Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Hyundai Santa Cruz é lançada nos EUA mais cara que Ford Maverick

A picape da Hyundai tem versões mais potentes e maior capacidade de carga, enquanto a da Ford é melhor opção para o bolso do consumidor

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 16 jul 2021, 16h37 - Publicado em 16 jul 2021, 16h22
Santa cruz off road visão frontal
(Divulgação/Hyundai)

A Hyundai Santa Cruz estreará nos EUA com uma missão difícil, disputar com a Ford Maverick pelo mercado das picapes intermediárias. Ambas estão próximas de seu lançamento e entre vantagens e desvantagens, um fator pode ser determinante para conquistar o consumidor: o preço.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90.

Nesse quesito, a Santa Cruz já sai levando a pior. A Hyundai divulgou o valor de todas as versões do modelo, e logo na versão básica já há uma diferença de quase US$ 4.000, em relação à versão de entrada da Maverick. Enquanto a picape da Ford sairá inicialmente por U$ 21.490 (R$ 109.844), a estreante da Hyundai terá preço inicial de U$ 25.175 (R$ 128.679).

O valor mais alto da Santa Cruz pode colocá-la em desvantagem, visto que ela está mais próxima da faixa de preço de picapes maiores, como a Ford Ranger (U$ 26.265), Chevrolet Colorado (U$ 26.395) e GMC Canyon (U$26.595). Vale ressaltar que a Toyota Tacoma tem versão sem os bancos traseiros por U$ 25.630, e sua versão convencional (com os bancos no lugar) sai por U$ 27.680.

Santa Cruz visão traseira
Na largura, a Santa Cruz supera suas possíveis concorrentes no Brasil, Maverick e Toro, com 1.905 mm. Já seu comprimento de 4.971 mm a coloca entre as outras duas picapes, sendo superada pela picape da Ford. (Divulgação/Hyundai)

Para o consumidor que se importa mais com o bolso, o preço inicial não é o único fator que desfavorece a Santa Cruz. Por ter como padrão um trem de força híbrido, a Maverick se torna uma opção muito mais viável no quesito economia, entregando um consumo de 17 km/l na cidade e 14 km/l na estrada, segundo informou a Ford.

A Santa Cruz já teve seus números de consumo estimados pela EPA (Agência de Proteção Ambiental dos EUA). As versões com motor 2.5 e tração integral têm consumo de 8,92 km/l na cidade e 11 km/l na estrada. Já as versões equipadas com o motor 2.5 turbo, tem a mesma autonomia nas rodovias, mas são um pouco menos econômicas em perímetro urbano, fazendo 8,07 km/l.

Continua após a publicidade

Em compensação, o novo utilitário da Hyundai é mais forte. Sua capacidade de reboque começa como padrão em 1.587 kg, aumentando para até 2.267 kg nas versões mais caras. A Maverick fica para trás nesse quesito, podendo puxar apenas 907 kg, aumentando para até 1.814 kg com o pacote opcional 4K Tow.

Caçamba Hyundai Santa Cruz
A caçamba da Santa Cruz traz um compartimento na caçamba o que fornece à ela mais espaço para organizar as cargas que vão na caçamba. (Divulgação/Hyundai)

Mais força, também representa maior carga útil. Enquanto a Maverick consegue carregar (somando passageiros e carregamento da caçamba) 680 kg, a Santa Cruz leva até 792 kg, sendo aproximadamente 300 kg no carreto.

Na potência, temos um empate técnico. As motorizações básicas das duas oferecem os mesmos 193 cv, porém o motor da Santa Cruz entrega 25 kgfm, contra 23,92 kgfm da combinação entre o 2.5 com 4 cilindros com motor elétrico da Maverick.

Continua após a publicidade
detalhe grade e farol Santa Cruz
(Divulgação/Hyundai)

Com sua mecânica mais potente (sem a plataforma híbrida, utilizando somente o motor Ecoboost 2.0 turbo), a Maverick chega aos 253 cv e 38 kgfm. Mesmo assim, não é páreo para os 284 cv e 43 kgfm da versão topo de linha da Hyundai.

Por hora, essa briga estará restrita aos EUA. Entretanto, se assim como a Maverick, a Santa Cruz também vier ao Brasil, ela terá que bater não só a picape da Ford como também a já consolidada em nosso mercado, Fiat Toro.

Modelo

Continua após a publicidade
Motor Transmissão Tração Preço Sugerido nos EUA Conversão com dólar a R$ 5,11

SE

Continua após a publicidade
2.5L 4 cilindros. 8 velocidades AT FWD US$ 25.175 R$ 128.644

SEL

2.5L 4 cilindros. 8 velocidades AT FWD US$ 28.375 R$ 146.835

SEL Activity

2.5L 4 cilindros. 8 velocidades AT FWD US$ 31.645 R$ 161.705

SE

2.5L 4 cilindros. 8 velocidades AT AWD US$ 26.675 R$ 136.309

SEL

2.5L 4 cilindros. 8 velocidades AT AWD US$ 29.875 R$ 152.661

SEL Activity

2.5L 4 cilindros. 8 velocidades AT AWD US$ 33,145 R$ 169.370

SEL Premium

2.5L Turbo 4 cilindros. 8 velocidades AT AWD US$ 36.865 R$ 188.380

Limited

Continua após a publicidade
2.5L Turbo 4 cilindros. 8 velocidades AT AWD US$ 40.905 R$ 209.024

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Edição de julho
(Quatro Rodas/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.