Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Segredo: Polo Track será o novo carro mais barato da Volkswagen

Volkswagen busca virar a página no Brasil com carros novos ou renovados, mas sempre baseados na plataforma MQB

Por Eduardo Passos
Atualizado em 6 dez 2022, 18h38 - Publicado em 13 dez 2021, 09h24

Para fãs de carros, como nós, é difícil não gostar da variedade de modelos, inclusive dentro de uma mesma marca. Esse privilégio, entretanto, está cada vez mais insustentável, e na Volkswagen a ordem da vez é unificar processos, economizar dinheiro e investir em famílias.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Uma delas é a elétrica ID., que logo terá o hatch e SUV ID.3 e ID.4, respectivamente, à venda no Brasil. A curto prazo, porém, a grande família da vez é mais simples, sendo baseada na plataforma MQB.

Graças à sua modularidade, a MQB permitirá uma grande renovação na linha mais barata da Volks. Dela sairão quatro modelos compactos até 2026, incluindo SUV, picape, hatch e sedã inéditos.

Eles substituirão clássicos como Gol e Voyage, que se tornaram inevitáveis vítimas da evolução tecnológica e estão cada vez mais ineficientes e inseguros para os padrões e as legislações atuais.

Polo Track 2023
Polo Track 2023 (Divulgação/Volkswagen)

O primeiro carro nascido a partir desta nova leva de investimentos será o inédito Polo Track, cujo lançamento era esperado ainda para 2021, mas ficou para 2023 – muito provavelmente graças à crise global de matérias-primas.

 

O Polo Track aproveitará sua adequação às normas de segurança brasileiras para substituir, quase de uma vez, Fox e Up! e será fabricado em Taubaté (SP). Ele não seguirá o estilo do Polo europeu, já reestilizado, mas o Track terá para-choques inéditos, linha de leds na grade frontal e, principalmente, preço “baixo”.

Continua após a publicidade
Polo Track
Apesar do nome, o novo carro não será um aventureiro (Divulgação/Quatro Rodas)

Entre aspas mesmo, pois a Volkswagen já assume a tendência global de encarecimento dos carros. “Deixaremos de vender carros para virarmos uma empresa de mobilidade”, já comunicou a montadora, dando dicas de que os próximos modelos serão pensados também para esquemas de assinatura e compartilhamento.

Apesar do nome, o Polo Track não tem nada de aventureiro ou esportivo, e a busca pelo preço baixo limitará à simplicidade seus adornos estéticos.

Continua após a publicidade

Ele terá o mesmo motor 1.0 de 84 cv da atual versão de entrada. Contudo, o antigo motor 1.0 TSI de 105 cv e 16,8 kgfm que era usado no Up TSI, com câmbio manual de cinco marchas, também é cogitado. O Polo está abandonando o motor 1.6 16V para sempre em busca de maior eficiência.

VW TAROK
Picape intermediária Tarok pode surgir da MQB (Divulgação/Quatro Rodas)

Só isso, entretanto, não fecha a conta, e o CEO da Volkswagen da América do Sul, Pablo Di Si, garante novidades profundas a ponto de considerarem o Polo Track um “carro novo”, fabricado com medidas inteligentes de contenção de custos.

O investimento dessa “nova Volkswagen”, como frisam os alemães, supera os R$ 7 bilhões e, obviamente, envolve outros segredos como a estreia de carros híbridos.

A princípio, espera-se eletrificação para modelos mais caros (como T-Cross e Taos), mas o Nivus e o futuro SUV caçula da montadora (ainda sem nome oficial, mas que pode ser batizado de Gol) no Brasil (também à base da MQB) são cogitados. O VW T-Cross 2023 será reestilizado e será lançado em janeiro.

O atraso do Polo Track em dois anos, porém, não interfere na programação do lançamento dos Polo 2023 e Virtus 2023 com reestilização e novos equipamentos de segurança e os novos logotipos da VW – com direito a novo volante. O lançamento será no quarto trimestre de 2022.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.