Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Hyundai Santa Cruz é lançada nos EUA mais cara que Ford Maverick

A picape da Hyundai tem versões mais potentes e maior capacidade de carga, enquanto a da Ford é melhor opção para o bolso do consumidor

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 16 jul 2021, 16h37 - Publicado em 16 jul 2021, 16h22
Santa cruz off road visão frontal
(Divulgação/Hyundai)

A Hyundai Santa Cruz estreará nos EUA com uma missão difícil, disputar com a Ford Maverick pelo mercado das picapes intermediárias. Ambas estão próximas de seu lançamento e entre vantagens e desvantagens, um fator pode ser determinante para conquistar o consumidor: o preço.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90.

Nesse quesito, a Santa Cruz já sai levando a pior. A Hyundai divulgou o valor de todas as versões do modelo, e logo na versão básica já há uma diferença de quase US$ 4.000, em relação à versão de entrada da Maverick. Enquanto a picape da Ford sairá inicialmente por U$ 21.490 (R$ 109.844), a estreante da Hyundai terá preço inicial de U$ 25.175 (R$ 128.679).

O valor mais alto da Santa Cruz pode colocá-la em desvantagem, visto que ela está mais próxima da faixa de preço de picapes maiores, como a Ford Ranger (U$ 26.265), Chevrolet Colorado (U$ 26.395) e GMC Canyon (U$26.595). Vale ressaltar que a Toyota Tacoma tem versão sem os bancos traseiros por U$ 25.630, e sua versão convencional (com os bancos no lugar) sai por U$ 27.680.

Santa Cruz visão traseira
Na largura, a Santa Cruz supera suas possíveis concorrentes no Brasil, Maverick e Toro, com 1.905 mm. Já seu comprimento de 4.971 mm a coloca entre as outras duas picapes, sendo superada pela picape da Ford. (Divulgação/Hyundai)

Para o consumidor que se importa mais com o bolso, o preço inicial não é o único fator que desfavorece a Santa Cruz. Por ter como padrão um trem de força híbrido, a Maverick se torna uma opção muito mais viável no quesito economia, entregando um consumo de 17 km/l na cidade e 14 km/l na estrada, segundo informou a Ford.

A Santa Cruz já teve seus números de consumo estimados pela EPA (Agência de Proteção Ambiental dos EUA). As versões com motor 2.5 e tração integral têm consumo de 8,92 km/l na cidade e 11 km/l na estrada. Já as versões equipadas com o motor 2.5 turbo, tem a mesma autonomia nas rodovias, mas são um pouco menos econômicas em perímetro urbano, fazendo 8,07 km/l.

Continua após a publicidade

Em compensação, o novo utilitário da Hyundai é mais forte. Sua capacidade de reboque começa como padrão em 1.587 kg, aumentando para até 2.267 kg nas versões mais caras. A Maverick fica para trás nesse quesito, podendo puxar apenas 907 kg, aumentando para até 1.814 kg com o pacote opcional 4K Tow.

Caçamba Hyundai Santa Cruz
A caçamba da Santa Cruz traz um compartimento na caçamba o que fornece à ela mais espaço para organizar as cargas que vão na caçamba. (Divulgação/Hyundai)

Mais força, também representa maior carga útil. Enquanto a Maverick consegue carregar (somando passageiros e carregamento da caçamba) 680 kg, a Santa Cruz leva até 792 kg, sendo aproximadamente 300 kg no carreto.

Na potência, temos um empate técnico. As motorizações básicas das duas oferecem os mesmos 193 cv, porém o motor da Santa Cruz entrega 25 kgfm, contra 23,92 kgfm da combinação entre o 2.5 com 4 cilindros com motor elétrico da Maverick.

Continua após a publicidade
detalhe grade e farol Santa Cruz
(Divulgação/Hyundai)

Com sua mecânica mais potente (sem a plataforma híbrida, utilizando somente o motor Ecoboost 2.0 turbo), a Maverick chega aos 253 cv e 38 kgfm. Mesmo assim, não é páreo para os 284 cv e 43 kgfm da versão topo de linha da Hyundai.

Por hora, essa briga estará restrita aos EUA. Entretanto, se assim como a Maverick, a Santa Cruz também vier ao Brasil, ela terá que bater não só a picape da Ford como também a já consolidada em nosso mercado, Fiat Toro.

Modelo

Continua após a publicidade
Motor Transmissão Tração Preço Sugerido nos EUA Conversão com dólar a R$ 5,11

SE

Continua após a publicidade
2.5L 4 cilindros. 8 velocidades AT FWD US$ 25.175 R$ 128.644

SEL

2.5L 4 cilindros. 8 velocidades AT FWD US$ 28.375 R$ 146.835

SEL Activity

2.5L 4 cilindros. 8 velocidades AT FWD US$ 31.645 R$ 161.705

SE

2.5L 4 cilindros. 8 velocidades AT AWD US$ 26.675 R$ 136.309

SEL

2.5L 4 cilindros. 8 velocidades AT AWD US$ 29.875 R$ 152.661

SEL Activity

2.5L 4 cilindros. 8 velocidades AT AWD US$ 33,145 R$ 169.370

SEL Premium

2.5L Turbo 4 cilindros. 8 velocidades AT AWD US$ 36.865 R$ 188.380

Limited

Continua após a publicidade
2.5L Turbo 4 cilindros. 8 velocidades AT AWD US$ 40.905 R$ 209.024

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Edição de julho
(Quatro Rodas/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Os automóveis estão mudando.
O tempo todo.

Acompanhe por QUATRO RODAS.

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.