e já equipa a Fiat Toro (Divulgação/Fiat)

O grande segredo do Pulse Abarth será a versatilidade do sistema MultiAir de comando de válvulas variável, que permite reconfigurar profundamente as respostas e até mesmo o ronco do motor só com programações eletrônicas. O mesmo vale para a direção elétrica, personalizável para oferecer respostas esportivas ao condutor.

Continua após a publicidade

Mais importante que isso, é que o Fiat Pulse Abarth será o primeiro carro a receber o brasão com escorpião fabricado e também concebido no Brasil. O Stilo Abarth, vendido entre 2002 e 2008, era fabricado no Brasil mas fora concebido na Itália. Já o Fiat 500 Abarth, vendido entre 2014 e 2015, tinha DNA italiano mas chegava importado do México.

interior fastback
Tanto o Pulse Abarth quanto o Fastback terão freio de estacionamento eletrônico em console exclusivo (FCA Fan Brazil/Instagram)

Também será o esportivo mais potente desde o Marea Turbo, com seu cinco-cilindros 2.0 turbo de 182 cv. Para destacar estes feitos, receberá modificações na suspensão, com amortecedores,  molas e barras estabilizadoras próprias, escape exclusivo e até conjunto de rodas exclusivos, que terão cinco furos.

Continua após a publicidade

Por dentro, não surpreenderia o uso de bancos esportivos, substituição do excesso de plástico duro que permeará as versões regulares. Ainda terá mais tecnologia, pois terá o mesmo console com freio de estacionamento eletrônico que equipará o SUV cupê Fastback.

Segundo Abarth nacional já está definido

Projeção do Fiat Fastback
Projeção do Fiat Fastback (Renato Aspromonte/Quatro Rodas)

Além do Pulse Abarth, a Fiat também prepara as versão esportiva para o Fiat Fastback – SUV cupê que chegará às lojas ainda em 2022. A ideia é aproveitar o apelo estético que a Stellantis vê como trunfo do novo carro.

Como no Pulse, o Fastback Abarth será o modelo mais caro da linha, neste caso logo acima do Fastback Imperius T270. Como o nome já sugere, ele usará o mesmo motor das versões mais caras do utilitário, o bem conhecido 1.3 turbo flex de 185 cv. Essa versão sem caráter esportivo está destinada a concorrer com o Volkswagen T-Cross Highline, com o motor 1.4 TSI de 150 cv.

Considerando o atual cenário, o Fiat Fastback enfrentaria um cruzamento de preços com o Jeep Renegade 1.3 Turbo, com versões entre os R$ 125.000 e R$ 160.000.

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

A edição 755 de QUATRO RODAS já está nas bancas!

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.